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“AS LUZES DO SABER”: cultura escolar do Ginásio José Narciso da Rocha Filho (1961–1971)

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dc.contributor.author OLIVEIRA, Juliana Assunção
dc.date.accessioned 2024-09-23T14:01:39Z
dc.date.available 2024-09-23T14:01:39Z
dc.date.issued 2024-09-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3609
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Jane Bezerra de Sousa Examinador interno: Prof. Dr. Antonio de Pádua Carvalho Lopes Examinadora externa: Profa. Dra. Rosa Fátima de Souza Chaloba - UNESP pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente trabalho apresenta os resultados dos estudos sobre a cultura escolar do Ginásio José Narciso da Rocha Filho, entre os anos de 1961 a 1971, um estabelecimento de ensino secundário ginasial localizado na cidade de Piripiri – PI. Esta instituição, instalada por iniciativa de particulares, contribuiu para o desenvolvimento da Educação de Piripiri e marcou a História e a Memória da cidade, assim como das pessoas que fizeram parte da instituição: colaboradores que propiciaram a iniciativa; docentes que contribuíram com o legado educacional, com os conhecimentos sistematizados e os valores sociais; alunos que vivenciaram todo o processo do ensino secundário ginasial em Piripiri. A escola iniciou em um prédio cedido pela prefeitura com necessidades de adequações materiais, arquitetônicas e de recursos humanos para o seu pulsar educacional, na década de 1960, período de forte expansão de ginásios pelo Estado, e ganhou um prédio próprio em 1967, uma promessa que fora cumprida, após ser proposta na cerimônia de oficialização do estabelecimento pelo governo estadual, em 1965. O recorte temporal do início da pesquisa foi definido pelo ano da implantação do estabelecimento, em 4 de março de 1961 e a partir da sua autorização condicional pela Portaria n. 263 de 11 de abril de 1961, assinada pelo diretor do Ensino Secundário do Ministério da Educação e Cultura, Gildásio Amado, e o ano de 1971, considerado marco final, em razão da Lei n. 5.692/1971, que estabeleceu as diretrizes sobre o ensino de Primeiro e Segundo Grau, assim como extinguiu o exame de admissão. A partir desse ensaio, elencamos os objetivos da pesquisa, em que a proposta central é investigar a cultura escolar do Ginásio José Narciso da Rocha Filho entre os anos de 1961 a 1971. Os objetivos específicos são: a) entender o cenário social e político da cidade de Piripiri no período de implantação do Ginásio José Narciso da Rocha Filho à época da implementação da Lei n. 5.692/1971 na instituição; b) conhecer o cotidiano do Ginásio José Narciso da Rocha Filho nos aspectos de funcionamento, normativas, currículo, atividades desenvolvidas e os sujeitos da instituição (alunos e funcionários), bem como os conteúdos, as práticas escolares e as festividades desenvolvidas; c) identificar a materialidade escolar do Ginásio Piripiriense para a caracterização de seus prédios, utensílios, uniformes, materiais didáticos e aparatos pessoais dos alunos. A pesquisa constitui-se como histórica e utiliza-se das seguintes fontes: a) bibliográficas, b) documentais, c) materiais, d) imagéticas, e) orais. Assim, usaremos seis conceitos próprios dos trabalhos em História da Educação e que nortearam as análises desta dissertação: Instituições Escolares, Cultura Escolar, Cultura Material Escolar, Nova História Cultural, História Oral e Memória. Para essas concepções, iremos nos basear nas ideias de autores como como Nosella e Buffa (2009), sobre instituições escolares; Julia (2001) por suas análises sobre a cultura escolar; Viñao Frago (1995) e Viñao Frago e Escolano (1998), que se referem à materialidade da escola como um dos aspectos a ser investigados, integrantes da cultura escolar no âmbito da história da educação de instituições escolares; Barros (2005) e Burke (2008), que consideraram a Nova História Cultural como o novo campo metodológico do historiador; Caleffe e Moreira (2008) e Holanda e Meihy (2007), que destacam a importância da História Oral para as pesquisas em história da educação; Bosi (2013) e Le Goff (1990), que tratam sobre a perspectiva histórica, o seu discurso, a sua definição socialmente construída, além de trabalharem os conceitos e as significações de memória. Além desses autores, utilizaremos como bibliografia base Amado (1973) e Souza (2008), voltados à pesquisa sobre o ensino secundário brasileiro; Reis (2017), Sousa (2005) e Sousa (2019) pelos estudos acerca do ensino secundário e ginasial no território piauiense; Brito (1996) pelos estudos em história da educação piauiense; Oliveira (2019), pela investigação da implantação e consolidação do Ginásio Piripiriense, nos anos de 1961 a 1971; Andrade (2013), Mello (2001), Santana (1972), que produziram acervos sobre a história da cidade e da educação piripiriense. Ressaltamos a relevância deste trabalho, pois este proporciona contribuições para a historiografia da educação piauiense, especialmente às pesquisas a respeito da História das Instituições Educativas. Além disso, favorece a preservação da memória educativa de uma escola com elevada importância para a cidade de Piripiri, uma vez que favoreceu o progresso educacional da época na cidade, assim como no estado do Piauí, escola que, na atualidade, em seus 60 anos de existência, mantêm e constitui a sua história relevante no cenário educacional piripiriense; e para a preservação da memória das pessoas que fizeram parte dessa história. ABSTRACT This work presents the results of studies on the school culture of the Ginásio José Narciso da Rocha Filho, between 1961 and 1971, a secondary education establishment located in the city of Piripiri – PI. This institution, installed on the initiative of individuals, contributed to the development of Education in Piripiri and marked the History and Memory of the city, as well as the people who were part of the institution: collaborators who facilitated the initiative; teachers who contributed to the educational legacy, systematized knowledge and social values; students who experienced the entire process of secondary education in Piripiri. The school started in a building provided by the city hall with the need for material, architectural and human resources adjustments for its educational pulse, in the 1960s, a period of strong expansion of gymnasiums throughout the State, and gained its own building in 1967, a promise which had been fulfilled, after being proposed at the official establishment ceremony by the state government, in 1965. The time frame for the beginning of the research was defined by the year in which the establishment was established, on March 4, 1961, and based on its conditional authorization by Ordinance nº. 263 of April 11, 1961, signed by the director of Secondary Education of the Ministry of Education and Culture, Gildásio Amado, and the year 1971, considered the final milestone, due to Law nº. 5,692/1971, which established guidelines for First and Second Grade education, as well as abolishing the entrance exam. From this essay, we list the objectives of the research, in which the central proposal is to investigate the school culture of Ginásio José Narciso da Rocha Filho between the years 1961 and 1971. The specific objectives are: a) to understand the social and political scenario of the city of Piripiri during the period of implementation of the Ginásio José Narciso da Rocha Filho at the time of the implementation of Law no. 5,692/1971 at the institution; b) get to know the daily life of the Ginásio José Narciso da Rocha Filho in terms of operation, regulations, curriculum, activities carried out and the subjects of the institution (students and employees), as well as the contents, school practices and festivities carried out; c) identify the school material of Ginásio Piripiriense to characterize its buildings, utensils, uniforms, teaching materials and students' personal equipment. The research is historical and uses the following sources: a) bibliographic, b) documentary, c) material, d) imagery, e) oral. Thus, we will use six concepts typical of work in History of Education and which guided the analyzes of this dissertation: School Institutions, School Culture, School Material Culture, New Cultural History, Oral History and Memory. For these conceptions, we will be based on the ideas of authors such as Nosella and Buffa (2009), about school institutions; Julia (2001) for her analyzes of school culture; Viñao Frago (1995) and Viñao Frago and Escolano (1998), who refer to the materiality of the school as one of the aspects to be investigated, integral to school culture within the scope of the history of education in school institutions; Barros (2005) and Burke (2008), who considered the New Cultural History as the historian's new methodological field; Caleffe and Moreira (2008) and Holanda and Meihy (2007), who highlight the importance of Oral History for research in the history of education; Bosi (2013) and Le Goff (1990), which deal with the historical perspective, its discourse, its socially constructed definition, in addition to working on the concepts and meanings of memory. In addition to these authors, we will use as base bibliography Amado (1973) and Souza (2008), focused on research on Brazilian secondary education; Reis (2017), Sousa (2005) and Sousa (2019) for studies on secondary and junior high education in the territory of Piauí; Brito (1996) for studies in the history of education in Piauí; Oliveira (2019), for investigating the implementation and consolidation of the Ginásio Piripiriense, in the years 1961 to 1971; Andrade (2013), Mello (2001), Santana (1972), who produced collections on the history of the city and education in Piripiri. We emphasize the relevance of this work, as it provides contributions to the historiography of education in Piauí, especially research into the History of Educational Institutions. Furthermore, it favors the preservation of the educational memory of a school with high importance for the city of Piripiri, as it favored the educational progress of the time in the city, as well as in the state of Piauí, a school that, currently, in its 60 years of existence, maintains and constitutes its relevant history in the Piripiriense educational scenario; and to preserve the memory of the people who were part of this history. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino secundário pt_BR
dc.subject Ginásio Piripiriense pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Cultura material escolar pt_BR
dc.subject Secondary education pt_BR
dc.subject Piripiriense gymnasium pt_BR
dc.subject School culture pt_BR
dc.subject School material culture pt_BR
dc.title “AS LUZES DO SABER”: cultura escolar do Ginásio José Narciso da Rocha Filho (1961–1971) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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