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UM EDUCADOR E SEU TEMPO: formação e ação educacional do Professor Felismino Freitas Weser (1910 a 1952)

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dc.contributor.author CARVALHO, Marta Susany Moura
dc.date.accessioned 2024-10-02T14:47:06Z
dc.date.available 2024-10-02T14:47:06Z
dc.date.issued 2024-10-02
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3660
dc.description Orientador: Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro. Examinador interno: Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti. Examinador interno: Jane Bezerra de Sousa. Examinador externo: Marcelo de Sousa Neto (UESPI). Examinador externo: António Gomes Alves Ferreira ( Universidade de Coimbra - Portugal). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho é resultante da pesquisa realizada com o objetivo de analisar a formação e atuação profissional do professor Felismino Freitas Weser, cuja ação educacional foi destaque em seu tempo, atuando em diferentes cargos da área educacional, tanto no magistério e direção de escolas, bem como em áreas importantes como inspetor técnico de ensino e diretor da instrução pública no estado do Piauí. Também foi jornalista e poeta, embora não tenha sido sua formação, encontram-se registros de produções suas em revistas e periódicos da sua época, sobretudo, em impressos pedagógicos. Destaca-se, portanto, como objeto de estudo dessa investigação de doutorado as ações educativas do professor Felismino Freitas que contribuíram para a educação piauiense de sua época, influenciando significativamente a formação de várias gerações de jovens estudantes no Piauí. O recorte temporal compreende os anos de 1910, ano de oficialização da Escola Normal de Teresina, a 1952, ano que marca o encerramento da trajetória profissional deste professor, como diretor do Ginásio Dr. Demóstenes Avelino. O estudo tem como base teórica a Nova História cultural, utilizando como referencial importantes estudiosos da área, tais como: Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Burke (1992; 2008), Chartier (2010), como também outros pesquisadores, que de maneira tangencial lançam luzes no trajeto deste percurso investigativo, entre eles citam-se os notáveis trabalhos de Ferro (1996; 2010), Ferreira (1999), Souza (2000), Monti (2014), Sousa (2020). Como metodologia investigativa, optou-se pelo embasamento teórico de autores tais como, Farge (2009) sobre a pesquisa documental, De Luca (2008), para a pesquisa hemerográfica e Dosse (2009), na pesquisa biográfica. As fontes utilizadas para pesquisa foram os documentos sobre a legislação educacional da época encontradas no Arquivo público da Casa Anísio Brito, bem como os periódicos e diários oficiais localizados nesse acervo e ainda no site da Biblioteca Nacional, tais como os jornais “O Popular” de 1929; “O Floriano” de 1931; “Gazeta do Piauí” do ano de 1942 e “O Piauhy”, 1949 e das revistas “Zodíaco” 1944 e 1945; “Voz do Estudante” de 1940,1941,1942 e da revista nacional Tico-Tico de 1935. Outras fontes foram agregadas à pesquisa, como a obra biográfica escrita por seus familiares e ainda os documentos sobre a sua formação na Escola Normal Oficial localizados no Arquivo do Instituto de Educação Antonino Freire. E para organização e interpretação dos dados pesquisados tomou se por base o paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Os resultados encontrados pela pesquisa confirmam a Tese de que o professor Felismino Freitas se destacou como um educador de relevo na educação piauiense de seu tempo, participando ativamente de ações que promoviam a melhoria da qualidade do ensino, nos trabalhos realizados nos diversos cargos por ele desenvolvidos. Palavras Chaves: Felismino Freitas Weser; história; memória; trajetórias docentes. ABSTRACT: This work is the result of research carried out with the objective of analyzing the training and professional performance of professor Felismino Freitas Weser, whose educational action was highlighted in his time, working in different positions in the educational area, both in teaching and school management, as well as in important areas such as technical teaching inspector and director of public instruction in the state of Piauí. He was also a journalist and poet, although it was not his training, records of his productions can be found in magazines and periodicals of his time, especially in educational publications. Therefore, the educational actions of Professor Felismino Freitas that contributed to Piauí education in his time, significantly influencing the training of several generations of young students in Piauí, stand out as the object of study of this doctoral investigation. The time frame covers the years 1910, the year in which the Escola Normal de Teresina became official, to 1952, the year that marks the end of this teacher's professional career, as director of the Dr. Demóstenes Avelino Gymnasium. The study has as its theoretical basis the New Cultural History, using as a reference important scholars in the area, such as: Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Burke (1992; 2008), Chartier (2010), as well as other researchers, which tangentially shed light on the path of this investigative path, among them are the notable works of Ferro (1996; 2010), Ferreira (1999), Souza (2000), Monti (2014), Sousa (2020). As an investigative methodology, we opted for the theoretical basis of authors such as Farge (2009) on documentary research, De Luca (2008), for hemerographic research and Dosse (2009), on biographical research. The sources used for research were documents on the educational legislation of the time found in the public archive of Casa Anísio Brito, as well as official periodicals and diaries located in this collection and also on the National Library website, such as the newspapers “O Popular” from 1929; “O Floriano” from 1931; “Gazeta do Piauí” from 1942 and “O Piauhy”, 1949 and the magazines “Zodático” 1944 and 1945; “Voz do Estudante” from 1940, 1941, 1942 and the national magazine Tico-Tico from 1935. Other sources were added to the research, such as the biographical work written by his family and also the documents about his training at the Escola Normal Oficial located in Archive of the Antonino Freire Education Institute. And for the organization and interpretation of the researched data, Ginzburg's (1989) evidentiary paradigm was used as a basis. The results found by the research confirm the thesis that Professor Felismino Freitas stood out as an outstanding educator in Piauí education in his time, fighting for the quality of teaching, in the work carried out in the various positions he developed. Keywords: Felismino Freitas Weser; history; memory; teaching trajectories. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES ) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Weser, Felismino Freitas 1895 -1994 pt_BR
dc.subject Educadores - Brasil pt_BR
dc.subject Trajetórias docentes pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Trajetórias docentes pt_BR
dc.title UM EDUCADOR E SEU TEMPO: formação e ação educacional do Professor Felismino Freitas Weser (1910 a 1952) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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