Abstract:
RESUMO: O objetivo da presente dissertação de mestrado foi de compreender as trajetórias de
escolarização de pessoas cegas piauienses a partir de suas memórias sociais. Teve como
objetivos específicos: Identificar nas memórias sociais das trajetórias de escolarização de
pessoas cegas piauienses, situações consideradas negativas e positivas vivenciadas no espaço
escolar; analisar a relação existente entre a busca por direitos sociais pelas pessoas cegas e
ampliação progressiva de inserção delas no sistema formal de ensino piauiense; conhecer a
partir das trajetórias escolares de pessoas cegas piauienses os diferentes elementos
contribuintes e aspectos influenciadores para e inserção do mundo do trabalho. Tratou-se de
uma pesquisa qualitativa, descritiva, com a metodologia da História Oral, pelo viés das
narrativas de trajetórias de vida escolar. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em
Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Piauí, sob o número do parecer: 4.077.490.
Participaram da pesquisa 10 pessoas cegas que vivenciaram a escolarização básica no estado
do Piauí, sendo seis do sexo feminino e quatro do sexo masculino, com idades entre 18 a 50
anos de idade. As entrevistas para narração dos depoimentos foram realizadas de maneira
virtual por meio do aplicativo Google Meet. As análises foram feitas a partir da Análise de
Conteúdo Temática e teoricamente a partir de pressupostos que embasam a Psicologia Escolar
Crítica, com destaque à Psicologia Histórico-cultural e à Pedagogia Histórico-Crítica. A
descrição empírica dos dados foi dividida em dois estudos, o primeiro intitulado – “Como foi
ser aluno cego na escola?: Trajetórias da escolarização de piauienses cegos”, e o segundo
estudo, intitulado: Escolarização de cegos piauienses: memórias sociais e lutas por direitos
educacionais”. Entre os achados do primeiro estudo, destacam-se a dificuldade de mediação
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dos conhecimentos em sala de aula, sem o uso de instrumentos e meios adequados para a
inclusão. Também foi identificada exclusão por parte dos colegas, exclusão essa que ora vinha
de expressa de forma explícita (agressões físicas, agressões verbais, etc.), como de forma sutil
(exclusão de trabalhos em grupo, evitação de diálogos, etc.). Já entre os aspectos positivos,
destacam-se a importância da relação afetuosa e de convívio social com alguns colegas e
trabalhadores da educação, que motivaram a permanência dessas pessoas na escola apesar das
dificuldades enfrentadas. Vale destacar como importante fonte de apoio a Associação de
Cegos do Piauí (ACEP), que foi elencada nos depoimentos enquanto uma instituição de apoio
no processo de escolarização. Já o estudo 2, evidenciou as trajetórias de luta das pessoas cegas
pelos direitos à escolarização, bem como do papel dessa instituição no processo de preparação
para a vida social posterior à Educação Básica. O estudo revelou que nas trajetórias de
escolarização das pessoas cegas no estado do Piauí, houve a necessidade de luta pelos direitos
à escolarização ao longo do processo educacional da Educação Básica. Tais dificuldades
encontram-se desde o direito negado de realização de matrículas, quanto no processo de
ensino-aprendizagem na sala de aula com práticas excludentes. Tais lutas e dificuldades,
serviram de motivação para a escolha profissional após a escolarização básica. Apontou-se,
com os estudos, a necessidade de formação política das pessoas cegas do estado, bem como
de suas famílias, a respeito dos seus direitos ligados à escolarização e cidadania, assim como
a necessidade de uma maior comunicação entre as demandas educacionais das pessoas cegas,
com o poder legislativo e as políticas públicas de formação de professores e de inclusão
escolar.
ABSTRACT: The objective of this master's thesis was to understand the trajectories of schooling of blind
people from Piauí based on their social memories. Its specific objectives were: To identify in
the social memories of the schooling trajectories of blind people from Piauí, situations
considered negative and positive experienced in the school space; analyze the relationship
between the search for social rights by blind people and the progressive expansion of their
insertion in the formal education system in Piauí; to know, from the school trajectories of
blind people from Piauí, the different contributing elements and influencing aspects for and
insertion in the world of work. It was a qualitative, descriptive research, with the methodology
of Oral History, through the bias of narratives of school life trajectories. The research was
approved by the Research Ethics Committee (CEP) of the Federal University of Piauí, under
the opinion number: 4,077,490. Ten blind people who experienced basic schooling in the state
of Piauí participated in the research, six females and four males, aged between 18 and 50 years
old. Interviews to narrate the testimonies were carried out virtually through the Google Meet
application. The analyzes were made from the Thematic Content Analysis and theoretically
from assumptions that support Critical School Psychology, with emphasis on Historicalcultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. The empirical description of the data
was divided into two studies, the first entitled - "What was it like to be a blind student at
school?: Trajectories of schooling of blind Piauí people", and the second study, entitled:
Schooling of blind Piauí: social memories and struggles for educational rights”. Among the
findings of the first study, the difficulty of mediating knowledge in the classroom, without the
use of appropriate instruments and means for inclusion, stands out. Exclusion on the part of
colleagues was also identified, an exclusion that was sometimes expressed explicitly (physical
aggression, verbal aggression, etc.), as well as in a subtle way (exclusion of group work,
avoidance of dialogues, etc.). Among the positive aspects, the importance of the affectionate
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relationship and social interaction with some colleagues and education workers stand out,
which motivated the permanence of these people in school despite the difficulties faced. It is
worth highlighting as an important source of support the Association of the Blind of Piauí
(ACEP), which was listed in the testimonies as a support institution in the schooling process.
Study 2, on the other hand, evidenced the struggle trajectories of blind people for the rights
to schooling, as well as the role of this institution in the process of preparation for social life
after Basic Education. The study revealed that in the trajectories of schooling of blind people
in the state of Piauí, there was a need to fight for schooling rights throughout the educational
process of Basic Education. Such difficulties range from the denied right to enrolment, as well
as in the teaching-learning process in the classroom with exclusionary practices. Such
struggles and difficulties served as motivation for the professional choice after basic
schooling. The studies highlighted the need for political training of blind people in the state,
as well as their families, regarding their rights related to schooling and citizenship, as well as
the need for greater communication between the educational demands of people with the
legislative power and public policies for teacher training and school inclusion.