Abstract:
RESUMO Os povos do campo tiveram historicamente seu direito à educação negado pelas elites econômicas que conduziram o projeto de desenvolvimento no campo, marcado por uma política de exclusão e de aprofundamento das desigualdades econômicas e sociais. Neste contexto, os movimentos sociais assumiram a luta pela construção de outro projeto de campo pautado na justiças social e na sustentabilidade, tendo a educação como uma pauta estratégica de luta. Nesta perspectiva, a Pedagogia da Alternância emerge como uma alternativa política de formação crítica dos jovens camponeses, tendo as famílias como protagonistas deste projeto educativo. Diante deste contexto, esta pesquisa surgiu com o propósito de refletir sobre a seguinte indagação: quais as contribuições das famílias nos projetos socioeducativos da Escola Família Agrícola de Miguel Alves-PI? Assim, define-se como objetivo geral: investigar as contribuições das famílias nos projetos socioeducativos da Escola Família Agrícola de Miguel Alves-PI. As reflexões construídas neste processo fundamentam-se em Leite (1999), Caldart (2009), Gimonet (2016). Freire (2017), entre outros/as. O processo de investigação foi desenvolvido com base dos referenciais teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, a partir da abordagem crítico-dialética. A produção de dados foi desenvolvida por meio da análise documental, da entrevista semiestruturada e das rodas de diálogos, dados foram organizados e analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdos de Bardin (2016). A pesquisa foi desenvolvida na Escola Família Agrícola de Miguel Alves, situada no município brasileiro de Miguel Alves – PI, uma instituição filantrópica criada com o apoio da Fundação Padre Antônio Dante Civiero – FUNACI, e contou com 10 (dez) interlocutores, entre gestores, educadores, educandos e membros das famílias. A partir dos diálogos estabelecidos com os participantes da pesquisa, concluímos que os projetos educativos e produtivos construídos pela EFA têm contribuido singnificamente na melhoria da qualidade de vida das famílias. Alem disto, as experiências de formação das famílias, implementadas pela escola, têm contribuído para o maior envolvimento dos pais e das mães na busca de alternativas que favoreçam a superação dos desafios enfrentados na construção dos projetos educativos insttiuidos pela EFA comprometido com o desenvolvimento das comunidades.
ABSTRACT Rural people have historically had their right to education denied by the economic elites that led the development project in the countryside, marked by a policy of exclusion and deepening of economic and social inequalities. In this context, social movements took up the struggle to build another field project based on social justice and sustainability, with education as a strategic agenda for struggle. In this perspective, the Pedagogy of Alternation emerges as a political alternative for the critical formation of young rural people, with families as protagonists of this educational project. Given this context, this research emerged with the purpose of reflecting on the following question: what are the contributions of families in the socio-educational projects of the Escola Família Agrícola de Miguel Alves, PI? Thus, the general objective is defined as: investigating the contributions of families in the socio-educational projects of the Escola Família Agrícola de Miguel Alves, PI. The reflections built in this process are based on Leite (1999), Caldart (2009), Gimonet (2016). Freire (2017), among others. The investigation process was developed based on the theoretical-methodological references of qualitative research, from the Critical-Dialectic approach. Data production will be developed through document analysis, semi-structured interviews and dialogue circles, data will be organized and analyzed based on the assumptions of Bardin's Content Analysis (2016). The research was carried out at the Escola Família Agrícola (EFA) de Miguel Alves, located in the Brazilian municipality of Miguel Alves, PI, a philanthropic institution created with the support of the Padre Antônio Dante Civiero Foundation (FUNACI), and had 10 (ten) interlocutors, including managers, educators, students, and family members. From the dialogues established with the research participants, we concluded that the educational and productive projects built by EFA have contributed significantly to improving the quality of life of the families. In addition, the family formation experiences, implemented by the school, have contributed to the greater involvement of fathers and mothers in the search for alternatives that favor overcoming the challenges faced in the construction of the educational projects instituted by EFA committed to the development of communities.