Abstract:
RESUMO
O ano de 2020 trouxe grandes desafios para o processo educativo com inúmeras modificações
em todas as esferas da sociedade em função da disseminação mundial da pandemia provocada
pelo novo coronavírus SARS-Cov-19, que suspendeu as atividades no espaço escolar, com o
intuito de conter sua transmissão. Neste cenário, os sistemas de ensino reorganizaram-se para
ofertar as atividades acadêmicas de forma on-line na intenção de preservar o direito a educação,
ainda que o contato restrito com os pares tivesse impacto negativo no desenvolvimento pessoal,
principalmente do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Nesse sentido, a pesquisa teve
como objetivo analisar a organização escolar para prover participação e aprendizagem no
ensino remoto emergencial ao público-alvo da Educação Especial na rede municipal de
Teresina-PI. O estudo adotou a abordagem qualitativa e se caracteriza como um estudo de caso.
O instrumento para coleta dos dados foi entrevista semiestrutura aplicada a profissionais da
educação, gestores, professoras, profissional de apoio à inclusão, e também às famílias de
alunos do público-alvo da educação especial. Os resultados identificaram organização distinta
para prover o ensino remoto emergencial para esse público nas instituições pesquisadas,
apresentando desafios pessoais e coletivos para os professores, os alunos e as famílias na
pandemia. As aulas a distância impossibilitaram uma real interação para o direcionamento do
processo educacional e pessoal dos educandos por indisponibilidade de recursos materiais e
adaptados adequados de acordo com as séries frequentadas pelos alunos. Além disso,
evidenciou a ausência de orientações a professores e a insuficiência de pessoal qualificado o
que afetou massivamente o planejamento de estratégias para atender às especificidades desse
alunado em um contexto desconhecido que, naturalmente, alterava as condições emocionais,
financeiras e pessoais com repercussões profundas na escolarização.
ABSTRACT
The year of 2020 brought great challenges to the educational process with numerous changes
in all spheres of society due to the worldwide spread of the pandemic caused by the new
coronavirus SARS-Cov-19, which suspended activities in the school space, in order to contain
your transmission. In this scenario, education systems were reorganized to offer academic
activities online in order to preserve the right to education, even though the restricted contact
with peers had a negative impact on personal development, mainly from the Target Audience
of Special Education (TASE). In this sense, the research aimed to analyze the school
organization to provide participation and learning in emergency remote teaching to the target
audience of Special Education in the municipal network of Teresina-PI. The study adopted a
qualitative approach and is characterized as a case study. The instrument for data collection was
a semi-structured interview applied to education professionals, managers, teachers, inclusion
support professionals, and also to the families of students from the target audience of special
education. The results identified a distinct organization to provide emergency remote teaching
for this audience in the institutions surveyed, presenting personal and collective challenges for
teachers, students and families in the pandemic. The distance classes made it impossible to have
a real interaction for the direction of the educational and personal process of the students due
to the unavailability of material resources and suitable adapted according to the grades attended
by the students. In addition, it evidenced the absence of guidance to teachers and the
insufficiency of qualified personnel, which massively affected the planning of strategies to meet
the specificities of this student in an unknown context that, naturally, altered the emotional,
financial and personal conditions with profound repercussions on the schooling.