Abstract:
RESUMO
Saberes e práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: um estudo na rede estadual
de Campo Maior-PI, apresentado à comunidade acadêmica, resulta de uma investigação acerca
de como os saberes mobilizados pelos profissionais da educação de jovens e adultos influen-ciam o desenvolvimento da prática pedagógica no contexto escolar. A formação do professor
da EJA constitui um dos grandes desafios a ser enfrentado. Este estudo tem como objeto os
saberes e práticas pedagógicas dos professores que atuam com pessoas jovens e adultas no mu-nicípio de Campo Maior-PI e como essas questões articuladas podem melhorar o processo de
escolarização e a vida do aluno. Surgiu da seguinte questão/problema: “Como os saberes mo-bilizados pelos profissionais da educação de jovens e adultos influenciam o desenvolvimento
da prática pedagógica no contexto escolar”? Tem como objetivo geral compreender como os
saberes mobilizados pelos profissionais da educação de jovens e adultos influenciam o desen-volvimento da prática pedagógica no contexto escolar. Delineado como pesquisa qualitativa do
tipo narrativa, o estudo utilizou para coleta de dados o dispositivo Cartas Pedagógicas escritas
por quatro professores que atuam no Ensino Médio no Centro Educacional de Jovens e Adultos
no contexto urbano de Campo Maior-PI. Os dados foram organizados em categorias, Bardin
(2015), com auxílio do software Iramuteq, interpretados a luz da análise de discurso fundamen-tado nas concepções de Pêcheux (2015) e Orlandi (2007, 2012 e 2015). Os resultados mostra-ram que os professores entendem que a EJA possui uma diversidade que precisa ser respeitada
e que os materiais didáticos fornecidos pelo Estado não dão conta da realidade dessa modali-dade de ensino. Conclui-se então, que os saberes docentes emergem do atuar em sala de aula e
do processo de formação inicial e continuada e que a interação entre esses saberes contribui
para o desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipatória.
ABSTRACT
Pedagogical knowledge and practices in Youth and Adult Education: a study in the state net-work of Campo Maior-PI, presented to the academic community, results from an investigation
into how the knowledge mobilized by youth and adult education professionals influences the
development of pedagogical practice in the school context. The training of EJA teachers is one
of the great challenges to be faced. This study has os its object the knowledge and pedagogical
practices of teachers who work with young people and adults in the city of Campo Maior-PI
and how these articulated questions can improve the schooling process and the student's life. It
arose from the following question/problem: “How does the knowledge mobilized by youth and
adult education professionals influence the development of pedagogical practice in the school
context”? Its general objective is to understand how the knowledge generated by youth and
adult education professionals influences the development of pedagogical practice in the school
context. Set up as a narrative survey with a qualitative approach, the study used the Pedagogical
Letters device for datar collection, having four teachers as a sample definition, which can be
viewed as a representative sample in the case of a qualitative survey of those who work in High
School at the Educational Centre for the Youth and Adults in the urban context of Campo Ma-ior-PI. The data were organised into categories, Bardin (2015), with the help of a piece of soft-ware called Iramuteq, and then interpreted in the light of discourse analysis based on the con-cepts of Pêcheux (2015) and Orlandi (2007, 2012 and 2015). The results showed that teachers
understand that EJA has a diversity that needs to be respected and that the teaching materials
provided by the State do not handle the reality of this teaching modality. It is then concluded
that teaching knowledge emerges from working in the classroom and from the process of initial
and continuing education and that the interaction between this knowledge contributes to the
development of autonomous and emancipatory pedagogical practice.