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A GEOGRAFIA NOS GRUPOS ESCOLARES NO PIAUÍ: currículo, prática educativa e cultura escolar (1927-1961)

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dc.contributor.author ANDRADE, Maria do Socorro Pereira de Sousa
dc.date.accessioned 2024-09-17T12:27:31Z
dc.date.available 2024-09-17T12:27:31Z
dc.date.issued 2024-09-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3599
dc.description Orientador: Prof. Dr. Antonio de Pádua Carvalho Lopes Examinador externo: Prof. Dr. Antonio Ferreira Carlos Pinheiro - UFPB Examinador externo: Prof. Dr. César Augusto Castro - UFMA Examinadora interna: Profa. Dra. Jane Bezerra de Sousa Examinador interno: Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho Examinador suplente: Prof. Dr. Samuel Velázquez Castellãno - UFMA pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar o ensino, prescrito e praticado, dos conteúdos de Geografia, nos grupos escolares no Piauí, entre os anos 1927-1961, visando compreender a trajetória histórica deste ensino na Educação Primária no Piauí. O corpus documental é constituído por mensagens governamentais, legislações educacionais, documentos da Direção da Instrução Pública e das escolas investigadas, biografias e autobiografias, livros didáticos e a memória dos participantes por meio da História Oral. Justificamos a relevância desta pesquisa como investimento de natureza historiográfica, capaz de fornecer subsídios para a reflexão sobre o currículo e como contributo para a história do ensino. O estudo tem embasamento teórico na Nova História Cultural com instrumental de pesquisa ancorado nas proposições teórico-metodológicas de André Chervel (1990), em interface com Goodson (1990) e com abordagem da História das Disciplinas Escolares como campo historiográfico. Para a análise das fontes documentais, biográficas, autobiográficas e das fontes orais, adotamos o método de interpretação da dimensão linguística processada pela via hermenêutica, proposta por Escolano Benito (2017). O aporte conceitual da pesquisa encontra sustentação respectivamente em Goodson (1990), Chervel (1990), Chartier (1990, 1992), Certeau (1998), Viñao Frago (2008) e Escolano Benito (2017). Além desse referencial, a pesquisa está ancorada na historiografia educacional, a exemplo de Lopes (1996; 2001; 2002), Queiroz (2008), Brito (1996), Martins (2009; 2011), Sousa (2009), Soares (2008), Souza (2004), Ribeiro (2000, 2003, 2008), Carvalho (1994), Vlach (1991; 1988; 2004) dentre outros. O recorte cronológico inicial é o ano de 1927, data de adoção do Programa do Ensino Primário, implantado pelo reformador da educação parnaibana, Luis Galhanone, estendendo-se até 1961, data de promulgação da primeira LDBN n. 4.024/61. Inicialmente, refletimos sobre a Geografia enquanto matéria escolar presente no currículo dos Grupos Escolares do Piauí, destacando a prática educativa desenvolvida nesta escola no período investigado. Em seguida, apresentamos os dados que nos levaram à produção da Geografia como matéria escolar no Ensino Primário piauiense. Finalmente discutimos a formação do professor para ensinar Geografia neste nível de ensino. Elaboramos a tese de que no período investigado os conteúdos geográficos ensinados nos grupos escolares do Piauí assumiam uma perspectiva nacionalista, tornando-se veículo para atender aos anseios de valorização do País, por meio de um ensino que enfatizava a enumeração e a descrição das riquezas naturais, a localização, e a memorização dos conteúdos estudados, vinculando-se dessa forma à perspectiva das práticas de ensino da Geografia Tradicional. Entretanto, percebemos que a ideologia do nacionalismo patriótico era finalidade do Ensino Primário de modo geral, não especificamente da matéria Geografia. Dessa forma, o ensino de Geografia não assumia, por si só, uma perspectiva nacionalista, posto que o predomínio dos métodos tradicionais utilizados neste ensino não oportunizava a compreensão dos fenômenos estudados. Portanto, não se concretizava a finalidade que era atribuída a essa matéria escolar, ao visar a formação do espírito patriótico e nacionalista na educação dos pequenos estudantes piauienses. Porém, mantinha-se um ensino com abordagem tradicional, enfatizando, sim, a enumeração e a descrição das riquezas naturais, a localização dos fenômenos e a memorização dos conteúdos estudados. ABSTRACT This study analyzes the teaching of geography content, as prescribed and practiced in Piauí school groups from 1927 to 1961, in order to understand the historical trajectory of this teaching in Piauí Primary Education. The documentary corpus consists of administrative messages, educational laws, documents from both the Public Instruction Directorate and the investigated schools, biographies and autobiographies, textbooks, and the memory of participants through oral history. We justify the relevance of this research as an investment of historiographic nature, capable of providing subsidies for reflection on the curriculum and as a contribution to the history of teaching. The study has a theoretical basis in the New Cultural History and with its research instrument anchored in the theoretical and methodological propositions of André Chervel (1990) interfacing with Goodson (1990) and approaching the History of School Disciplines as a historiographic field. For the analysis of documentary sources, oral sources and other sources of memory, we adopted the method of interpretation of the linguistic dimension processed by the hermeneutic path proposed by Escolano Benito (2017). The conceptual support of the research comes respectively from Goodson (1990); Chervel (1990); Chartier (1990, 1992); Certeau (1998); Viñao Frago (2008), and Escolano Benito (2017). In addition to this framework, the research is anchored in educational historiographers such as Lopes (1996, 2001, 2002); Queiroz (2008); Brito (1996); Martins (2009, 2011); Sousa (2009); Soares (2008); Souza (2004); Ribeiro (2000, 2003, 2008); Carvalho (1994); Vlach (1991, 1988, 2004), among others. The initial chronological cut is 1927, by the date of adoption of the Primary Education Program implemented by the education reformer from Parnaíba, Luis Galhanone, that extends until 1961 when the first LDBN No. 4,024/61 was promulgated. Initially, we reflect on Geography as a school subject present in the curriculum of the Piauí School Groups, highlighting the educational practice developed in this school during the period investigated. Then we present the data which led us to the production of Geography as a school subject in Piauí Primary School. Finally, we discuss teacher training to teach geography at this level of education. We elaborated on the thesis that the geographic contents taught in the Piauí school groups assumed a nationalist perspective in the investigated period, becoming a vehicle to meet the yearning for the valorization of the country by way of a teaching perspective that emphasized the enumeration and the description of the natural riches, its location, and the memorization of the studied contents, thus linked to the perspective of the teaching practices of Traditional Geography. However, we realize that the ideology of patriotic nationalism was the purpose of primary education in general, not specifically of geography. Thus, the teaching of geography did not assume in itself a nationalist perspective, since the predominance of the traditional methods used in this teaching did not allow the understanding of the studied phenomena. Therefore, the purpose that was attributed to this school subject was not realized when aiming at the formation of the patriotic and nationalist spirit in the education of the younger Piauí students. However, there was a type of teaching with a traditional approach, emphasizing, instead, the enumeration and description of natural riches, the location of phenomena, and the memorization of the studied contents. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da geografia escolar pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject Grupos escolares pt_BR
dc.subject Práticas educativas e pedagógicas pt_BR
dc.subject História da educação piauiense pt_BR
dc.subject History of school geography pt_BR
dc.subject Primary school pt_BR
dc.subject School groups pt_BR
dc.subject Educational and pedagogical practices pt_BR
dc.subject History of piauí education pt_BR
dc.title A GEOGRAFIA NOS GRUPOS ESCOLARES NO PIAUÍ: currículo, prática educativa e cultura escolar (1927-1961) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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