Abstract:
RESUMO
Introdução: A prevenção e controle de infecções no ambiente domiciliar levam a
inúmeras investigações que são levantadas pelos pesquisadores. A formação em
enfermagem deve contemplar a ampliação das competências, em especial dos
enfermeiros, pois perfaz o cuidado contínuo e de qualidade aos pacientes. Objetivo:
Validar um instrumento sobre as competências de enfermeiros para prevenção e
controle de infecções na atenção domiciliar. Método: Trata-se de um estudo
metodológico a luz da teoria psicométrica proposta por Pasquali, que percorreu três
polos distintos; teórico, empírico e analítico. O instrumento foi avaliado
quantitativamente por dois grupos de especialistas em duas etapas (rodadas) por
meio da técnica Delphi e, qualitativamente, por meio da técnica brainstorming. Para
cumprir o polo teórico, foram realizadas revisões da literatura. Para o polo empírico
foi realizada a seleção dos dois primeiros juízes e na sequência, por meio da técnica
snowboll (bola de neve), selecionou-se 15 juízes para participarem das análises
quantitativa e qualitativa dos dados. Para a análise quantitativa dos dados utilizou-se
os testes estatísticos Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e Coeficiente Kappa (K)
processados pelo software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão
22.0. Resultados: evidenciou-se 13 estudos na etapa de revisão da literatura para
atualização do instrumento. Na primeira rodada de avaliações entre os juízes houve
concordância no que tange a validade de conteúdo e aparência, porém o IVC
indicou a necessidade de qualificação do construto, assim, reestruturou-se o
instrumento com base na avaliação dos peritos. Na segunda rodada de avaliação de
juízes o conteúdo e aparência do instrumento atingiu os scores desejados de IVC
maior ou igual a 0,80 e K, maior ou superior a 0,60. Conclusão: o construto foi
validado em território nacional (Brasil) sob opiniões de experts para ser utilizado na
atenção domiciliar e avaliação de conhecimentos e práticas na enfermagem,
atingindo os scores necessários para a avaliação de competências.
ABSTRACT
Introduction: The prevention and control of infections in the home environment lead
to numerous investigations that are raised by researchers. Nursing training should
include the expansion of skills, especially for nurses, as it provides continuous and
quality care to patients. Objective: To validate an instrument on the skills of nurses for
the prevention and control of infections in home care. Method: This is a
methodological study based on the psychometric theory proposed by Pasquali, which
covered three distinct poles; theoretical, empirical and analytical. The instrument was
assessed quantitatively by two groups of specialists in two stages (rounds) using the
Delphi technique and, qualitatively, using the brainstorming technique. To fulfill the
theoretical pole, literature reviews were carried out. For the empirical pole, the
selection of the first two judges was carried out and then, through the snowboll
technique (snowball), 15 judges were selected to participate in the quantitative and
qualitative analysis of the data. For the quantitative analysis of the data, the Content
Validity Index (IVC) and Kappa Coefficient (K) statistical tests were used, processed
by the software Statistical Package for the Social Science (SPSS) version 22.0.
Results: there were 13 studies in the literature review stage to update the instrument.
In the first round of evaluations between the judges, there was agreement regarding
the content and appearance validity, however the CVI indicated the need for
qualification of the construct, thus, the instrument was restructured based on the
experts' evaluation. In the second round of judges' evaluation, the content and
appearance of the instrument reached the desired CVI scores greater than or equal
to 0.80 and K, greater than or greater than 0.60. Conclusion: the construct was
validated in national territory (Brazil) under expert opinions to be used in home care
and assessment of knowledge and practices in nursing, reaching the necessary
scores for the assessment of skills.