Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a relação entre os
saberes e fazeres do gestor contribui para a construção da gestão democrática na
escola pública da rede municipal da cidade de Teresina - Piauí. Partimos do
seguinte questionamento: qual a relação entre os saberes e fazeres do gestor para a
construção da gestão democrática na escola pública? Buscando compreender o
processo de construção dos saberes e fazeres da gestão, o entendimento acerca da
gestão democrática e como este princípio é operacionalizado nas escolas, partimos
do pressuposto de que o gestor passou por um processo de construção de saberes
que foram sendo elaborados a partir das histórias de vida e ao longo da formação
profissional. Tivemos como fundamentos os princípios da Etnometodologia como
teoria do social e a Etnografia como método de investigação, com base em autores
como Garfinkel (2006), Coulon (1995a, 1995b, 1995c), Malinowski (1978), Angrosino
(2009), Fritzen (2012), Macedo (2012), Bertaux (2010), além dos estudos
desenvolvidos por Geertz (2013), Wagner (2010) e Berguer e Luckmann (2013) em
relação à cultura, ao trabalho de campo e à construção social da realidade. O campo
empírico se constituiu de duas escolas da rede pública municipal de Teresina - Piauí
tendo como interlocutoras as gestoras que atuam nestas instituições. Como aportes
teóricos nos baseamos em autores como Lück (2006, 2011, 2013, 2014), Leite
(2006), Libâneo (2004, 2007, 2010), Paro (2012), Tardif (2002), Josso (2004), Arroyo
(2000), dentre outros. Enquanto pesquisa qualitativa etnográfica, fizemos uso da
observação participante e da entrevista narrativa, associadas ao diário de campo
construído pelo pesquisador para suas anotações pessoais, e os dados foram
analisados com base na Análise da Conversação de Marcuschi (1986). Os
resultados da pesquisa nos mostraram que as gestoras atribuem sentido ao
processo de construção dos saberes e fazeres com base no saber da experiência. A
análise nos revelou que os saberes e fazeres foram sendo construídos a partir das
vivências que as gestoras obtiveram ao longo de experiências anteriores que
perpassam a vida profissional como docente, e que a valorização dos saberes
depende da forma como são operacionalizados na prática. Os dados expressam
ainda, que as posições assumidas pelas interlocutoras divergem quanto às
contribuições da formação – saberes – e da prática – fazeres – no cotidiano da
escola, o que nos leva a compreender que a construção de tais saberes e fazeres
vai depender do modo como o gestor os operacionaliza no dia a dia do trabalho. ABSTRACT: This research aimed to understand how the relation between the knowledges and the
practices of school manager contributes to the construction of democratic
management in the public schools of the municipal net of Teresina - Piauí. It starts
with the following question: what is the relation between knowledges and practices of
the school manager for the construction of democratic management in public school?
Trying to understand the process of building knowledges and practices of the
management, of democratic management, and how this principle is implemented in
schools, this search starts from the idea that the manager has passed a knowledges
building process that have been compiled from the life stories and throughout the
professional formation. The foundation principles of this study was the
Ethnomethodology as a theory of the social and Ethnography as a research method,
based on authors such as Garfinkel (2006), Coulon (1995a, 1995b, 1995c),
Malinowski (1978), Angrosino (2009), Fritzen ( 2012), Macedo (2012), Bertaux
(2010), in addition to the studies developed by Geertz (2013), Wagner (2010), and
Berguer and Luckmann (2013) about culture, field work and social construction of
reality. The empirical field consisted of two schools of the municipal net of Teresina -
Piauí with interlocutors managers who work in these institutions. The theoretical
contributions were based on authors as Lück (2006, 2011, 2013, 2014), Milk (2006),
Libâneo (2004, 2007, 2010), Paro (2012), Tardif (2002), Josso (2004), Arroyo (2000),
among others. While ethnographic qualitative research, was used the participant
observation and the narrative interview, associated with a daily field notebook built by
the researcher for their personal notes, and the data were analyzed based on the
Analysis of Conversation (Marcuschi ,1986). The survey results showed that the
managers gived direction to the process of knowledges and practices construction
based on the experience. The analysis has revealed that the knowledge and
practices were built from the manager experiences achieved over previous
professional life as a teacher. The value of these knowledges depends on the way
they are operated in practice. The data also express that the positions taken by the
interlocutors diverges about the contributions of formation – knowledge, and
practice – doings, in the school routine. This fact explain that the construction of
such knowledges and practices will depend on how the manager operates those
aspects in the day to day work.