Abstract:
RESUMO 
O ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira” é proposto inicialmente pela Lei 10.639/2003. 
Uma medida que  estabelece  a obrigatoriedade  da  história e cultura afro-brasileira nos currículos 
de escolas públicas e privadas do país, nas etapas do ensino fundamental e médio.  Considerando 
a importância de  se produzir  reflexões  sobre a educação a partir da antropologia, proponho-me, 
no presente estudo, compreender como os conteúdos referentes ao ensino de História e Cultura 
Afro-brasileira são acionados e como são dinamizados em uma  escola da rede municipal de 
Coelho Neto (MA). Diante das condições impostas pela  pandemia do  coronavírus, optei, no
processo de coleta de dados,  pela  realização de entrevistas  com diferentes agentes da instituição. 
Aponto que, apesar dos professores/as informarem que os conteúdos são trabalhados nas aulas 
durante o ano letivo, de acordo com a abordagem no livro didático e com as demandas que 
surgem, o  momento  mais específico  em que se  mobiliza elementos da história e cultura  afro-brasileira, é no projeto  em alusão ao dia da consciência negra. Isso  indica  que na escola também 
opera  a lógica da “pedagogia do evento”  na qual efetiva-se a lei  10.639/2003  mediante a 
realização de eventos.
ABSTRACT
The teaching  of  “Afro-Brazilian History and Culture” is initially proposed by Law 10.639/2003. 
A measure that establishes the obligation of Afro-Brazilian history and culture in the curriculum 
of public and private schools in the country, in the stages of elementary and high school. 
Considering the importance of producing reflections on education based on anthropology, I 
propose, in the present study, to understand how the contents referring to the teaching of Afro-Brazilian History and Culture are activated and how they are dynamized in a school in the 
municipal network of Coelho Neto (MA). In view of the conditions imposed by the coronavirus 
pandemic, I chose, in the data collection process, to carry out interviews with different agents 
of the institution. I point out that, despite the teachers informing that the contents are worked 
on in the classes during the school year, according to the approach in the textbook and the 
demands that arise, the most specific moment in which elements of Afro-Brazilian history and 
culture  are mobilized, is in the project in allusion to the day of black consciousness. This 
indicates that the logic of the “event  pedagogy” also operates in the school, in which Law 
10.639/2003 is implemented through the holding of events.