Abstract:
RESUMO Este relatório de pesquisa apresenta um estudo quali-quantitativo, cujo tema relaciona-se à formação de professore(a)s e aos impactos no ensino de Filosofia no Ensino Médio numa escola privada em Teresina/PI, a partir do problema: quais os impactos da formação de professore(a)s de Filosofia na prática docente numa escola de Ensino Médio em Teresina/PI?
Com essa problematização, parte-se da tese: a formação do(a) professor(a) de Filosofia
influencia na sua prática docente e quanto mais investe nessa formação mais possibilidades
tem de impactar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral é analisar os impactos da formação de professore(a)s de Filosofia na prática docente no Ensino Médio numa escola privada em Teresina/PI, com aproximações aos conceitos e aos princípios da Teoria Quântica aplicada à Educação (Zohar, 1990). Os objetivos específicos são: i) analisar a formação inicial e continuada de professore(a)s de Filosofia do Ensino Médio; ii) refletir sobre a aproximação entre conceitos e princípios da Teoria Quântica e a prática docente de professore(a)s de Filosofia; iii) analisar a institucionalização da Filosofia como uma disciplina que contribui com a formação humana no Ensino Médio. A metodologia configura um estudo de caso, em que a escola pesquisada possui um Núcleo de Filosofia que atende às condições propostas por Yin (2003): contém um Núcleo com características diferenciais, tem 15 anos de atuação e participantes com elevado nível de formação que planeja e executa as atividades de Filosofia. Utiliza-se análise de conteúdo (Bardin, 2016) na construção dos dados, com 02 instrumentos de campo em 04 etapas: entrevista semiestruturada com coordenador; entrevista com professore(a)s de Filosofia; técnica de observação de aulas e de encontros do Núcleo. Optou se por investigar na rede privada, devido a intenção de contribuir através do estudo de um problema com incidência numa esfera distinta da pública. O critério de escolha do Ensino Médio deu-se pelo interesse do pesquisador de estudar esse nível (possui 25 anos de experiência docente). O(a)s participantes da pesquisa, foram escolhido(a)s por fazerem parte
do Núcleo e por aceitarem participar. O plano de análise se estruturou com as categorias:
formação de professore(a)s em Filosofia (Perencin, 2017; Queiroz, 2015; Nascimento, 2015; Carvalho, 2015; Gallo, 2011); ensino de Filosofia no Ensino Médio (Savian Filho, 2022; Lima, 2019; Kohan, 2019; Oliveira, 2018; Gatti, 2003); formação humana no Ensino Médio (Cristine, 2023; Chaui (2017); Ceppas, 2015; Gallo, 2014). Esta pesquisa fundamenta-se no campo teórico da Teoria Quântica aplicada à Educação (Secco, 2022; Goswami, 2021; Zohar, 1990). Confirmou-se a proposição de tese: a formação de professore(a)s impacta no ensino de Filosofia no Ensino Médio ao refletir a formação na prática docente, interferindo no aprendizado. Foram alcançadas as conclusões: a formação de professore(a)s em Filosofia contribuiu com o autoconhecimento e a expansão de conhecimentos do(a)s participantes refletindo na prática docente; identificou-se influências positivas e negativas do(a)s professore(a)s formadore(a)s na prática do(a)s participantes; percebeu-se alto grau de formação docente continuada.
Palavras-chave: Formação de professore(a)s de Filosofia. Filosofia no Ensino Médio.
Formação humana no Ensino Médio. Estudo de caso. Teoria Quântica aplicada à Educação.
ABSTRACT
This research report presents a qualitative-quantitative study, whose theme is related to the training of teachers and the impacts on the teaching of Philosophy in High School at privateschool, in Teresina/PI, from the problem: what are the impacts of training Philosophy teachers on their performance in a high school, in Teresina/PI? With this problematization, we start from the thesis: the training of Philosophy teachers influences their teaching practice and the more they invest in this training, the more possibilities they have of impacting the teaching and earning process in High School. The general objective is to analyze the impacts of the training of Philosophy teachers on their performance in High School in a private school in Teresina/PI, with approaches to the concepts and principles of Quantum Theory applied to Education (Zohar, 1990). The specific objectives are: i) analyzing the initial and continuing training of High School philosophy teachers; ii) reflect on the rapprochement between concepts and principles of Quantum Theory and the teaching practice of Philosophy teachers; iii) analyze the institutionalization of Philosophy as a discipline that contributes to human formation in High School. The methodology configures a case study, where teh school has a Philosophy Center
that meets the conditions proposed by Yin (2003): it has a Center with different characteristics, has been operating for 15 years and has participants with a high level of training who plan and execute Philosophy activities. Content analysis (Bardin, 2016) was used to construct the data, with 02 field instruments in 04 stages: semi-structured interview with coordinator; interview with Philosophy professors; technique for observing classes and meetings at the Center. We chose to investigate in the private education network, due to the intention of contributing through the study of a problem that affects a sphere other than the public. The criterion for choosing High School was based on the researcher's interest in studying this level (he has 25 years of teaching experience). The research participants were chosen for being part of the Center and for agreeing to participate. The analysis plan was structured with the categories: training of teachers in Philosophy (Perencin, 2017; Queiroz, 2015; Nascimento, 2015; Carvalho, 2015; Gallo, 2011); teaching Philosophy at High School (Savian Filho, 2022; Lima,
2019; Kohan, 2019; Oliveira, 2018; Gatti, 2003); human formation in High School (Cristine, 2023; Chaui (2017); Ceppas, 2015; Gallo, 2014). This research is based on the theoretical field of Quantum Theory applied to Education (Secco, 2022; Goswami, 2021; Zohar, 1990). The thesis proposition was confirmed: the training of teachers impacts the teaching of Philosophy in High School, as it reflects the training in Philosophy teaching practice interfering with learning. Conclusions reached related to: training of teachers in Philosophy contributed to self-knowledge and expansion of knowledge of participants reflecting on teaching practice; positive and negative influences of teacher trainers on the practice of participants were identified; a high level of demand in the school's methodology and evaluations was perceived, which may be related to considerable levels of stress and anxiety; there was a high level of continuing teacher training.
Key words: Training of teachers in Philosophy. Teaching Philosophy. Human formation in
High School. Case study. Quantum Theory applied to Education.