Abstract:
RESUMO : 
Nesta pesquisa pretendemos discutir como os professores de Geografia da 
educação básica conferem sentido à sua prática docente mediada por Tecnologias 
Digitais. Utilizamos, como referência, a Teoria das Representações Sociais 
desenvolvida por Moscovici (1978) segundo a qual as representações sociais são 
resultantes de um conjunto de crenças, ideias e explicações elaboradas por um 
determinado grupo social. A função das Representações Sociais é tornar algo 
desconhecido em algo familiar. Assim, buscamos investigar como os professores de 
Geografia que atuam na Educação Básica dão significado às novas práticas 
construídas com o uso dessas ferramentas digitais. Estabelecemos como objetivo 
geral da pesquisa analisar a representação social de TDICS, articuladas por 
professores de geografia da cidade de Campo Maior-PI. Os objetivos específicos
foram: i) verificar que o nível e formação os professores tiveram para utilização das 
tecnologias digitais no ensino de geografia; ii) conhecer as TDICs utilizadas pelos 
professores de geografia; iii) identificar o conteúdo da representação social de 
TDICS articuladas por professores de geografia. Para concretização dos objetivos, 
fizemos uso das técnicas de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Com isso, a 
pesquisa realizada teve abordagem quali-quantitativa visando a uma interpretação 
dos fatos relacionados ao fenômeno em análise. Desse modo, busca-se responder 
os seguintes questionamentos: como os professores constroem esse conhecimento, 
tendo em vista que em seu processo de construção profissional e social, essas 
ferramentas digitais não existiam? Como as Tecnologias digitais estão inseridas no 
ensino de geografia? Qual a representação social de tecnologias digitais é 
compartilhada por professores de geografia da cidade de Campo Maior – PI? Como 
estão sendo apropriadas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação 
(TDICs) pelos professores de Geografia da cidade de Campo Maior – PI? Para a 
coleta de dados utilizamos como instrumentos um questionário de pesquisa e uma 
entrevista semiestruturada. Como resultados, pudemos constatar a existência de 
uma representação social de TDICs ainda em construção, mas que foi acelerada 
pelo momento pandêmico pelo qual o mundo está passando. Entretanto, é possível 
perceber uma associação dessas tecnologias a questões de aceleração de 
aprendizagem e aos direitos de cidadania dos estudantes. A pesquisa mostrou que 
os professores de Geografia da cidade de Campo Maior apresentam uma 
representação social positiva de TDICs no ensino de Geografia, entretanto essa 
representação é compreendida pela urgência na utilização das tecnologias digitais 
no ensino remoto devido à pandemia.
ABSTRACT :
In this research, we intend to discuss how Geography teachers in basic education 
give meaning to their teaching practice mediated by Digital Technologies. We use as 
a reference the Social Representations Theory developed by Moscovici (1978) 
according to which social representations are the result of a set of beliefs, ideas, and 
explanations elaborated by a particular social group. The function of Social 
Representations is to make something unknown into something familiar. Thus, we 
seek to investigate how Geography teachers who work in Basic Education give 
meaning to new practices built with the use of these digital tools. We established as a 
general objective of the research to analyze the social representation of TDICS 
articulated by geography teachers in the city of Campo Maior-PI. As specific 
objectives: i) to verify what kind of training the teachers had to use digital 
technologies in the teaching of geography; ii) know which TDICs are used by 
geography teachers; iii) identify the content of the social representation of TDICS 
articulated by geography teachers. To achieve the objectives, we used the 
techniques of Content Analysis by Bardin (1977). Thus, the research carried out had 
a quality-quantitative approach aiming at an interpretation of the facts related to the 
phenomenon under analysis. In this way, we seek to answer the following questions: 
how do teachers build this knowledge, given that in their process of professional and 
social construction, these digital tools did not exist? How are digital technologies 
inserted into geography teaching? What is the social representation of digital 
technologies shared by geography teachers in the city of Campo Maior - PI? How are 
the Digital Information and Communication Technologies (TDICs) being appropriated 
by Geography teachers in the city of Campo Maior - PI? For data collection, we used 
a research questionnaire and a semi-structured interview as instruments. As a result, 
we were able to verify the existence of a social representation of TDICs still under 
construction, but which was accelerated by the pandemic moment the world is going 
through. However, it is possible to perceive an association of these technologies on
issues of learning acceleration and the citizenship rights of students. The research 
showed that Geography teachers in the city of Campo Maior have a positive social 
representation of TDICs in the teaching of Geography, however this representation is 
understood by the urgency in the use of digital technologies in remote teaching due 
to the pandemic