Abstract:
RESUMO
A presente dissertação tem por objetivo demonstrar o cangaço de Lampião e as articulações
que culminaram na incorporação deste cangaceiro pelo governo federal como legalista nos
chamados batalhões patróticos para combater a Coluna Prestes, por ocasião de sua passagem
pelos sertões nordestinos, na década de 1920. A pesquisa utilizou o repertório consolidado pela
historiografia ao referenciar autores que já se dedicaram, embora de forma distinta, sobre a
mesma realidade que esta dissertação pretendeu examinar levando em conta a sua historicidade.
O manuseio dos jornais como fontes históricas foi realizado com criticidade e atento aos locais
de produção de discursos, inerente aos textos literários, o estudo utilizou uma abordagem com
a noção de que eles sempre trazem algo da sociedade que a viu florescer. Teve como resultado
a identificação de modalidades de cangaço, a construção de relações de poder entre parcelas da
elite local, os ditos coronéis e o cangaceiro Lampião, este ingressou nas forças legalistas a
serviço da República para combater a Coluna Prestes, que por sua vez, não foi aceita pela
sociedade pastoril sertaneja. Lampião representou o esplendor do cangaço, enquanto a Coluna
Prestes inaugurou o auge de contestação à Primeira República. O movimento tenentista não foi
derrotado, nem aceitou a anistia, resolvendo marchar para o exílio, já o cangaceiro Lampião
continuou na lucrativa atividade chefiando grupo de cangaço.
ABSTRACT
The present dissertation aims to demonstrate the cangaço de Lampião and the articulations that
culminated in the incorporation of this cangaceiro by the federal government as a loyalist in the
so-called patrotic battalions to fight the Coluna Prestes, on the occasion of his passage through
the northeastern hinterlands, in the 1920s. This research used the repertoire consolidated by
historiography when referring to authors who have already dedicated themselves, although in a
different way, to the same reality that this dissertation intended to examine, taking into account
its historicity. The handling of newspapers as historical sources was carried out critically and
attentive to the places of production of speeches, inherent to literary texts, the study used an
approach with the notion that they always bring something from the society that saw it flourish.
It resulted in the identification of cangaço modalities, the construction of power relations
between parts of the local elite, the so-called colonels and the cangaceiro Lampião, who joined
the legalist forces at the service of the Republic to fight the Prestes Coluna, which in turn, it
was not accepted by the sertanejo pastoral society. Lampião represented the splendor of the
cangaço, while Coluna Prestes inaugurated the height of contestation against the First Republic.
The lieutenant movement was not defeated, nor did it accept the amnesty, deciding to go into
exile.