Abstract:
RESUMO Este trabalho desenvolveu uma análise a partir da filosofia de Wittgenstein acerca dos problemas encontrados no ensino de filosofia para as turmas de 1º ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Benjamin Baptista. Nesse processo se buscou perceber as mutações que ocorrem no uso da linguagem filosófica quando se compara a sua veiculação na academia e na sala de aula tanto por parte do docente de filosofia, assim como por parte dos profissionais de outras áreas. A filosofia de Ludwig Wittgenstein passou a mediar tal reflexão, partindo do conceito de jogos de linguagem para perceber a sua aplicação no ensino de filosofia. Esse estudo utilizou uma abordagem metodológica qualitativa, com pesquisa do tipo aplicada envolvendo uma amostra de 10 discentes e 10 docentes. Os dados foram coletados através de questionários aplicados pelo pesquisador após instruir os participantes. Existe uma transição, pela qual passam os discentes da primeira série do ensino médio, que resulta num ambiente onde a filosofia pode encontrar um terreno fértil para a promoção da reflexão acerca da linguagem que permeia o pensamento humano razão esta que levou à investigação sobre os impactos da transdisciplinaridade que a filosofia deve ter em relação às demais disciplinas que integram o currículo básico do ensino médio. Aliás, esta foi a maneira proposta para enfrentar o problema didático do contato com a filosofia no ensino médio, superando a mentalidade que confunde o filosofar com a aquisição de cultura filosófica por meio do mero repasse da história da filosofia. A dissertação analisou o uso do RPG numa abordagem dos jogos de linguagem de Wittgenstein como meio de superar deficiências na aprendizagem da filosofia na primeira série do ensino médio.
ABSTRACT This work developed an analysis based on Wittgenstein’s philosophy about the problems encountered in teaching philosophy for 1 st year high school classes at the Benjamin Baptista School Unit. In this process, we sought to understand the mutations that occur in the use of philosophical language when comparing its placement in the academy and in the classroom, both by the philosophy teacher, as well as by professionals from other areas. Ludwig Wittegenstein’s philosophy began to mediate this reflection, starting from the concept of language games to understand its application in the teaching of philosofphy. This study has a qualitative methodological approach, with applied research involving a sample of 10 students and 10 professors. Data were collected through questionnaires applied by the researcher after instructing the participants. There is a transition that students of the first year of high school go through, which results in an environment where philosophy can find fertile ground for the promotion of reflection on the language that permeates human through, which is why this led to research on the impacts of the transdisciplinarity that philosophy must have in relation to the other subjects that make up the basic curriculum of high school. In fact, this was the way proposed to face the didactic problem of contact with philosophy in high school, overcoming the mentality that confuses philosophizing with the acquisition of philosophical culture through the mere transfer of the history of philosophy. The dissertation analyzed the use of RPG in an approach to Wittgenstein’s language games as a means of overcoming deficiencies in the learning of philosophy in the first year of high school.