Abstract:
RESUMO
O mote desse trabalho  consiste  na  análisedos documentos  inquisitoriais e  ultramarinos 
referentes a capitania de São José do Piauí, século XVIII,sob a ótica das feminilidades e 
masculinidades.  Nossa  investigação  parte da formação religiosa local e dos sujeitos que por 
aqui transitam. Neste sentido, a circularidade cultural seria  a chave  usada por nós  para 
compreender os  trânsitos culturais  aqui presentes. Para isso  que isso seja possível nosso 
Nortediz respeito  aduas confissões protocoladas ao Santo  Ofício  como crime  de idolatriano 
ano de 1758.  Realizada por duas moças escravizadas e assimilada pelos envolvidos como um 
enlace como o demônio, ela nos permite  através de óticas variadas perscrutar o uso das
sexualidades  e dos  prazeres,  bem como a atuação feminina no interior daquela capitania. 
Ademais, para além das  confissões citadas nos debruçamos acerca dos vários crimes  de 
bigamia ocorridos em meio aquela capitania.  Levamos  em conta a pessoalidade dos 
personagens, as condições de gênero e os contextos que permitiram a realização desses duplos 
sacramentoscom fins de compreender os ideais de comportamentos da época e suas aplicações 
práticas.  Certos  de uma não passividade feminina, adentramos também os  arquivos 
ultramarinos através das cartas enviadas a realeza, a fins de compreender como as mulheres 
de posse  administravam sua vida  a partir de um viés  econômico.Diante de tudo, buscaremos 
pensar  o espaço colonial como um local conectado dentro e fora da colônia, e como as 
mulheres e homens setecentistas  influíam e eram influídos  pelas moralidades e relações de 
gênero de sua época.
ABSTRACT
The motto of this work consists of the analysis of inquisitorial and overseas documents 
referring to the flagship of São José do Piauí, 18th century, from the perspective of femininity 
and masculinity. Our investigation starts from the local religious formation and the subjects 
who transit here. In this sense, a cultural circularity would be the key used by us to understand 
the cultural transits present here. For this to be possible, our North concerns two confessions 
filed with the Holy Office as a crime of idolatry in 1758. the use of sexualities and pleasures, 
as well as the female role in the female captaincy interior. Furthermore, in addition to the 
aforementioned confessions, we looked into the various crimes of bigamy that took place in 
the midst of that flagship. We take into account the personality of the characters, as gender 
conditions and the contexts that allow the realization of these double sacraments in order to 
understand the ideals according to the time and their practical applications. Certain of a 
female non-passivity, we also entered the overseas archives through letters sent to royalty, in 
order to understand how women of possession managed their lives from an economic 
perspective. Above all, we will try to think of the colonial space as  a connected place inside 
and outside the colony, and how 18th century men and women influenced and were 
influenced by the moralities and gender relations of their time.