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O SAETHE E AS IMPLICAÇÕES DE AVALIAÇÃO PRESENTES NA PRÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM TERESINA-PI

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dc.contributor.author SOUSA, Liamara Mendes de
dc.date.accessioned 2024-09-30T11:39:37Z
dc.date.available 2024-09-30T11:39:37Z
dc.date.issued 2024-09-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3636
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes Examinadora interna: profa. Dra. Josânia Lima Portela Carvalhêdo Examinadora externa: Profa. Dra. Francisca das Chagas Silva Lima (UFMA) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O estudo intitulado “O SAETHE e as implicações da Avaliação presentes na prática de professores dos Anos Iniciais em Teresina - PI”, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPI), tem como objetivo geral: compreender as implicações da avaliação presentes no SAETHE que se manifestam na prática de professores nos Anos Iniciais do ensino fundamental em Teresina-PI, e como objetivos específicos: descrever a política de avaliação do Sistema Municipal de Teresina-PI e suas implicações na prática dos professores; identificar as implicações no processo de ensino aprendizagem a partir do modelo de avaliação adotado pelo Sistema Municipal de Teresina-PI e analisar como os professores se posicionam sobre os resultados que o sistema de ensino projeta em relação a esse modelo de avaliação, considerando como problemática: Quais as implicações da avaliação presentes no SAETHE que se manifestam na prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental em Teresina-PI? Para a composição da metodologia estruturamos um estudo qualitativo, estabelecendo a filiação com o campo de estudo para compreender as vivências e experiências dos atores sociais nas suas realidades corriqueiras. Nesse viés, tecemos o nosso estudo na perspectiva da Etnometodologia como Teoria do Social, pois ela embasa de forma sistemática o significado das ações cotidianas e dispõe de elementos essenciais para se compreender a realidade dos indivíduos. O campo empírico são duas escolas da Rede Municipal de Teresina-PI, tendo como interlocutoras duas professoras do 4º ano com duas ou mais participações em edições do SAETHE. Para a organização e produção dos dados fizemos uso da Observação Participante, o Memorial da Prática Docente e o Diário de Campo. Na análise dos dados optamos pela Abordagem do Ciclo de Políticas, que dispõe de elementos teórico-metodológicos necessários para a realização de reflexões relacionadas às políticas de avaliação em um formato mais social e intenso, remetendo a uma análise dessas políticas em consonância com a realidade dos indivíduos envolvidos. Os achados mostraram um controle e uma mecanização do trabalho docente com o objetivo de se alcançar índices através de habilidades que devem ser desenvolvidas a todo custo, exigindo que toda a comunidade escolar se envolva para que sejam cumpridos comandos de controle político. ABSTRACT: The study entitled “SAETHE and the implications of assessment present in the practice of Early Years teachers in Teresina-PI”, linked to the Research line Teacher Training and Teaching Practices, of the Postgraduate Program in Education (PPGED/UFPI), has the general objective: understand the implications of the assessment present in SAETHE that manifest themselves in the practice of teachers in the Initial Years of elementary education in Teresina-PI, and as specific objectives: describe the evaluation policy of the Municipal System of Teresina-PI and its implications for teachers’ practice; identify the implications in the teaching-learning process based on the evaluation model adopted by the Municipal System of Teresina-PI and analyze how teachers position themselves on the results that the education system projects in relation to this evaluation model, considering as problematic: What are the implications of the evaluation present in SAETHE that manifest themselves in the practice of teachers in the initial years of elementary school in Teresina-PI? To compose the methodology, we structured a qualitative study, establishing affiliation with the field of study to understand the experiences of social actors in their everyday realities. In this sense, we weave our study from the perspective of Ethnomethodology as a Theory of the Social, as it systematically bases the meaning of everyday actions and provides essential elements to understand the reality of individuals. The empirical field is two schools in the Municipal Network of Teresina-PI, with two 4th year teachers as interlocutors with two or more participations in SAETHE editions. To organize and produce the data, we used Participant Observation, the Teaching Practice Memorial and the Field Diary. In analyzing the data, we opted for the Policy Cycle Approach, which provides theoretical-methodological elements necessary to carry out reflections related to evaluation policies in a more social and intense format, referring to an analysis of these policies in line with the reality of individuals involved. The findings showed control and mechanization of teaching work with the objective of achieving rates through skills that must be developed at all costs, requiring the entire school community to get involved so that political control commands are fulfilled. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Política de avaliação pt_BR
dc.subject SAETHE pt_BR
dc.subject Ciclo de políticas pt_BR
dc.subject Implicações de avaliação pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Assessment policy pt_BR
dc.subject SAETHE pt_BR
dc.subject Policy cycle pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Assessment implications pt_BR
dc.title O SAETHE E AS IMPLICAÇÕES DE AVALIAÇÃO PRESENTES NA PRÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM TERESINA-PI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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