Repositório Institucional da UFPI

DESAFIOS DO ENSINO DA MATEM/ATICA PARA ESTUDANTES AUTISTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DURANTE O ENSINO REMOTO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ARAUJO, Amanda Siqueira
dc.date.accessioned 2023-11-28T18:40:56Z
dc.date.available 2023-11-28T18:40:56Z
dc.date.issued 2023-11-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3517
dc.description Examinador: Prof. Dr. Isaías Pereira de Jesus Examinadora interna: Profa. Dra. Lya Raquel Oliveira dos Santos Examinador interno: Prof. Dr. Marcos Vinicius Travaglia Examinador externo: Prof. Dr. Afonso Norberto da Silva pt_BR
dc.description.abstract Resumo O presente trabalho tem por objetivo propor recursos e atividades pedagógicas que podem ser aplicados em sala de aula para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contendo assuntos ministrados na Educação Básica pelos professores de Matemática. Os resultados apontam que a utilização de materiais concretos demonstrou resultados positivos no ensino dessa disciplina para estudantes com autismo, ajudando no raciocínio lógico e na aprendizagem. Este estudo também apresenta as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática para esses alunos durante a pandemia da Covid-19, através do ensino remoto emergencial. O trabalho inclui uma abordagem histórica da educação inclusiva, que ainda é um desafio contemporâneo proporcionar uma educação para todos. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, e os dados foram coletados através de uma revisão de literatura disponível em bases como Scientific Electronic Library Online (SciELO), google acadêmico, internet, portais de artigos digitais e revistas. Abstract The present paper aims to propose resources and pedagogical activities that can be applied in the classroom for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), covering topics taught in Basic Education by Mathematics teachers. The results indicate that the use of concrete materials has shown positive outcomes in teaching this subject to students with autism, aiding in logical reasoning and learning. This study also highlights the difficulties in the teaching and learning process of Mathematics for these students during the Covid-19 pandemic, through emergency remote teaching. The work includes a historical approach to inclusive education, which remains a contemporary challenge in providing education for all. The applied methodology was bibliographic research, and data were collected through a review of available literature in sources such as the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Scholar, the internet, digital article portals, and journals. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.title DESAFIOS DO ENSINO DA MATEM/ATICA PARA ESTUDANTES AUTISTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DURANTE O ENSINO REMOTO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account