Abstract:
RESUMO :
Nesta pesquisa pretendemos discutir como os professores de Geografia da
educação básica conferem sentido à sua prática docente mediada por Tecnologias
Digitais. Utilizamos, como referência, a Teoria das Representações Sociais
desenvolvida por Moscovici (1978) segundo a qual as representações sociais são
resultantes de um conjunto de crenças, ideias e explicações elaboradas por um
determinado grupo social. A função das Representações Sociais é tornar algo
desconhecido em algo familiar. Assim, buscamos investigar como os professores de
Geografia que atuam na Educação Básica dão significado às novas práticas
construídas com o uso dessas ferramentas digitais. Estabelecemos como objetivo
geral da pesquisa analisar a representação social de TDICS, articuladas por
professores de geografia da cidade de Campo Maior-PI. Os objetivos específicos
foram: i) verificar que o nível e formação os professores tiveram para utilização das
tecnologias digitais no ensino de geografia; ii) conhecer as TDICs utilizadas pelos
professores de geografia; iii) identificar o conteúdo da representação social de
TDICS articuladas por professores de geografia. Para concretização dos objetivos,
fizemos uso das técnicas de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Com isso, a
pesquisa realizada teve abordagem quali-quantitativa visando a uma interpretação
dos fatos relacionados ao fenômeno em análise. Desse modo, busca-se responder
os seguintes questionamentos: como os professores constroem esse conhecimento,
tendo em vista que em seu processo de construção profissional e social, essas
ferramentas digitais não existiam? Como as Tecnologias digitais estão inseridas no
ensino de geografia? Qual a representação social de tecnologias digitais é
compartilhada por professores de geografia da cidade de Campo Maior – PI? Como
estão sendo apropriadas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
(TDICs) pelos professores de Geografia da cidade de Campo Maior – PI? Para a
coleta de dados utilizamos como instrumentos um questionário de pesquisa e uma
entrevista semiestruturada. Como resultados, pudemos constatar a existência de
uma representação social de TDICs ainda em construção, mas que foi acelerada
pelo momento pandêmico pelo qual o mundo está passando. Entretanto, é possível
perceber uma associação dessas tecnologias a questões de aceleração de
aprendizagem e aos direitos de cidadania dos estudantes. A pesquisa mostrou que
os professores de Geografia da cidade de Campo Maior apresentam uma
representação social positiva de TDICs no ensino de Geografia, entretanto essa
representação é compreendida pela urgência na utilização das tecnologias digitais
no ensino remoto devido à pandemia.
ABSTRACT :
In this research, we intend to discuss how Geography teachers in basic education
give meaning to their teaching practice mediated by Digital Technologies. We use as
a reference the Social Representations Theory developed by Moscovici (1978)
according to which social representations are the result of a set of beliefs, ideas, and
explanations elaborated by a particular social group. The function of Social
Representations is to make something unknown into something familiar. Thus, we
seek to investigate how Geography teachers who work in Basic Education give
meaning to new practices built with the use of these digital tools. We established as a
general objective of the research to analyze the social representation of TDICS
articulated by geography teachers in the city of Campo Maior-PI. As specific
objectives: i) to verify what kind of training the teachers had to use digital
technologies in the teaching of geography; ii) know which TDICs are used by
geography teachers; iii) identify the content of the social representation of TDICS
articulated by geography teachers. To achieve the objectives, we used the
techniques of Content Analysis by Bardin (1977). Thus, the research carried out had
a quality-quantitative approach aiming at an interpretation of the facts related to the
phenomenon under analysis. In this way, we seek to answer the following questions:
how do teachers build this knowledge, given that in their process of professional and
social construction, these digital tools did not exist? How are digital technologies
inserted into geography teaching? What is the social representation of digital
technologies shared by geography teachers in the city of Campo Maior - PI? How are
the Digital Information and Communication Technologies (TDICs) being appropriated
by Geography teachers in the city of Campo Maior - PI? For data collection, we used
a research questionnaire and a semi-structured interview as instruments. As a result,
we were able to verify the existence of a social representation of TDICs still under
construction, but which was accelerated by the pandemic moment the world is going
through. However, it is possible to perceive an association of these technologies on
issues of learning acceleration and the citizenship rights of students. The research
showed that Geography teachers in the city of Campo Maior have a positive social
representation of TDICs in the teaching of Geography, however this representation is
understood by the urgency in the use of digital technologies in remote teaching due
to the pandemic