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RESUMO O Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir) recomenda ações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Tem o escopo de fomentar a criação e consolidação dos Núcleos de Acessibilidade nas IFES. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa, e envolve uma perspectiva temporal longitudinal, pois fez avaliações da política de acessibilidade da UFPI, em especial sobre o Programa Incluir, em seu Campus Ministro Petrônio Portela (CMPP), ocorrida no lapso temporal de 2014 a 2020. O objetivo geral foi analisar como as diretrizes públicas implantadas na UFPI, advindas do Programa Incluir, contribuem para o cumprimento do seu papel na educação inclusiva. A pesquisa respondeu ao problema: As diretrizes públicas provenientes do Programa Incluir permitem à UFPI cumprir seu papel na educação inclusiva? A coleta de dados ocorreu inicialmente por um levantamento prévio das documentações institucionais da UFPI sobre acessibilidade, e por uma observação direta em alguns setores. Posteriormente, realizou-se uma análise de conteúdo, com a aplicação de questionários individuais aos estudantes Público-alvo da Educação Especial (PAEE), e aplicação de entrevista às servidoras do Núcleo de Acessibilidade (NAU/UFPI), por uso da técnica de grupo focal. Os estudantes participantes foram selecionados por amostragem probabilística aleatória estratificada, composta por 40 alunos, os quais foram agrupados em cinco grupos com oito participantes, separados pelacategoria de deficiência que possuem, porém, apenas 11 estudantes aceitaram participar. O questionário foi aplicado por Google Forms.Já a entrevista às servidoras foi realizada por aplicativo Google Meet. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, para melhor suporte à análise documental e de conteúdo. Por fim, prosseguiu-se a uma triangulação de métodospara concluir a investigação institucional. Concluiu-se que há ainda muitas inconsistências nessa esfera da acessibilidade na instituição, de modo que as diretrizes públicas implantadas pelo Programa Incluir permitiram que a UFPI cumprisse parcialmente seu papel na educação inclusiva.
ABSTRACT The Accessibility Program in Higher Education (Incluir) recommends actions that guarantee the full access of people with disabilities to Federal Institutions of Higher Education (IFES). Its scope is to encourage the creation and consolidation of Accessibility Centers in IFES This study is a qualitative, descriptive and explanatory research, and involves a longitudinal temporal perspective, as it evaluated the UFPI's accessibility policy, especially on the Inclusion Program, at its Campus Ministro Petrônio Portela (CMPP), which took place in the time span from 2014 to 2020. The general objective was to analyze how the public guidelines implemented at UFPI, arising from the Inclusive Program, contribute to the fulfillment of its role in inclusive education. The research answered the problem: Do public guidelines from the Include Program allow UFPI to fulfill its role in inclusive education? Data collection initially took place through a previous survey of UFPI's institutional documentation on accessibility, and through direct observation in some sectors. Subsequently, a content analysis was carried out, with the application of individual questionnaires to the Target Public of Special Education (PAEE) students, and interview application to the servers of the Accessibility Center (NAU/UFPI), using the group technique focal. The participating students were selected by stratified random probability sampling, composed of 40 students, who were grouped into five groups with eight participants, separated by the category of disability they have, however, only 11 students agreed to participate. The questionnaire was applied by Google Forms. The interview with the servers was carried out using the Google Meet application. A bibliographic research was carried out to better support the document and content analysis. Finally, a methodological triangulation was carried out to conclude the institutional investigation. It was concluded that there are still many inconsistencies in this sphere of accessibility in the institution, so that the public guidelines implemented by the Include Program allowed the UFPI to partially fulfill its role in inclusive education.