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A FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: significação da atividade de ensino dirigida para formação humana em uma perspectiva histórico crítica

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dc.contributor.author BONFIM, Luiz Jesus Santos
dc.date.accessioned 2024-09-16T14:14:22Z
dc.date.available 2024-09-16T14:14:22Z
dc.date.issued 2024-09-16
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3595
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques Examinadora externa: Profa. Dra. Maria Eliza Mattosinho Bernardes Examinadora externa: Profa. Dra. Lucineide Barros Medeiros Examinadora interna: Profa. Dra. Maria Escolástica de Moura Santos Examinadora interna: Profa. Dra. Maria Vilani Cosme de Carvalho pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A licenciatura em educação do campo (LEdoC) vem se constituindo a partir de experiências formativas de caráter contra hegemônico, defendendo um projeto de educação que tem como intencionalidade a formação humana. Na realização desta investigação partimos do seguinte problema de pesquisa: como se constitui a formação inicial docente na licenciatura em educação do campo que tem como intencionalidade a formação humana de seus discentes em uma perspectiva histórico crítica? No encaminhamento a essa questão a tese é que a formação inicial na LEdoC se dirige para formação humana em uma perspectiva histórico crítica, quando é mediada por uma teoria pedagógica crítico radical, que possibilita o desenvolvimento de significações da atividade de ensino, como condição para promover a compreensão da prática social para além da aparência fenomênica. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar em contexto de pesquisa-formação onto-crítica, o processo de constituição da formação inicial docente na licenciatura em educação do campo dirigida para a formação humana em uma perspectiva histórico crítica. Como objetivos específicos a pesquisa visa: identificar necessidades formativas de licenciandos dirigida para formação humana em uma perspectiva histórico crítica na LEdoC; expandir significações acerca das condições que precisam ser produzidas para o desenvolvimento de atividades formativas humanizadoras na LEdoC; analisar a dialética apropriação-objetivação das significações produzidas nas práticas formativas dos licenciandos. A pesquisa vinculada à linha Formação Humana e processos educativos do Programa de Pós-graduação em Educação, foi desenvolvida a partir dos aportes teórico-metodológicos que orientam a compreensão da educação como formação humana, sendo eles, o materialismo histórico-dialético, a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Como metodologia utilizou-se a pesquisa-formação onto-crítica por meio de dispositivos para formação e produção de dados: relatórios e projetos, encontros formativos, diários formativos. Os resultados da pesquisa foram sistematizadas a partir dos núcleos de significação. No primeiro núcleo estão as zonas de sentido engendradas na dialética objetividade e subjetividade da prática social, que mediaram a trajetória formativa das participantes. As mediações evidenciaram o movimento dialético entre os aspectos, sociais, econômicos e culturais na constituição dos afetos em relação à docência e a educação do campo. As possibilidades realizadas e as possibilidades em potencial desenvolvidas no processo formativo constituem o segundo núcleo. As categorias teóricas apropriadas e objetivadas pelas participantes, constituem zonas de sentido presentes nas significações. Nos internúcleos, a totalidade revelada nas zonas de sentido das significações, apontam as condições objetivas produzidas no processo formativo como condição para o desenvolvimento da atividade de ensino dirigida para formação humana em uma perspectiva histórico crítica. ABSTRACT: The degree in field education (LEdoC) has been constituted from formative experiences of character against hegemonic, which defends an education project that has as intentionality the human formation. In carrying out this research we start from the following research problem: how is the initial teacher training in the degree in education of the field that has as intentionality the human formation of its students in a critical historical perspective? In addressing this issue the thesis is that the initial training in LEdoC is directed to human formation in a critical historical perspective, when it is mediated by a radical critical pedagogical theory, which allows the development of meanings of the teaching activity, as a condition to promote the understanding of social practice beyond phenomenal appearance. This research has as general objective to analyze in the context of research-training onto-critical, the process of constitution of the initial teacher training in the degree in education of the field directed to the human formation in a critical historical perspective. As specific objectives the research aims to: identify training needs of undergraduates directed to human formation in a critical historical perspective in LEdoC; expand meanings about the conditions that need to be produced for the development of humanizing formative activities in LEdoC; analyze the dialectic appropriation-objectification of the meanings produced in the formative practices of the licensees. The research linked to the Human Formation line and educational processes of the Postgraduate Program in Education, was developed from the theoretical-methodological contributions that guide the understanding of education as a human formation, beingcultural psychology and historical-critical pedagogy. The methodology used was the research-training into-critical through devices for training and production of data: reports and projects, training meetings, training diaries. The results of the research were systematized from the nuclei of meaning. In the first nucleus are the zones of meaning engendered in the dialectic objectivity and subjectivity of social practice, which mediated the formative trajectory of the participants. The mediations evidenced the dialectical movement between the social, economic and cultural aspects in the constitution of affections in relation to teaching and education in the field. The possibilities realized and the potential possibilities developed in the training process constitute the second core. The theoretical categories appropriated and objectified by the participants, constitute zones of meaning present in the meanings. In internucleus, the totality revealed in the meaning zones of meanings, point out the objective conditions produced in the formative process as a condition for the development of teaching activity directed to human formation in a critical historical perspective. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação humana pt_BR
dc.subject Licenciatura em educação do campo pt_BR
dc.subject Significações pt_BR
dc.subject Necessidades formativas pt_BR
dc.subject Pesquisa-formação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Human formation pt_BR
dc.subject Degree in field education pt_BR
dc.subject Meanings pt_BR
dc.subject Training needs pt_BR
dc.subject Research-training pt_BR
dc.title A FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: significação da atividade de ensino dirigida para formação humana em uma perspectiva histórico crítica pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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