Abstract:
RESUMO: O estudo intitulado “O SAETHE e as implicações da Avaliação presentes na prática de
professores dos Anos Iniciais em Teresina - PI”, vinculado à linha de pesquisa Formação de
Professores e Práticas da Docência, do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGED/UFPI), tem como objetivo geral: compreender as implicações da avaliação presentes
no SAETHE que se manifestam na prática de professores nos Anos Iniciais do ensino
fundamental em Teresina-PI, e como objetivos específicos: descrever a política de avaliação do
Sistema Municipal de Teresina-PI e suas implicações na prática dos professores; identificar as
implicações no processo de ensino aprendizagem a partir do modelo de avaliação adotado pelo
Sistema Municipal de Teresina-PI e analisar como os professores se posicionam sobre os
resultados que o sistema de ensino projeta em relação a esse modelo de avaliação, considerando
como problemática: Quais as implicações da avaliação presentes no SAETHE que se
manifestam na prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental em Teresina-PI?
Para a composição da metodologia estruturamos um estudo qualitativo, estabelecendo a filiação
com o campo de estudo para compreender as vivências e experiências dos atores sociais nas
suas realidades corriqueiras. Nesse viés, tecemos o nosso estudo na perspectiva da
Etnometodologia como Teoria do Social, pois ela embasa de forma sistemática o significado
das ações cotidianas e dispõe de elementos essenciais para se compreender a realidade dos
indivíduos. O campo empírico são duas escolas da Rede Municipal de Teresina-PI, tendo como
interlocutoras duas professoras do 4º ano com duas ou mais participações em edições do
SAETHE. Para a organização e produção dos dados fizemos uso da Observação Participante, o
Memorial da Prática Docente e o Diário de Campo. Na análise dos dados optamos pela
Abordagem do Ciclo de Políticas, que dispõe de elementos teórico-metodológicos necessários
para a realização de reflexões relacionadas às políticas de avaliação em um formato mais social
e intenso, remetendo a uma análise dessas políticas em consonância com a realidade dos
indivíduos envolvidos. Os achados mostraram um controle e uma mecanização do trabalho
docente com o objetivo de se alcançar índices através de habilidades que devem ser
desenvolvidas a todo custo, exigindo que toda a comunidade escolar se envolva para que sejam
cumpridos comandos de controle político.
ABSTRACT: The study entitled “SAETHE and the implications of assessment present in the practice of Early
Years teachers in Teresina-PI”, linked to the Research line Teacher Training and Teaching
Practices, of the Postgraduate Program in Education (PPGED/UFPI), has the general objective:
understand the implications of the assessment present in SAETHE that manifest themselves in
the practice of teachers in the Initial Years of elementary education in Teresina-PI, and as
specific objectives: describe the evaluation policy of the Municipal System of Teresina-PI and
its implications for teachers’ practice; identify the implications in the teaching-learning process
based on the evaluation model adopted by the Municipal System of Teresina-PI and analyze
how teachers position themselves on the results that the education system projects in relation to
this evaluation model, considering as problematic: What are the implications of the evaluation
present in SAETHE that manifest themselves in the practice of teachers in the initial years of
elementary school in Teresina-PI? To compose the methodology, we structured a qualitative
study, establishing affiliation with the field of study to understand the experiences of social
actors in their everyday realities. In this sense, we weave our study from the perspective of
Ethnomethodology as a Theory of the Social, as it systematically bases the meaning of everyday
actions and provides essential elements to understand the reality of individuals. The empirical
field is two schools in the Municipal Network of Teresina-PI, with two 4th year teachers as
interlocutors with two or more participations in SAETHE editions. To organize and produce
the data, we used Participant Observation, the Teaching Practice Memorial and the Field Diary.
In analyzing the data, we opted for the Policy Cycle Approach, which provides theoretical-methodological elements necessary to carry out reflections related to evaluation policies in a
more social and intense format, referring to an analysis of these policies in line with the reality
of individuals involved. The findings showed control and mechanization of teaching work with
the objective of achieving rates through skills that must be developed at all costs, requiring the
entire school community to get involved so that political control commands are fulfilled.