Repositório Institucional da UFPI

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: práticas libertadoras freireanas no movimento dos trabalhadores sem terra

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, Jefferson de Sales
dc.date.accessioned 2024-09-24T11:34:25Z
dc.date.available 2024-09-24T11:34:25Z
dc.date.issued 2024-09-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3612
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura Examinadora interna: Profa. Dra. Marli Clementino Gonçalves Examinadora externa: Profa. Dra. Lucineide Barros Medeiros - UESPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Educação de Jovens e Adultos, influência das práticas libertadoras freirianas no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), resulta de um estudo do ponto de vista da educação escolarizada no contexto da dinâmica de luta dos trabalhadores. Afeta principalmente às discussões que envolvem a prática do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como suporte as práticas freirianas no fazer docente, baseado nas dinâmicas sociais no processo histórico marcado pela injustiça social. Apesar daspolíticas públicas em prol dessa Modalidade de ensino nos últimos anos, estudos constatam profundas desigualdades educacionais, entre o direito constitucional assegurado e a sua efetivação em todos os contextos de vida. Este estudo tem como objeto a influência das práticas libertadoras freirianas no MST e como objetivo Compreender as práticas libertadoras freireanas abordadas na educação de pessoas jovens e adultas, e sua influência no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. A metodologia utilizada é delineada a partir da natureza da pesquisa qualitativa, com a abordagem descritiva. O estudo utilizou para a coleta dos dados a entrevista semiestruturada realizada no grupo focal, tendo como colaboradores um grupo formado por docentes, gestoras e educadoras populares, que vivenciaram desde o acampamento até o assentamento e lutaram pela conquista da edificação da escola na comunidade. Foram selecionadas para análise, as contribuições de 06 educadoras, que constituíram a amostragem representativa da pesquisa. As informações produzidas foram organizadas em categorias, apontando uma cartografia de saberes e práticas exitosas a partir das lutas e formações promovidas via MST. Os resultados apontam que as práticas libertadoras, se imbricam no fazer pedagógico e curricular da escola, centrado na Formação Docente, onde as principais ideias de Paulo Freire e suas teoriasem prol da prática educativa libertadora, teve materialidade através das ações e das atividades afirmativas na conquista da escola para e no assentamento, sendo a EJA a primeira etapa de ensino que motivou a luta pelo direito à educação no território investigado e impulsionandoa comunidade a assumir seu processo de aprendizagem, dentro da escolarização ofertada peloEstado. O processo de luta pela educação é atravessado diretamente pela mística como instrumento pedagógico dos princípios educativos do MST, que visam através da consciência organizativa alcançar a consciência crítica do inédito viável, para que a Educação e a Aprendizagem ao Longo da Vida sejam plenas e com justiça social para todas as pessoas. ABSTRACT Youth and Adult Education, influence of Freire's liberating practices in the Landless Workers' Movement (MST), results from a study from the pointof view of schooled education in the context of the dynamics of workers' struggle.It mainly affects the discussions that involve the practice of the teacher of Youth and Adult Education (EJA), inglês, based on social dynamics in the historical process marked by social injustice.Despite the public policies in favor of this teaching modality in recent years, studies have found deep educational inequalities, between the constitutional right guaranteed and its effectiveness in all contexts of life.This study has as its object the influence of Freire's liberating practices in the MST and aims to understand the practices addressed in the Landless Workers' Movement, influence on decision-making in their educational work. The methodology used is delineated from the nature of qualitative research, with the descriptive approach. The study used for data collection the semi-structured interview conducted in the focus group, having as collaborators a group formed by teachers, managers and popular educators, who experienced from the camp to the settlement and fought for the conquest of the building of the school in the community. The contributions of 06 educators were selected for analysis, that constituted the representative sample of the research. The information produced was organized into categories,pointing out a cartography of knowledge and successful practices from the struggles and formations promoted via the MST. The results indicate that liberating practices, are intertwinedin the pedagogical and curricular making of the school, centered on Teacher Training, where themain ideas of Paulo Freire settlement, with EJA being the first stage of education that motivated the struggle for the right to education in the territory investigated and driving the community to assume its learning process, within the schooling offered by the State. The process of struggle for education is directly crossed by mysticism as a pedagogical instrument of the educational principles of the MST, which aim through organizational awareness to achieve critical awareness of the unprecedented feasible, so that Education and Lifelong Learning are full and with social justice for all people. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Práticas Libertadoras Freirianas pt_BR
dc.subject Movimento dos Trabalhadores Sem Terra pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Freirean Liberating Practices pt_BR
dc.subject Landless Workers' Movement pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: práticas libertadoras freireanas no movimento dos trabalhadores sem terra pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account