Repositório Institucional da UFPI

O USO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CÔNICAS: elipse, hipérbole e parábola

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MARTINS, Francisco Edinaldo
dc.date.accessioned 2023-11-30T19:36:06Z
dc.date.available 2023-11-30T19:36:06Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3533
dc.description Orientador: Prof. Dr. Antônio Kelson Vieira da Silva Examinador interno: Prof. Dr. Liane Mendes Feitosa Soares Examinador externo: Prof. Dr. Rodolfo Soares Teixeira - UECE pt_BR
dc.description.abstract Resumo Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância do software educacional Geogebra como suporte pedagógico para o ensino das Cônicas (elipse, hipérbole e parábola). Introduzimos os principais conceitos, definições e propriedades representadas pelos lugares geométricos e equações que representam esse tema da geometria analítica em nível de ensino médio. Ressaltamos a importância da utilização do Método Fedathi, sempre focando o protagonismo do aluno no desenvolvimento dos temas propostos, tornando o ensino da matemática mais significativo, onde o aluno é motivado á construção do conhecimento matemático. Desse modo, desenvolvemos uma sequência didática pelo método tradicional de ensino, e outra com o uso do Geogebra. Os resultados obtidos mostram que a turma na qual fizemos a intervenção com o uso do Geogebra absorveu melhor o conteúdo, quando comparados com a turma que desenvolvemos os conteúdos de forma tradicional de ensino. Concluímos que o uso do software Geogebra é um importante recurso tecnológico que pode auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem, permitindo ao estudante investigar, explorar, conjecturar, despertando e estimulando o interesse pelo conhecimento matemático. Abstract This work was developed with the objective of showing the importance of the educational software Geogebra as a pedagogical support for the teaching of Conics (ellipse, hyperbola and parabola). We introduce the main concepts, definitions and properties represented by the loci and equations that represent this subject of analytic geometry at high school level. We emphasize the importance of using the Fedathi Method, always focusing on the student’s protagonism in the development of the proposed themes, making the teaching of mathematics more meaningful, where the student is motivated to build mathematical knowledge. In this way, we developed a didactic sequence using the traditional teaching method, and another using Goegebra. The results obtained show that the class in which we did the intervention using Geogebra absorbed the content better, when compared to the class that developed the content in a traditional way of teaching. We conclude that the use of software Geogebra is an important technological resource that can help the teacher in the teaching-learning process, allowing the student to investigate, explore, conjecture, awakening and stimulating interest in mathematical knowledge. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino - Matemática pt_BR
dc.subject Cônicas pt_BR
dc.subject Geogebra pt_BR
dc.subject Sequências Fedathi pt_BR
dc.subject Education - Mathematics pt_BR
dc.subject Conics pt_BR
dc.subject Geogebra pt_BR
dc.subject Fedathi sequences pt_BR
dc.title O USO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CÔNICAS: elipse, hipérbole e parábola pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account