dc.description.abstract |
RESUMO
A Universidade Federal do Piauí, como órgão da Administração Pública Federal, é
cobrada pelos órgãos de controle e pela sociedade visando instituir ferramentas de
planejamento e gestão de compras, buscando atender seus próprios objetivos com
excelência. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um manual interativo de
compras diretas da UFPI com base nas inovações da nova lei de licitações, para
otimização e maior fluidez dos processos de compras na instituição. A metodologia
utilizada terá abordagem qualitativa com ênfase na compreensão do fenômeno
estudado e não na mensuração das variáveis nele envolvidas; além de exploratório,
o estudo ora empreendido terá uma segunda etapa descritiva; o método utilizado
será o estudo de caso, análise detalhada de casos selecionados e relacionados com
o fenômeno de interesse; o método de coleta será por meio de busca de registros
em documentos oficiais elaborados pela UFPI. Os resultados desse trabalho
poderão auxiliar a Pró-Reitoria de Administração - PRAD a atingir as metas
pactuadas no Plano de Contratações Anual - PCA e subsidiar seu Plano Geral de
Contratações - PGC. Por fim, entregar uma ferramenta tecnológica por meio de uma
planilha interativa em linguagem de programação que padronize a instrução
processual dos processos de compras diretas da UFPI, utilizando normativas e
regramentos concatenados com as inovações surgidas na nova lei de licitações e
contratos administrativos (Lei nº 14.133/2021), melhorando o gerenciamento dos
processos e serviços de compras diretas da UFPI, que é uma organização
inovadora.
ABSTRACT
The Federal University of Piauí, as a body of the Federal Public Administration, is
charged by control bodies and society with the aim of establishing purchasing
planning and management tools, seeking to meet its own objectives with excellence.
The general objective of this work is to develop an interactive UFPI direct purchasing
manual based on the innovations of the new bidding law, to optimize and make
purchasing processes at the institution more fluid. The methodology used will have a
qualitative approach with an emphasis on understanding the phenomenon studied
and not on measuring the variables involved in it; In addition to being exploratory, the
study now undertaken will have a second descriptive stage; the method used will be
the case study, a detailed analysis of selected cases related to the phenomenon of
interest; the collection method will be through searching for records in official
documents prepared by UFPI. The results of this work may help the Dean of
Administration - PRAD to achieve the goals agreed in the Annual Contracting Plan -
PCA and support its General Contracting Plan - PGC. Finally, deliver a technological
tool through an interactive spreadsheet in programming language that standardizes
the procedural instruction of UFPI's direct purchasing processes, using regulations
and rules linked to the innovations that emerged in the new law on bidding and
administrative contracts (Law no. 14,133/2021), improving the management of direct
purchasing processes and services at UFPI, which is an innovative organization. |
pt_BR |