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RESUMO: A visão multimodal de letramento pode ser inserida na perspectiva da Semiótica Social e refere-se ao processo de significação como parte da construção social da linguagem, considerando a circulação de significados com origens, funções sociais, contextos e efeitos culturalmente, historicamente e ideologicamente definidos (KRESS; van LEEUWEN, 1996; 2001; 2006). Neste sentido, o objetivo geral da presente dissertação foi apresentar os resultados de uma investigação sobre a contribuição da leitura do grafite para o desenvolvimento do letramento multimodal em turma do 9º ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos do trabalho foram promover práticas de letramento multimodal em ambiente escolar; verificar a relevância do uso do grafite como procedimento de análise de texto por meio da metafunção interacional da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006) e constatar a influência das práticas de letramento multimodal na leitura dos alunos. Os pressupostos teóricos que orientam o trabalho são a Semiótica Social (HODGE E KRESS, 1998), os Multiletramentos (COPE; KALANTZIZ, 2008), a Multimodalidade (KRESS e Van LEEUWEN 2006; JEWITT, 2011) a Gramática do Design Visual (KRESS e Van LEEUWEN, 2006) e o Grafite como prática de letramento (SOUZA, 2011). A pesquisa realizou-se através de um olhar qualitativo exploratório de caráter etnográfico, adotando a metodologia de observação participante. O corpus está constituído de transcrições de entrevistas de grupos focais, gravações audiovisuais, fotografias e diários de campo oriundos das observações e sua análise foi realizada por meio de triangulação. Constatou-se uma contribuição da leitura do grafite para o desenvolvimento do letramento multimodal. A potencialidade de um texto multimodal como o grafite contribuiu, não apenas para fazer com que os alunos sentissem sua realidade mais presente em sala de aula, mas, sobretudo, possibilitou que os mesmos apreendessem os textos pelo viés das diferentes formas de representação do significado, evidenciando com isso, a necessidade da inclusão de leitura multimodal em contexto escolar. ABSTRACT: The multimodal vision of literacy can be inserted in the perspective of Social Semiotics and refers to the process of signification as part of the social construction of language, considering the circulation of meanings with origins, social functions, settings and effects culturally, historically and ideologically defined (KRESS; van LEEUWEN, 1996; 2001; 2006). In this sense, the general objective of this thesis was to present the results of an investigation into the graphite reading contribution to the development of multimodal literacy in class of 9th grade of elementary school. The specific objectives were to promote multimodal literacy practices in the school environment; check the relevance of the use of graphite as text analysis procedure through interactional metafunction of Kress and van Leeuwen Visual Design Grammar (2006) and observe the influence of multimodal literacy practices in students' reading. The theoretical assumptions that guide the work are the Social Semiotics (HODGE AND KRESS, 1998), the Multiliteracies (COPE; KALANTZIZ, 2008), the Multimodality (Kress and van Leeuwen 2006; Jewitt, 2011) the Visual Design Grammar (KRESS and Van Leeuwen, 2006) and the graphite as a practice of literacy (SOUZA, 2011). The research was carried out through a qualitative exploratory look of ethnographic nature, adopting the participant observation methodology. The corpus is made up by transcripts interviews of focus groups, audio recordings, photographs and field’s diaries originating from observations and their analysis was carry out by data triangulation. Evidenced a graffiti reading contribution to the development of multimodal literacy. The potentiality of a multimodal text as graphite contributed not only to make that students feel their reality more present in the classroom, but, above all made it possible for them to learn texts from the bias of the different forms of representation of meaning, evidencing with this, the need to include multimodal reading in school context. |
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