Repositório Institucional da UFPI

SAEB NO MARANHÃO: uma análise estatística dos resultados de 5° e 9° anos do ensino fundamental no período de 2005 a 2021

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, Carlito Rocha
dc.date.accessioned 2023-11-24T20:49:15Z
dc.date.available 2023-11-24T20:49:15Z
dc.date.issued 2023-11-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3515
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Valmária Rocha da Silva Ferraz Examinadora interna: Profa. Dra. Cleide Mayra Meneses Lima Examinadora externa: Profa. Dra. Sissy da Silva Souza - UFDPar pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente trabalho apresenta uma análise estatística dos resultados do SAEB no estado do Maranhão no período de 2005 a 2021, no qual são analisadas as pro ciências em Língua Portuguesa, Matemática e IDEB das séries 5° e 9° anos do Ensino Fundamental nos 217 municípios do estado. Inicialmente discorreu-se sobre a importância do sistema de avaliações externas no Brasil, onde foi destacado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, apresentando o seu conceito histórico e a forma de como é calculado. Em seguida, foi falado sobre os testes estatísticos. Os dados do SAEB foram coletados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Após a coleta dos dados, fez-se o uso do Software RStudio para o processamento e análise das informações, onde foi analisado a evolução das pro ciências em Matemática e em Língua Portuguesa e das notas do IDEB, nas séries 5° e 9° anos do Ensino Fundamental de todos os municípios maranhenses, sendo criados tabelas e grá cos para a apresentação dos resultados. Para a análise dos dados foram realizados testes estatísticos, onde inicialmente foi analisado se haveria normalidade nas distribuições das notas de Balsas - MA e do Maranhão, hipótese esta rejeitada através do teste de normalidade. Realizou então um teste não paramétrico através do teste de Wilcoxon, onde o principal interesse de estudo foi analisar a evolução dessas variáveis no período de 2005 a 2021, comparando os dados do Maranhão com os dados de Balsas, onde veri cou-se que mesmo com os resultados de Balsas sendo superiores aos do Maranhão ao longo dos anos de SAEB, ambos tiveram evolução nas escalas de pro ciência em Língua Portuguesa e Matemática, saindo do nível insu ciente no ano de 2005 para o nível básico no ano de 2021. Por m, foi veri cado que todos os índices analisados sofreram redução de 2019 para 2021, fato este que pode ser justi cado por ter acontecido num cenário totalmente diferente, onde a grande maioria das escolas tinham suas aulas ministradas de forma remota, em decorrência da pandemia do COVID-19. ABSTRACT The present work presents a statistical analysis of the results of the SAEB in the state of Maranhão in the period from 2005 to 2021, in which the pro ciencies in Portuguese, Mathematics and IDEB of the 5th and 9th grades of Elementary School in the 217 municipalities of the state. Initially, the importance of the external evaluation system in Brazil was discussed, where the Basic Education Development Index - IDEB was highlighted, presenting its historical concept and the way in which it is calculated. Then, the statistical tests were discussed. SAEB data were collected from the website of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira - INEP. After collecting the data, the RStudio Software was used to process and analyze the information, in which the evolution of pro ciencies in Mathematics and Portuguese and IDEB grades was analyzed in the 5th and 9th grades of the Elementary School of all municipalities in Maranhão, with tables and graphs being created to present the results. Statistical tests were carried out for data analysis, where initially it was analyzed whether there would be normality in the distribution of scores from Balsas - MA and Maranhão, a hypothesis that was rejected through the normality test. A non-parametric test was then carried out using the Wilcoxon test, where the main interest of the study was to analyze the evolution of these variables in the period from 2005 to 2021, comparing the data from Maranhão with the data from Balsas, where it was veri ed that even with the results from Balsas being superior to those from Maranhão over the years of SAEB, both had evolution in the pro ciency scales in Portuguese Language and Mathematics, going from the insu cient level in the year 2005 to the basic level in the year 2021. Finally, it was veri ed that all the indexes analyzed were reduced from 2019 to 2021, a fact that can be justi ed because it happened in a completely di erent scenario, where the vast majority of schools had their classes taught remotely, as a result of the COVID-19 pandemic. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise estatística pt_BR
dc.subject IDEB pt_BR
dc.subject Proficiência em língua portuguesa pt_BR
dc.subject Proficiência em matemática pt_BR
dc.subject Statistical analysis pt_BR
dc.subject IDEB pt_BR
dc.subject Proficiency in portuguese pt_BR
dc.subject Math proficiency pt_BR
dc.title SAEB NO MARANHÃO: uma análise estatística dos resultados de 5° e 9° anos do ensino fundamental no período de 2005 a 2021 pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account