Abstract:
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância do software
educacional Geogebra como suporte pedagógico para o ensino das Cônicas (elipse,
hipérbole e parábola).
Introduzimos os principais conceitos, definições e propriedades representadas pelos
lugares geométricos e equações que representam esse tema da geometria analítica em nível
de ensino médio. Ressaltamos a importância da utilização do Método Fedathi, sempre
focando o protagonismo do aluno no desenvolvimento dos temas propostos, tornando o
ensino da matemática mais significativo, onde o aluno é motivado á construção do conhecimento
matemático. Desse modo, desenvolvemos uma sequência didática pelo método
tradicional de ensino, e outra com o uso do Geogebra.
Os resultados obtidos mostram que a turma na qual fizemos a intervenção com o uso
do Geogebra absorveu melhor o conteúdo, quando comparados com a turma que desenvolvemos
os conteúdos de forma tradicional de ensino. Concluímos que o uso do software
Geogebra é um importante recurso tecnológico que pode auxiliar o professor no processo
de ensino-aprendizagem, permitindo ao estudante investigar, explorar, conjecturar, despertando
e estimulando o interesse pelo conhecimento matemático.
Abstract
This work was developed with the objective of showing the importance of the educational
software Geogebra as a pedagogical support for the teaching of Conics (ellipse,
hyperbola and parabola).
We introduce the main concepts, definitions and properties represented by the loci
and equations that represent this subject of analytic geometry at high school level. We
emphasize the importance of using the Fedathi Method, always focusing on the student’s
protagonism in the development of the proposed themes, making the teaching of mathematics
more meaningful, where the student is motivated to build mathematical knowledge.
In this way, we developed a didactic sequence using the traditional teaching method, and
another using Goegebra.
The results obtained show that the class in which we did the intervention using Geogebra
absorbed the content better, when compared to the class that developed the content
in a traditional way of teaching. We conclude that the use of software Geogebra is an
important technological resource that can help the teacher in the teaching-learning process,
allowing the student to investigate, explore, conjecture, awakening and stimulating
interest in mathematical knowledge.