Abstract:
RESUMO
As mudanças no campo social se refletem na escola e, consequentemente, exigem cada
vez mais a ampliação da formação do professor, requerendo seu desenvolvimento
profissional e mostrando a complexidade da prática pedagógica. Diante dessa realidade,
esta dissertação parte da seguinte questão-problema: quais ações de formação continuada
contribuem para o desenvolvimento profissional docente, refletindo nas práticas
pedagógicas no contexto da Educação Básica (EB)? Delineia como objeto de investigação
a constituição das ações de formação continuada de professores da educação básica. E
como objetivo geral o propósito de analisar as ações de formação continuada que
contribuem para o desenvolvimento profissional docente, com reflexos nas práticas
pedagógicas realizadas no contexto da EB. Especificamente, busca: identificar
concepções dos professores acerca da formação continuada e sua relação com o seu
desenvolvimento profissional; descrever ações de formação continuada ofertadas aos
professores da EB; reconhecer ações de formação continuada que contribuem para o
desenvolvimento profissional docente nas práticas pedagógicas desenvolvidas no
contexto da EB. Em sua discussão teórica, apoia-se em autores como: Candau (2011),
Garcia (1998), Gómez (1998), Imbernón (2010), Nóvoa (2007), entre outros.
Metodologicamente, fundamenta-se em André (2005), Sousa e Cabral (2015), Souza
(2006), entre outros. Adota a pesquisa de abordagem qualitativa e, para a produção de
dados, utiliza-se o memorial autobiográfico e a entrevista narrativa, com 04 (quatro)
professores da EB de uma escola de educação integral da rede estadual de ensino médio
em Teresina, Piauí, selecionados com base nos seguintes critérios de inclusão: ter vínculo
efetivo com o sistema estadual de educação; atuar, pelo menos, há cinco anos no
magistério da EB; ter participado, nos últimos dois anos, de cursos de formação
continuada; ter disponibilidade para participar de todas as etapas da pesquisa. Com
base nas narrativas, a pesquisa identifica a concepção de formação continuada, descreve
a importância atribuída aos processos formativos e como a relação teoria- prática se
apresenta, realçando os tipos de formação continuada ofertados, sua origem nas condições
interna e externa e os conteúdos dessas formações. Reconhece que as ações de formação
continuada ofertadas aos professores participantes da pesquisa contribuem para seu
desenvolvimento profissional docente e para o fortalecimento de sua prática pedagógica,
oportunizando novas formas de ensinar (fazer/agir), aprender e avaliar de acordo com a
área de atuação dos professores, possibilitando melhor entendimento da realidade em que
estão inseridos mediante visão crítica e propositiva dos processos formativos e de
desenvolvimento profissional, visto que, conjuntamente, concorrem para o
estabelecimento de um diferencial em torno da reinvenção da sua prática pedagógica, do
desenvolvimento de habilidades, do uso de metodologias diversificadas, do
desenvolvimento da autonomia didática (melhorar/rever/ajustar), mesmo que, no que
concerne à apropriação de recursos diversificados em relação aos investimentos na
formação continuada, à inovação e à valorização profissional, ainda, não sejam
reconhecidos pela rede de ensino investigada para a valorização profissional.
ABSTRACT
Each change in the social field reflects on the school and, consequently, demands more from
the professional teacher, requiring their development, due to the complexity of the pedagogical
practice. Faced with this reality, we start from the following problem question: which
continuing education actions contribute to the professional development of teachers, reflecting
on pedagogical practices in the context of basic education? The object of investigation,
therefore, is the continuing education actions of basic education teachers, with the general
objective of analyzing the continuing education actions that contribute to the professional
development of teachers, with reflections on the pedagogical practices developed in the context
of basic education. Specifically, we sought to: identify teachers' conceptions about continuing
education and its relationship with their professional development; describe the continuing
education actions offered to basic education teachers; recognize continuing education actions
that contributed to the professional development of teachers in pedagogical practices developed
in the context of basic education. For the theoretical discussion, the study was supported by
authors such as: Candau (2011), Di Giorgi (2010), Garcia (1998), Gómez (1998), Huberman
(2007), Imbernón (2010), Nascimento (2011), Nóvoa (2007), among others. Methodologically,
it was based on André (2005), Lüdke (1986), Sousa and Cabral (2015), Souza (2006), among
others. The qualitative approach research, for the production of data, used the autobiographical
memorial and the narrative interview, with 04 (four) teachers of basic education of a school of
integral education of the state education network of Piauí, in Teresina, who work in high school
and were selected based on the following inclusion criteria: having an effective link with the
state education system; work for at least five years in the teaching profession of basic education;
have participated in the last two years of continuing education courses; be available to
participate in all stages of the research. Based on the narratives, we identified the conception of
continuing education of the participating teachers, the importance attributed to the training
processes and how the theory-practice relationship is presented; we outline the types of
continuing education offered, its origin as internal and external and the contents of these
courses; and, we found that the continuing education actions offered to basic education teachers
of the state education network in Piauí contribute to the professional development of teachers
and to the pedagogical practice, when it is in accordance with the professionals' area of activity,
enabling teachers to understand the reality in which they are inserted in a critical and purposeful
way, allows the expansion of the theoretical foundation, the establishment of a differential and
the possibility of practical reinvention, in addition to contributing to pedagogical practices when
they provide new ways of teaching (doing/acting) , learn and evaluate; the development of
skills, theoretical bases for the practice, the use of diversified methodologies (research/project),
the development of didactic autonomy (improve/review/adjust), the appropriation of
diversified resources and professional innovation. The professional valuation of investments
in continuing education is not yet recognized by the education network.