Abstract:
RESUMO: Este trabalho estuda a juventude brasileira entre os anos 1970-1980, tomando como pretexto a
vida e a obra de Raul Seixas (1945-1989), artista cuja obra tem sido historicamente vinculada
à contracultura brasileira. O principal objetivo do estudo foi apresentar aspectos específicos da
vida e da obra do artista baiano, indagando como as suas músicas podem ajudar a conhecer a
história da juventude brasileira no período. Como se trata de um período em que o Brasil se
encontrava sob uma ditadura militar, período no qual as pessoas — especialmente os artistas
— eram em geral definidas como engajadas ou alienadas, a vida e obra de Raul Seixas
exclamam uma terceira via existencial, a qual já foi definida como “corpo-transbunde-libertário” (CASTELO BRANCO, 2005). Empiricamente, o trabalho foi suportado por
publicações sobre a obra de Raul Seixas, bem como pelo que já se escreveu sobre esta obra.
Conceitualmente, o trabalho operou com um variado conjunto de autores — de Theodore
Roszak a Félix Guattari.
ABSTRACT: This paper studies Brazilian youth between the years of 1970-1980, taking as bases the life and
work of Raul Seixas (1945-1989), an artist whose work has been historically linked to Brazilian
counterculture. The aim of the study was to present specific aspects of the life and work of the
baiano artist, by asking how his songs can help to understand the history of Brazilian youth in
this period. Since it is a moment when Brazil was under a military dictatorship, a period in
which people - especially artists - were generally defined as either engaged or alienated, the life
and work of Raul Seixas exclaims a third existential path, which has been defined as "corpo-transbunde-libertário" (CASTELO BRANCO, 2005). Empirically, the research was supported
by publications about the work of Raul Seixas and, as well, by what has already been written
about his work. Conceptually, the research worked with a varied set of authors - from Theodore
Roszak to Félix Guattari.