Abstract:
RESUMO
A tese investiga as relações entre arte, meio ambiente e educação
ambiental, buscando compreender como a arte pode ser utilizada para a
construção de uma consciência ambiental reflexiva, crítica e transformadora. A
relação entre arte e meio ambiente é complexa e multifacetada e a arte pode ser
utilizada na educação ambiental de diversas maneiras, dentro do seu próprio
currículo ou interdisciplinarmente. O objetivo geral da pesquisa é esclarecer
como o tema meio ambiente é trabalhado na disciplina de artes no ensino básico,
tendo como fundamento a BNCC e as legislações ambientais traçando conexões
com a formação dos alunos da Licenciatura em Artes Visuais da UFPI sobre o
tema meio ambiente, a aplicação do tema em um estudo de caso no Instituto
Educacional São João Bosco em Teresina-PI e análise dos livros didáticos
utilizados em escolas de Teresina-PI, buscando o esclarecimento das perguntas:
A obrigatoriedade de abordagem, pela BNCC permitiu a integração do tema meio
ambiente no ensino de Artes na Educação Básica? Há uma formação mais
abrangente com a inserção do componente Arte e Meio Ambiente no curso de
Artes Visuais da UFPI? Os livros didáticos fornecem material necessário sobre
o tema meio ambiente, segundo a BNCC? A pesquisa foi desenvolvida em três
etapas: 1. Análise de livros didáticos de arte identificando as concepções de arte
e meio ambiente presentes nos livros, as metodologias propostas para o ensino
de arte com foco na temática ambiental; 2. Entrevista e aplicação de
questionários com estudantes da Residência Pedagógica do curso de
Licenciatura em Artes Visuais englobando suas percepções sobre a relação
entre arte e meio ambiente, suas experiências com o ensino de arte e meio
ambiente na formação docente e suas expectativas para a atuação profissional
como professores de arte. 3. Pesquisa-ação com estudantes de uma escola
particular de ensino fundamental de Teresina-Piauí. A pesquisa-ação consistiu
na realização de oficinas de arte com foco na temática ambiental, com o objetivo
de investigar o potencial da arte como ferramenta para a educação ambiental.
Os livros didáticos de arte analisados apresentaram uma visão limitada da
relação entre arte e meio ambiente, priorizando uma abordagem política, pela
intervenção do artevismo ambiental e relegando a segundo plano a sua
dimensão poética, expressiva e técnica. As entrevistas e aplicação de
questionário com os estudantes de Licenciatura em Artes Visuais revelaram que
eles reconhecem a importância da relação entre arte e meio ambiente, mas não
conseguem executar de forma adequada, o ensino de artes, por problemas
estruturais nas escolas, falta de material e carga horária insuficiente. A pesquisa-ação demonstrou que a arte é um instrumento poderoso para a educação
ambiental, pois permite o desenvolvimento da percepção crítica e estética da
realidade ambiental, expressarem suas ideias sobre o meio ambiente por meio
da contemplação e aprimoramento do olhar para o que é bom, belo e verdadeiro
e se engajarem em ações de cuidado com o ambiente em que vivem. A pesquisa
conclui que a arte é uma ferramenta essencial para a educação ambiental, pois
possibilita aos estudantes desenvolverem uma relação mais profunda e
significativa com o meio ambiente, além de estimular a criatividade, o senso
estético, e a responsabilidade ambiental.
ABSTRACT
The thesis investigates the relationships between art, the environment and
environmental education, seeking to understand how art can be used to build a
reflective, critical and transformative environmental awareness. The relationship
between art and the environment is complex and multifaceted and art can be used
in environmental education in different ways, within its own curriculum or
interdisciplinary. The general objective of the research is to clarify how the
environment theme is worked on in the arts discipline in basic education, based on
the BNCC and environmental legislation, drawing connections with the training of
students of the Degree in Visual Arts at UFPI on the environment theme. , the
application of the theme in a case study at the Instituto Educacional São João Bosco
in Teresina-PI and analysis of textbooks used in schools in Teresina-PI, seeking to
clarify the questions: The mandatory approach by BNCC allowed the integration of
environmental theme in teaching Arts in Basic Education? Is there more
comprehensive training with the inclusion of the Art and Environment component in
the UFPI Visual Arts course? Do textbooks provide necessary material on the topic
of the environment, according to the BNCC? The research was developed in three
stages: 1. Analysis of art textbooks identifying the concepts of art and the
environment present in the books, the methodologies proposed for teaching art with
a focus on environmental themes; 2. Interview and application of questionnaires with
students from the Pedagogical Residency of the Degree in Visual Arts course,
encompassing their perceptions about the relationship between art and the
environment, their experiences with teaching art and the environment in teacher
training and their expectations for their performance professional as art teachers. 3.
Action research with students from a private elementary school in Teresina-Piauí.
The action research consisted of holding art workshops focusing on environmental
themes, with the aim of investigating the potential of art as a tool for environmental
education. The art textbooks analyzed presented a limited view of the relationship
between art and the environment, prioritizing a political approach, through the
intervention of environmental artivism and relegatin g its poetic, expressive and
technical dimensions to the background. Interviews and questionnaires with students
of the Degree in Visual Arts revealed that they recognize the importance of the
relationship between art and the environment, but are unable to adequately teach
arts, due to structural problems in schools, lack of material and insufficient workload.
Action research demonstrated that art is a powerful instrument for environmental
education, as it allows the development of critical and aesthetic perception of
environmental reality, expressing their ideas about the environment through
contemplation and improving the view of what is good , beautiful and true and engage
in actions of care for the environment in which they live. The research concludes that
art is an essential tool for environmental education, as it allows students to develop
a deeper and more meaningful relationship with the environment, in addition to
stimulating creativity, aesthetic sense, and environmental responsibility.