Repositório Institucional da UFPI

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA (SDI) COMO INSTRUMENTO NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DA FÍSICA ONDULATÓRIA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author PORTELA, Sandro Alvarenga
dc.date.accessioned 2023-07-05T20:13:19Z
dc.date.available 2023-07-05T20:13:19Z
dc.date.issued 2023-07-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3412
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araújo Examinadora interna: Profa. Dra. Cláudia Adriana de Sousa Melo Examinadora interna: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques Suplente 1: Profa. Dra. Maria do Socorro Leal Lopes Suplente 2: Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente trabalho apresenta como título “Sequência Didática Interativa (SDI) como instrumento na mediação da aprendizagem significativa dos conceitos da Física ondulatória”. Ancorou-se no seguinte problema de pesquisa: Como a aplicação da Sequência Didática Interativa no ensino da Ondulatória poderá mediar o processo ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio? Partimos do pressuposto que a aplicação da Sequência Didática no estudo da Ondulatória constitui ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem dos alunos proporcionando, além da apreensão do conhecimento, motivação, interação entre os mesmos, além da criatividade, com possibilidades de tornarem-se sujeitos participantes desse processo, seres críticos e ativos na construção do seu próprio conhecimento, de modo a obter uma aprendizagem significativa. Esse trabalho tem como objetivo geral, utilizar a Sequência Didática Interativa para mediar o processo de ensino e aprendizagem no conceito de Ondulatória a alunos da 2ª série do Ensino Médio e, como objetivos específicos 1) Identificar as dificuldades vivenciadas pelos discentes acerca dos conceitos da Ondulatória; 2) Produzir e aplicar a Sequência Didática Interativa na apreensão de conceitos de Ondulatória, considerando a Aprendizagem Significativa em Ausubel; 3) Avaliar as contribuições do uso da Sequência Didática Interativa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio quanto aos conceitos de Ondulatória; 4) Correlacionar o estudo da Ondulatória com a Teoria da Aprendizagem Significativa sob a perspectiva de Ausubel (2003); 5) Desenvolver situaçõesproblemas que despertem a curiosidade, motivação e interação entre os alunos na busca por soluções relacionadas ao conceito de Ondulatória. Para o embasamento teórico, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL,1980), Zabala (1998), Brosseau (2008) que abordam conceitos em Sequência Didática; Resnick (2009) e Feynman (2008) trazem os conceitos de Ondulatória, além de outros teóricos. No percurso teórico-metodológico fizemos uso da pesquisa de campo do tipo exploratória de natureza qualitativa (ERICKSON, 1986) com alunos do segundo ano do Ensino Médio do Centro de Ensino João Lisboa. Ainda, utilizamos a Pesquisa-Ação (THIOLLENT, 1985) por esta ser uma pesquisa social com base empírica, que é pensada e executada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário semiestruturado inicial (com questões abertas) para diagnóstico dos conhecimentos prévios e das dificuldades de aprendizagem dos alunos acerca da Ondulatória; a observação participante e um questionário semiestruturado final (com questões fechadas) para avaliação da metodologia pelos alunos. A análise e a discussão dos dados foram realizadas a partir dos aportes teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007; 2011; 2016). Os resultados da pesquisa apontaram que a utilização da Sequência Didática Interativa (SDI) contribuiu para despertar o interesse, a motivação, a imaginação, a leitura, a escrita, a interação entre eles e evidências da aprendizagem significativa do alunado. ABSTRACT The present work presents as its title “Interactive Didactic Sequence (SDI) as a tool to mediate meaningful learning of wave physics concepts”. It was anchored in the following research problem: How can the application of the Interactive Didactic Sequence in the teaching of Undulating can mediate the teaching and learning process of high school students? We start from the assumption that the application of the Didactic Sequence in the study of Undulating is an important tool in the teaching and learning process of students providing, in addition to the apprehension of knowledge, motivation, interaction between them, in addition to creativity, with possibilities of becoming subjects participants in this process, critical and active beings in the construction of their own knowledge, in order to obtain meaningful learning. This work has as a general objective, to use the Interactive Didactic Sequence to mediate the teaching and learning process in the concept of Undulating to students of the 2nd grade of High School and, as specific objectives 1) Identify the difficulties experienced by students about the concepts of Wave; 2) Produce and apply the Interactive Didactic Sequence in the apprehension of wave concepts, considering the Meaningful Learning in Ausubel; 3) Evaluate the contributions of the use of the Interstive Didactic Sequence in the teaching and learning process of high school students regarding the concepts of Undulating; 4) Correlate the study of Undulatory with the Theory of Meaningful Learning from the perspective of Ausubel (2003); 5) Develop problemsituations that arouse curiosity, motivation and interaction among students in the search for solutions related to the concept of Undulating. ), Brosseau (2008) that address concepts in Didactic Sequence; Resnick (2009) and Feynman (2008) bring the concepts of Wave, in addition to other theorists. In the theoretical-methodological path, we made use of exploratory field research of a qualitative nature (ERICKSON, 1986) with second-year high school students at Centro de Ensino João Lisboa. Still, we use Action Research (THIOLLENT, 1985) because it is an empirically based social research, which is thought and carried out in association with an action or with the resolution of a collective problem. The data collection instruments were the initial semi-structured questionnaire (with open questions) for diagnosing the students' previous knowledge and learning difficulties about Wave; participant observation and a final semi-structured questionnaire (with closed questions) to evaluate the methodology by the students. The analysis and discussion of the data were carried out from the theoretical contributions of the Discursive Textual Analysis (DTA) proposed by Moraes and Galiazzi (2007; 2011; 2016). The research results showed that the use of the Interactive Didactic Sequence (SDI) contributed to arouse interest, motivation, imagination, reading, writing, the interaction between them and evidence of the students' significant learning. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Ondulatória pt_BR
dc.subject Sequência didática interativa pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Teaching physics pt_BR
dc.subject Wavy pt_BR
dc.subject Interactive didactic sequence pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.title SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA (SDI) COMO INSTRUMENTO NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DA FÍSICA ONDULATÓRIA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account