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OS SABERES E FAZERES DA PRÁTICA DO GESTOR: desafios para a construção da gestão democrática na escola pública

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dc.contributor.author NASCIMENTO, Kely-Anee de Oliveira
dc.date.accessioned 2016-09-21T14:08:24Z
dc.date.available 2016-09-21T14:08:24Z
dc.date.issued 2016-09-21
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/340
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Neide Cavalcante Guedes. Membro Externo: Prof.ª Dr.ª Rosália de Fátima e Silva (UFRN). 1º Membro Interno: Prof.ª Dr.ª Josânia Lima Portela Carvalhêdo. 2º Membro Interno: Prof.ª Dr.ª Carmem Lúcia de Oliveira Cabral. 3º Membro Interno: Prof.ª Dr.ª Hilda Mara Lopes Araújo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a relação entre os saberes e fazeres do gestor contribui para a construção da gestão democrática na escola pública da rede municipal da cidade de Teresina - Piauí. Partimos do seguinte questionamento: qual a relação entre os saberes e fazeres do gestor para a construção da gestão democrática na escola pública? Buscando compreender o processo de construção dos saberes e fazeres da gestão, o entendimento acerca da gestão democrática e como este princípio é operacionalizado nas escolas, partimos do pressuposto de que o gestor passou por um processo de construção de saberes que foram sendo elaborados a partir das histórias de vida e ao longo da formação profissional. Tivemos como fundamentos os princípios da Etnometodologia como teoria do social e a Etnografia como método de investigação, com base em autores como Garfinkel (2006), Coulon (1995a, 1995b, 1995c), Malinowski (1978), Angrosino (2009), Fritzen (2012), Macedo (2012), Bertaux (2010), além dos estudos desenvolvidos por Geertz (2013), Wagner (2010) e Berguer e Luckmann (2013) em relação à cultura, ao trabalho de campo e à construção social da realidade. O campo empírico se constituiu de duas escolas da rede pública municipal de Teresina - Piauí tendo como interlocutoras as gestoras que atuam nestas instituições. Como aportes teóricos nos baseamos em autores como Lück (2006, 2011, 2013, 2014), Leite (2006), Libâneo (2004, 2007, 2010), Paro (2012), Tardif (2002), Josso (2004), Arroyo (2000), dentre outros. Enquanto pesquisa qualitativa etnográfica, fizemos uso da observação participante e da entrevista narrativa, associadas ao diário de campo construído pelo pesquisador para suas anotações pessoais, e os dados foram analisados com base na Análise da Conversação de Marcuschi (1986). Os resultados da pesquisa nos mostraram que as gestoras atribuem sentido ao processo de construção dos saberes e fazeres com base no saber da experiência. A análise nos revelou que os saberes e fazeres foram sendo construídos a partir das vivências que as gestoras obtiveram ao longo de experiências anteriores que perpassam a vida profissional como docente, e que a valorização dos saberes depende da forma como são operacionalizados na prática. Os dados expressam ainda, que as posições assumidas pelas interlocutoras divergem quanto às contribuições da formação – saberes – e da prática – fazeres – no cotidiano da escola, o que nos leva a compreender que a construção de tais saberes e fazeres vai depender do modo como o gestor os operacionaliza no dia a dia do trabalho. ABSTRACT: This research aimed to understand how the relation between the knowledges and the practices of school manager contributes to the construction of democratic management in the public schools of the municipal net of Teresina - Piauí. It starts with the following question: what is the relation between knowledges and practices of the school manager for the construction of democratic management in public school? Trying to understand the process of building knowledges and practices of the management, of democratic management, and how this principle is implemented in schools, this search starts from the idea that the manager has passed a knowledges building process that have been compiled from the life stories and throughout the professional formation. The foundation principles of this study was the Ethnomethodology as a theory of the social and Ethnography as a research method, based on authors such as Garfinkel (2006), Coulon (1995a, 1995b, 1995c), Malinowski (1978), Angrosino (2009), Fritzen ( 2012), Macedo (2012), Bertaux (2010), in addition to the studies developed by Geertz (2013), Wagner (2010), and Berguer and Luckmann (2013) about culture, field work and social construction of reality. The empirical field consisted of two schools of the municipal net of Teresina - Piauí with interlocutors managers who work in these institutions. The theoretical contributions were based on authors as Lück (2006, 2011, 2013, 2014), Milk (2006), Libâneo (2004, 2007, 2010), Paro (2012), Tardif (2002), Josso (2004), Arroyo (2000), among others. While ethnographic qualitative research, was used the participant observation and the narrative interview, associated with a daily field notebook built by the researcher for their personal notes, and the data were analyzed based on the Analysis of Conversation (Marcuschi ,1986). The survey results showed that the managers gived direction to the process of knowledges and practices construction based on the experience. The analysis has revealed that the knowledge and practices were built from the manager experiences achieved over previous professional life as a teacher. The value of these knowledges depends on the way they are operated in practice. The data also express that the positions taken by the interlocutors diverges about the contributions of formation – knowledge, and practice – doings, in the school routine. This fact explain that the construction of such knowledges and practices will depend on how the manager operates those aspects in the day to day work. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Saberes pt_BR
dc.subject Fazeres pt_BR
dc.subject Gestor pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Knowledges pt_BR
dc.subject Pratices pt_BR
dc.subject School Manager pt_BR
dc.subject Democratic management pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.title OS SABERES E FAZERES DA PRÁTICA DO GESTOR: desafios para a construção da gestão democrática na escola pública pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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