Repositório Institucional da UFPI

ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA

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dc.contributor.author AMORIM, Marília Carollyne Soares de
dc.date.accessioned 2024-09-16T12:31:14Z
dc.date.available 2024-09-16T12:31:14Z
dc.date.issued 2024-09-16
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3591
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa Examinadora: Profa. Dra. Enicéia Gonçalves Mendes Examinador: Prof. Dr. Antônio de Pádua Carvalho Lopes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O ano de 2020 trouxe grandes desafios para o processo educativo com inúmeras modificações em todas as esferas da sociedade em função da disseminação mundial da pandemia provocada pelo novo coronavírus SARS-Cov-19, que suspendeu as atividades no espaço escolar, com o intuito de conter sua transmissão. Neste cenário, os sistemas de ensino reorganizaram-se para ofertar as atividades acadêmicas de forma on-line na intenção de preservar o direito a educação, ainda que o contato restrito com os pares tivesse impacto negativo no desenvolvimento pessoal, principalmente do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar a organização escolar para prover participação e aprendizagem no ensino remoto emergencial ao público-alvo da Educação Especial na rede municipal de Teresina-PI. O estudo adotou a abordagem qualitativa e se caracteriza como um estudo de caso. O instrumento para coleta dos dados foi entrevista semiestrutura aplicada a profissionais da educação, gestores, professoras, profissional de apoio à inclusão, e também às famílias de alunos do público-alvo da educação especial. Os resultados identificaram organização distinta para prover o ensino remoto emergencial para esse público nas instituições pesquisadas, apresentando desafios pessoais e coletivos para os professores, os alunos e as famílias na pandemia. As aulas a distância impossibilitaram uma real interação para o direcionamento do processo educacional e pessoal dos educandos por indisponibilidade de recursos materiais e adaptados adequados de acordo com as séries frequentadas pelos alunos. Além disso, evidenciou a ausência de orientações a professores e a insuficiência de pessoal qualificado o que afetou massivamente o planejamento de estratégias para atender às especificidades desse alunado em um contexto desconhecido que, naturalmente, alterava as condições emocionais, financeiras e pessoais com repercussões profundas na escolarização. ABSTRACT The year of 2020 brought great challenges to the educational process with numerous changes in all spheres of society due to the worldwide spread of the pandemic caused by the new coronavirus SARS-Cov-19, which suspended activities in the school space, in order to contain your transmission. In this scenario, education systems were reorganized to offer academic activities online in order to preserve the right to education, even though the restricted contact with peers had a negative impact on personal development, mainly from the Target Audience of Special Education (TASE). In this sense, the research aimed to analyze the school organization to provide participation and learning in emergency remote teaching to the target audience of Special Education in the municipal network of Teresina-PI. The study adopted a qualitative approach and is characterized as a case study. The instrument for data collection was a semi-structured interview applied to education professionals, managers, teachers, inclusion support professionals, and also to the families of students from the target audience of special education. The results identified a distinct organization to provide emergency remote teaching for this audience in the institutions surveyed, presenting personal and collective challenges for teachers, students and families in the pandemic. The distance classes made it impossible to have a real interaction for the direction of the educational and personal process of the students due to the unavailability of material resources and suitable adapted according to the grades attended by the students. In addition, it evidenced the absence of guidance to teachers and the insufficiency of qualified personnel, which massively affected the planning of strategies to meet the specificities of this student in an unknown context that, naturally, altered the emotional, financial and personal conditions with profound repercussions on the schooling. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Ensino remoto - Pandemia pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject School inclusion pt_BR
dc.subject Remote teaching - Pandemic pt_BR
dc.title ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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