Abstract:
RESUMO
O presente trabalho apresenta os resultados dos estudos sobre a cultura escolar do Ginásio
José Narciso da Rocha Filho, entre os anos de 1961 a 1971, um estabelecimento de ensino
secundário ginasial localizado na cidade de Piripiri – PI. Esta instituição, instalada por
iniciativa de particulares, contribuiu para o desenvolvimento da Educação de Piripiri e marcou
a História e a Memória da cidade, assim como das pessoas que fizeram parte da instituição:
colaboradores que propiciaram a iniciativa; docentes que contribuíram com o legado
educacional, com os conhecimentos sistematizados e os valores sociais; alunos que
vivenciaram todo o processo do ensino secundário ginasial em Piripiri. A escola iniciou em
um prédio cedido pela prefeitura com necessidades de adequações materiais, arquitetônicas e
de recursos humanos para o seu pulsar educacional, na década de 1960, período de forte
expansão de ginásios pelo Estado, e ganhou um prédio próprio em 1967, uma promessa que
fora cumprida, após ser proposta na cerimônia de oficialização do estabelecimento pelo
governo estadual, em 1965. O recorte temporal do início da pesquisa foi definido pelo ano da
implantação do estabelecimento, em 4 de março de 1961 e a partir da sua autorização
condicional pela Portaria n. 263 de 11 de abril de 1961, assinada pelo diretor do Ensino
Secundário do Ministério da Educação e Cultura, Gildásio Amado, e o ano de 1971,
considerado marco final, em razão da Lei n. 5.692/1971, que estabeleceu as diretrizes sobre o
ensino de Primeiro e Segundo Grau, assim como extinguiu o exame de admissão. A partir
desse ensaio, elencamos os objetivos da pesquisa, em que a proposta central é investigar a
cultura escolar do Ginásio José Narciso da Rocha Filho entre os anos de 1961 a 1971. Os
objetivos específicos são: a) entender o cenário social e político da cidade de Piripiri no
período de implantação do Ginásio José Narciso da Rocha Filho à época da implementação da
Lei n. 5.692/1971 na instituição; b) conhecer o cotidiano do Ginásio José Narciso da Rocha
Filho nos aspectos de funcionamento, normativas, currículo, atividades desenvolvidas e os
sujeitos da instituição (alunos e funcionários), bem como os conteúdos, as práticas escolares e
as festividades desenvolvidas; c) identificar a materialidade escolar do Ginásio Piripiriense
para a caracterização de seus prédios, utensílios, uniformes, materiais didáticos e aparatos
pessoais dos alunos. A pesquisa constitui-se como histórica e utiliza-se das seguintes fontes:
a) bibliográficas, b) documentais, c) materiais, d) imagéticas, e) orais. Assim, usaremos seis
conceitos próprios dos trabalhos em História da Educação e que nortearam as análises desta
dissertação: Instituições Escolares, Cultura Escolar, Cultura Material Escolar, Nova História
Cultural, História Oral e Memória. Para essas concepções, iremos nos basear nas ideias de
autores como como Nosella e Buffa (2009), sobre instituições escolares; Julia (2001) por suas
análises sobre a cultura escolar; Viñao Frago (1995) e Viñao Frago e Escolano (1998), que se
referem à materialidade da escola como um dos aspectos a ser investigados, integrantes da
cultura escolar no âmbito da história da educação de instituições escolares; Barros (2005) e
Burke (2008), que consideraram a Nova História Cultural como o novo campo metodológico
do historiador; Caleffe e Moreira (2008) e Holanda e Meihy (2007), que destacam a
importância da História Oral para as pesquisas em história da educação; Bosi (2013) e Le
Goff (1990), que tratam sobre a perspectiva histórica, o seu discurso, a sua definição
socialmente construída, além de trabalharem os conceitos e as significações de memória.
Além desses autores, utilizaremos como bibliografia base Amado (1973) e Souza (2008),
voltados à pesquisa sobre o ensino secundário brasileiro; Reis (2017), Sousa (2005) e Sousa
(2019) pelos estudos acerca do ensino secundário e ginasial no território piauiense; Brito
(1996) pelos estudos em história da educação piauiense; Oliveira (2019), pela investigação da
implantação e consolidação do Ginásio Piripiriense, nos anos de 1961 a 1971; Andrade
(2013), Mello (2001), Santana (1972), que produziram acervos sobre a história da cidade e da
educação piripiriense. Ressaltamos a relevância deste trabalho, pois este proporciona
contribuições para a historiografia da educação piauiense, especialmente às pesquisas a
respeito da História das Instituições Educativas. Além disso, favorece a preservação da
memória educativa de uma escola com elevada importância para a cidade de Piripiri, uma vez
que favoreceu o progresso educacional da época na cidade, assim como no estado do Piauí,
escola que, na atualidade, em seus 60 anos de existência, mantêm e constitui a sua história
relevante no cenário educacional piripiriense; e para a preservação da memória das pessoas
que fizeram parte dessa história.
ABSTRACT
This work presents the results of studies on the school culture of the Ginásio José Narciso da
Rocha Filho, between 1961 and 1971, a secondary education establishment located in the city
of Piripiri – PI. This institution, installed on the initiative of individuals, contributed to the
development of Education in Piripiri and marked the History and Memory of the city, as well
as the people who were part of the institution: collaborators who facilitated the initiative;
teachers who contributed to the educational legacy, systematized knowledge and social
values; students who experienced the entire process of secondary education in Piripiri. The
school started in a building provided by the city hall with the need for material, architectural
and human resources adjustments for its educational pulse, in the 1960s, a period of strong
expansion of gymnasiums throughout the State, and gained its own building in 1967, a
promise which had been fulfilled, after being proposed at the official establishment ceremony
by the state government, in 1965. The time frame for the beginning of the research was
defined by the year in which the establishment was established, on March 4, 1961, and based
on its conditional authorization by Ordinance nº. 263 of April 11, 1961, signed by the director
of Secondary Education of the Ministry of Education and Culture, Gildásio Amado, and the
year 1971, considered the final milestone, due to Law nº. 5,692/1971, which established
guidelines for First and Second Grade education, as well as abolishing the entrance exam.
From this essay, we list the objectives of the research, in which the central proposal is to
investigate the school culture of Ginásio José Narciso da Rocha Filho between the years 1961
and 1971. The specific objectives are: a) to understand the social and political scenario of the
city of Piripiri during the period of implementation of the Ginásio José Narciso da Rocha
Filho at the time of the implementation of Law no. 5,692/1971 at the institution; b) get to
know the daily life of the Ginásio José Narciso da Rocha Filho in terms of operation,
regulations, curriculum, activities carried out and the subjects of the institution (students and
employees), as well as the contents, school practices and festivities carried out; c) identify the
school material of Ginásio Piripiriense to characterize its buildings, utensils, uniforms,
teaching materials and students' personal equipment. The research is historical and uses the
following sources: a) bibliographic, b) documentary, c) material, d) imagery, e) oral. Thus, we
will use six concepts typical of work in History of Education and which guided the analyzes
of this dissertation: School Institutions, School Culture, School Material Culture, New
Cultural History, Oral History and Memory. For these conceptions, we will be based on the
ideas of authors such as Nosella and Buffa (2009), about school institutions; Julia (2001) for
her analyzes of school culture; Viñao Frago (1995) and Viñao Frago and Escolano (1998),
who refer to the materiality of the school as one of the aspects to be investigated, integral to
school culture within the scope of the history of education in school institutions; Barros
(2005) and Burke (2008), who considered the New Cultural History as the historian's new
methodological field; Caleffe and Moreira (2008) and Holanda and Meihy (2007), who
highlight the importance of Oral History for research in the history of education; Bosi (2013)
and Le Goff (1990), which deal with the historical perspective, its discourse, its socially
constructed definition, in addition to working on the concepts and meanings of memory. In
addition to these authors, we will use as base bibliography Amado (1973) and Souza (2008),
focused on research on Brazilian secondary education; Reis (2017), Sousa (2005) and Sousa
(2019) for studies on secondary and junior high education in the territory of Piauí; Brito
(1996) for studies in the history of education in Piauí; Oliveira (2019), for investigating the
implementation and consolidation of the Ginásio Piripiriense, in the years 1961 to 1971;
Andrade (2013), Mello (2001), Santana (1972), who produced collections on the history of
the city and education in Piripiri. We emphasize the relevance of this work, as it provides
contributions to the historiography of education in Piauí, especially research into the History
of Educational Institutions. Furthermore, it favors the preservation of the educational memory
of a school with high importance for the city of Piripiri, as it favored the educational progress
of the time in the city, as well as in the state of Piauí, a school that, currently, in its 60 years of
existence, maintains and constitutes its relevant history in the Piripiriense educational scenario; and to preserve the memory of the people who were part of this history.