Abstract:
RESUMO
Educação de Jovens e Adultos, influência das práticas libertadoras freirianas no Movimento
dos Trabalhadores Sem Terra (MST), resulta de um estudo do ponto de vista da educação
escolarizada no contexto da dinâmica de luta dos trabalhadores. Afeta principalmente às
discussões que envolvem a prática do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo
como suporte as práticas freirianas no fazer docente, baseado nas dinâmicas sociais no processo
histórico marcado pela injustiça social. Apesar daspolíticas públicas em prol dessa Modalidade
de ensino nos últimos anos, estudos constatam profundas desigualdades educacionais, entre o
direito constitucional assegurado e a sua efetivação em todos os contextos de vida. Este estudo
tem como objeto a influência das práticas libertadoras freirianas no MST e como objetivo
Compreender as práticas libertadoras freireanas abordadas na educação de pessoas jovens e
adultas, e sua influência no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. A metodologia utilizada
é delineada a partir da natureza da pesquisa qualitativa, com a abordagem descritiva. O estudo
utilizou para a coleta dos dados a entrevista semiestruturada realizada no grupo focal, tendo
como colaboradores um grupo formado por docentes, gestoras e educadoras populares, que
vivenciaram desde o acampamento até o assentamento e lutaram pela conquista da edificação
da escola na comunidade. Foram selecionadas para análise, as contribuições de 06 educadoras,
que constituíram a amostragem representativa da pesquisa. As informações produzidas foram
organizadas em categorias, apontando uma cartografia de saberes e práticas exitosas a partir
das lutas e formações promovidas via MST. Os resultados apontam que as práticas libertadoras,
se imbricam no fazer pedagógico e curricular da escola, centrado na Formação Docente, onde
as principais ideias de Paulo Freire e suas teoriasem prol da prática educativa libertadora, teve
materialidade através das ações e das atividades afirmativas na conquista da escola para e no
assentamento, sendo a EJA a primeira etapa de ensino que motivou a luta pelo direito à
educação no território investigado e impulsionandoa comunidade a assumir seu processo de
aprendizagem, dentro da escolarização ofertada peloEstado. O processo de luta pela educação
é atravessado diretamente pela mística como instrumento pedagógico dos princípios educativos
do MST, que visam através da consciência organizativa alcançar a consciência crítica do inédito
viável, para que a Educação e a Aprendizagem ao Longo da Vida sejam plenas e com justiça
social para todas as pessoas.
ABSTRACT
Youth and Adult Education, influence of Freire's liberating practices in the Landless Workers'
Movement (MST), results from a study from the pointof view of schooled education in the
context of the dynamics of workers' struggle.It mainly affects the discussions that involve the
practice of the teacher of Youth and Adult Education (EJA), inglês, based on social dynamics
in the historical process marked by social injustice.Despite the public policies in favor of this
teaching modality in recent years, studies have found deep educational inequalities, between
the constitutional right guaranteed and its effectiveness in all contexts of life.This study has as
its object the influence of Freire's liberating practices in the MST and aims to understand the
practices addressed in the Landless Workers' Movement, influence on decision-making in their
educational work. The methodology used is delineated from the nature of qualitative research,
with the descriptive approach. The study used for data collection the semi-structured interview
conducted in the focus group, having as collaborators a group formed by teachers, managers
and popular educators, who experienced from the camp to the settlement and fought for the
conquest of the building of the school in the community. The contributions of 06 educators
were selected for analysis, that constituted the representative sample of the research. The
information produced was organized into categories,pointing out a cartography of knowledge
and successful practices from the struggles and formations promoted via the MST. The results
indicate that liberating practices, are intertwinedin the pedagogical and curricular making of
the school, centered on Teacher Training, where themain ideas of Paulo Freire settlement, with
EJA being the first stage of education that motivated the struggle for the right to education in
the territory investigated and driving the community to assume its learning process, within the
schooling offered by the State. The process of struggle for education is directly crossed by
mysticism as a pedagogical instrument of the educational principles of the MST, which aim
through organizational awareness to achieve critical awareness of the unprecedented feasible,
so that Education and Lifelong Learning are full and with social justice for all people.