Abstract:
RESUMO
Esta pesquisa consiste em um estudo sobre a trajetória histórica do Ensino
Profissional em Teresina, a partir da Escola de Aprendizes Artífices do Piauí (EAAPI)
até a Escola Industrial Federal do Piauí, considerando suas transformações e as
contribuições para a consolidação do Ensino Profissional no estado. O problema da
pesquisa foi: como ocorreu o processo de institucionalização do Ensino Industrial do
Piauí, entre 1909 e 1967? O recorte temporal é justificado por 1909 ser o ano da
instalação do Ensino Profissional em Teresina, com a inauguração da EAAPI; e
1967, quando a instituição passa a ser denominada Escola Industrial Federal do
Piauí, oferecendo educação direcionada à formação da mão de obra industrial. O
objetivo geral da pesquisa foi investigar como ocorreu o processo de
institucionalização do Ensino Industrial do Piauí, entre 1909 e 1967. Os objetivos
específicos da pesquisa foram: a) compreender as várias transformações pelas
quais a instituição passou, ao longo do recorte temporal pesquisado; b) identificar o
processo de criação, implantação e consolidação da instituição, de 1909 a 1967; e c)
analisar a história da instituição através da interpretação de diferentes documentos e
variado acervo iconográfico. Como metodologia, foi utilizada pesquisa bibliográfica
relacionada aos trabalhos de Julia(2001), Nora(1984), Le Goff(2001), Benito (2018),
Cunha (2005), Ferro e Nascimento (2009), Gomes (2022) e Mitre e Teixeira (2019),
bem como pesquisa documental em jornais e iconografia relacionados ao Ensino
Profissional, no Piauí, orientadas pelo método indiciário de Ginzrburg (1989),
seguindo o recorte temporal estabelecido. A documentação e bibliografia
selecionada permitiram compreender o processo de constituição da Escola de
Aprendizes Artífices marcada por avanços e retrocessos, mas mantendo sua
importância no Ensino Profissional piauiense, o qual possibilitou aos jovens de
classes menos abastadas a aprendizagem de um ofício.
ABSTRACT
This dissertation consists of a study on the historical trajectory of professional
education in Teresina from the Escola de Aprendizes Artífices to the Escola Industrial
do Piauí, its transformations, the contributions to the consolidation of professional
education in the state, having as a problem: how did the process of
institutionalization of industrial education in Piauí between 1909 and 1967? This cut
is justified by the year 1909 being the year of the installation of professional
education in Teresina through the Escola de Aprendizes Artífices until the year 1967
when it became known as Escola Industrial do Piauí, offering an education aimed at
training the hand. of industrial work. To answer this question, we developed the
following objectives: understand the various transformations that the institution
underwent over the researched period of time; identify the process of creation,
consolidation and implementation of the institution from 1909 to 1967 and analyze
the history of the institution through the interpretation of different documents and
varied iconographic collection. As a methodology, a bibliographical research was
used related to the works of Julia(2001), Nora(1984), Le Goff(2001), Benito (2018),
Cunha (2005), Ferro et all (2009), Gomes (2002) and Miter (2019), as well as a
documentary research in newspapers and iconography related to professional
education in Piauí guided by Ginzrburg's indexical method, following the established
time frame. The selected documentation and bibliography allowed us to understand
the process of establishing the Escola de Aprendizes Artífices, marked by advances
and setbacks, but maintaining its importance in Professional Education in Piauí,
which made it possible for young people from less well-off classes to learn a trade.