Abstract:
Resumo:
A presente dissertação explora a relevância dos jogos matemáticos no desenvolvimento
cognitivo dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, com ênfase na neuropsico-pedagogia. O estudo aborda a resistência de alguns educadores ao uso de jogos em sala de
aula e destaca a necessidade de formação adequada dos professores para implementar esses
recursos didáticos efetivamente. Para responder à questão de pesquisa, o trabalho realiza
uma revisão bibliográfica sobre o tema, identifica os jogos matemáticos mais utilizados
por meio da metodologia iDEAl (CUNHA, 2017) e suas contribuições para o desenvolvi-mento cognitivo, além de propor atividades envolvendo jogos matemáticos. Esta pesquisa
contribui para a compreensão de como os jogos matemáticos podem ser uma ferramenta
pedagógica eficaz para o desenvolvimento cognitivo, proporcionando uma aprendizagem
lúdica e significativa.
Abstract
This dissertation explores the relevance of mathematical games in the cognitive develop-ment of elementary and high school students, with emphasis on neuropsychopedagogy.
The study addresses the resistance of some educators to the use of games in the clas-sroom and underscores the need for adequate teacher training to effectively implement
these didactic resources. To answer the research question, the work carries out a biblio-graphical review on the topic, identifies the most used mathematical games through the
iDEAl methodology (CUNHA, 2017) and their contributions to cognitive development, in
addition to proposing activities involving mathematical games. This research contributes
to the understanding of how mathematical games can be an effective pedagogical tool for
cognitive development, providing a playful and meaningful learning experience.