Repositório Institucional da UFPI

RETRATOS CANTADOS: imagens das velhices na memória musical brasileira

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ALVES, Marivete Ribeiro
dc.date.accessioned 2023-11-03T16:37:09Z
dc.date.available 2023-11-03T16:37:09Z
dc.date.issued 2023-11-03
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3473
dc.description Orientador: Prof. Dr. Francisco Oliveira Barros Júnior Examinadora interna: Profa. Dra. Maria Rosangela de Souza Examinadora externa: Profa. Dra. Cassandra Maria Bastos Franco pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Há um crescimento significativo da população de idosos na atualidade. Diante disso, existe ainda uma imagem distorcida do idoso associada a fatores negativos, sendo o imaginário social do envelhecimento e velhice atravessado por estereótipos e estigmas vivenciados no cotidiano, assim como preconceitos ancorados na sociedade O presente estudo visa, de forma geral, compreender as diversas imagens sobre o velho, velhice e o processo de envelhecimento, verificando como são percebidos pela sociedade, por intermédio da música brasileira, que é um veículo de transmissão de ideias que possibilita a compilação das mesmas e interpretações, sendo um elemento cultural que pode ser usado como recurso para compreender os aspectos sociais. Assim, os objetivos específicos são: analisar, ao longo de cada década, quais foram os retratos cantados e as produções de sentidos atribuídas acerca das velhices que ficaram registrados na memória musical brasileira; identificar a multiplicidade de formas de envelhecer na música brasileira no lapso 1930-2020; pensar criticamente na construção da imagem do velho, da velhice e do processo de envelhecimento em nossa sociedade através das canções brasileiras compostas neste período; promover uma reflexão sobre as questões sociais, e conexões entre a letra das melodias e as vivências presentes na realidade social. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental de caráter qualitativo. O método utilizado nesse estudo é o acesso às velhices pela via dos textos musicais. Imagens das velhices sendo influenciadas pela análise interpretativa das letras das músicas adotada por outros estudos, quanto pela Análise de Discurso, e por meio da sociologia da música. Os sujeitos deste presente trabalho são as músicas populares brasileiras selecionadas a partir de: cancioneiro popular nacional, seguindo o recorte histórico, cronologicamente entre os anos (1930 - 2020) e o grau de proximidade e familiaridade com a obra de arte explorada. O primeiro capítulo aborda o envelhecimento como processo bio-psico-sociofisiológico e cultural, vital, universal, multifatorial. O segundo capítulo problematiza a visão positivista estabelecida pela ciência, apontando a música como um método alternativo, objetivando desconstruir com a visão homogeneizadora do envelhecimento e do pensamento negativo concernente a essa fase. A partir da análise das músicas brasileiras, como resultado teve a compreensão das diversas imagens sobre o velho, a velhice e o processo de envelhecimento, a saber: foi identificado apenas nas músicas da década de 80 e nos anos 2.000, um sentido positivo vinculado à imagem da pessoa idosa. A análise das demais músicas que apresentam um sentido negativo, depreciativo, desfavorável e de repulsa à velhice e ao processo de envelhecimento, compostas nas décadas (30,40,50,60,70,90), contribuem para responder o problema proposto pelo presente estudo que constitui no seguinte questionamento: existiria no cancioneiro popular nacional uma imagem pré-estabelecida socialmente para o idoso ao longo dos séculos XX e XXI? Então, com base na exploração dessas canções foi comprovado que durante muitos anos prevaleceu apenas a imagem da velhice associada a um período de declínio e perdas, contribuindo para a existência de estereótipos e preconceitos à pessoa idosa. Tendo como autores basilares para este estudo, a antropóloga Mirian Goldenberg e a filósofa Simone Beauvoir. ABSTRACT There is a significant growth in the elderly population today. Therefore, there is still a distorted image of the elderly associated with negative factors, with the social imaginary of aging and old age crossed by stereotypes and stigmas in everyday life, as well as prejudices anchored in society. images about the old, which enables the transmission of ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is cultural that can be used to process the use, being verified as used as an element used by Brazilian society, which is a vehicle for transmitting ideas Resource to understand the social aspects. Thus, the Brazilian objectives are: to analyze, throughout the memory of each year, which were the sung portraits and the productions of meanings attributed to the approach of old age that were recorded in music. to identify the multiplicity of ways of aging in Brazilian music in the lapse of 1930-2020; critically thinking about the construction of the image of the old, old age and the aging process in our society through Brazilian songs composed in this period; to disseminate a reflection on social issues, and to link the lyrics of the melodies and the social experiences present in the social reality. This is a bibliographic and documentary study of a qualitative nature. The method used in this study is the access to vehicles through musical texts. Images of candles being influenced by the interpretive analysis of song lyrics written by others, as well as by Discourse Analysis, and through the sociology of music. The subjects of this present work are the Brazilian popular songs selected from: national popular songbook, following the historical cut, chronologically between the years (1930 - 2020) and the degree of proximity and familiarity with the work of art explored. The first chapter approaches aging as a bio-psycho-sociophysiological and cultural, vital, universal, multifactorial process. The second chapter discusses the positivist view established by science, pointing to music as an alternative method, aiming to deconstruct the homogenizing view of aging and negative thinking concerning this phase. From the analysis of Brazilian music, as a result, it was possible to understand the different images about the old man, old age and the aging process, namely: it was identified only in the music of the 80s and 2000s, a positive sense linked to the image of the elderly person. The analysis of the other songs that have a negative, derogatory, unfavorable and repulsive sense of old age and the aging process, composed in the decades (30,40,50,60,70,90), contribute to answer the problem proposed by the present study that constitutes the following question: would there be in the national popular songbook a socially pre-established image for the elderly throughout the 20th and 21st centuries? So, based on the exploration of these songs, it was proven that for many years only the image of old age associated with a period of decline and losses prevailed, contributing to the existence of stereotypes and prejudices towards the elderly. Having as basic authors for this study, the anthropologist Mirian Goldenberg and the philosopher Simone Beauvoir. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Imagem pt_BR
dc.subject Velhice pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Image pt_BR
dc.subject Old age pt_BR
dc.subject Song pt_BR
dc.title RETRATOS CANTADOS: imagens das velhices na memória musical brasileira pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account