Repositório Institucional da UFPI

SOCIOPOÉTICA DE JOVENS GAYS NAS PERFORMATIVIDADES DO CORPO GIZ DA ESCOLA PÚBLICA DO PIAUÍ/BRASIL

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dc.contributor.author RODRIGUES, Weslley da Silva
dc.date.accessioned 2023-05-24T14:25:40Z
dc.date.available 2023-05-24T14:25:40Z
dc.date.issued 2023-05-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3315
dc.description Orientador: Profa. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad Examinador externo: Profa. Dra. Ana Kalliny de Sousa Severo - UFRN Examinador: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinador: Profa. Dra. Maria do Socorro Borges da Silva Examinador externo: : Profa. Dra. Maria Zenaide Alves – UFCAT pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa nasce de implicações pessoais e acadêmicas, tendo como base os trajetos e as performatividades de jovens gays nos contextos escolares. O estudo está inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – UFPI, na linha de educação diversidades/diferença e inclusão, no Núcleo de Estudos e Pesquisas ―Educação, Gênero e Cidadania‖ - NEPEGECI e o Observatório das Juventudes e Violências na Escola – OBJUVE. O problema da pesquisa é: O que os jovens gays pensam sobre si e quais são as performatividades presentes nos trajetos de resistências que problematizam os valores préestabelecidos e rompem com a invisibilidade nos contextos escolares? Desta forma, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção de si de jovens gays nas performatividades presentes nos trajetos escolares de resistências que problematizam os valores pré-estabelecidos e rompem com a invisibilidade na escola. Os objetivos específicos: Identificar a percepção de si de jovens gays nas performatividades presentes nos trajetos que produzem resistências aos valores pré-estabelecidos nos contextos escolares e conhecer a percepção de si de jovens gays nas performatividades presentes nos trajetos que problematizam a invisibilidade nos contextos escolares. O referencial teórico é fundamentado nas discussões de relações de poder, necropolíticas, performatividades, educação, juventudes e diversidades/diferença com Foucault (2013; 1993; 1988), Butler (2003; 2015), Miskolci (2012), Deleuze e Guattari (1997) dentre outras. O método utilizado foi a sociopoética (GAUTHIER, 2012; 2003), (ADAD, 2014) – uma teoria e prática filosófica que nos possibilita o pesquisar coletivo, com o corpo inteiro, utilizando técnicas artísticas de produção de dados em oficinas com grupos minoritários, excluídos social, cultural, histórica e economicamente. O grupo-pesquisador é instituído pelo facilitador e quatro (04) copesquisadores jovens gays com idade de 18 anos, estudantes do 2º ano do Ensino Médio, da Unidade Escolar Cassiana Rocha, escola pública de Piripiri-PI/Brasil. A técnica corpo giz foi utilizada para a produção de dados plásticos e relatos orais sobre o tema-gerador jovem gay que foram posteriormente analisados. O diário de itinerância foi utilizado no registro dos encontros e desencontros do caminhar, e também para a autoanálise e análise das implicações do pesquisador. Como resultados, a pesquisa gerou os seguintes confetos e problemáticas: O Corpo-Giz-Sem-Nome é o jovem gay que resiste calado ao Problema-Medo-do-recomeço, pois o medo trava o seu corpo e o deixa impossibilitado de reagir. Alguns destes problemas não saem do Corpo-Giz-Desabafo do jovem gay, fica uma marca. Corpo-Giz-Mundo é o jovem gay que resiste ao problema do medo, buscando fazer bicos para ter um trocado. A trajetória do Corpo-Giz-Fuga é insegura, o jovem gay tem muitas dúvidas. Diante de tantas violências, as performatividades dos jovens apresentam mecanismos potentes – na escola passa batom, pinta a unha, cria asas no chão da escola com as aprendizagens. Corpo-GizDesabafo resiste como uma semente resistente às intempéries da vida e consegue gerar uma árvore. Por fim, o estudo apontou o incômodo ainda causado pelos jovens gays ocupantes do chão da escola, como os corpos são vistos sob olhares de julgamentos e preconceitos com base nos padrões pré-estabelecidos. Muitas vezes os corpos-gizes, por serem gays, são calados pelo professor, pelo diretor e pelos colegas. Por sua vez, a escola, por mais que seja um espaço hostil onde sofrem violências, ainda é mais seguro do que a rua e, principalmente, no meio familiar. ABSTRACT: This research is born from personal and academic implications, based on the paths and performativities of young gay men in school contexts. The study is part of the Graduate Program in Education at the Federal University of Piauí - UFPI, in the line of education diversity / difference and inclusion, in the Center for Studies and Research "Education, Gender and Citizenship" - NEPEGECI and the Youth Observatory and Violence at School – OBJUVE. The research problem is: What do young gay people think about themselves and what are the performativities present in the paths of resistance that problematize preestablished values and break with invisibility in school contexts? In this way, the research has as its general objective to analyze the self-perception of young gay men in the performativities present in the school paths of resistance that problematize pre-established values and break with invisibility at school. The specific objectives: To identify the selfperception of young gay men in the performativities present in the paths that produce resistance to pre-established values in school contexts and to know the self-perception of young gay men in the performativities present in the paths that problematize invisibility in school contexts. The theoretical framework is based on discussions of power relations, necropolitics, performativities, education, youth and diversity/difference with Foucault (2013; 1993; 1988), Butler (2003; 2015), Miskolci (2012), Deleuze and Guattari (1997 ) among others. The method used was sociopoetics (GAUTHIER, 2012; 2003), (ADAD, 2014) – a philosophical theory and practice that allows us to collectively research, with the whole body, using artistic techniques of data production in workshops with minority groups, socially, culturally, historically and economically excluded. The research group is established by the facilitator and four (04) young gay co-researchers aged 18 years, students of the 2nd year of high school, at the Cassiana Rocha School Unit, public school in Piripiri-PI/Brazil. The chalk body technique was used to produce plastic data and oral reports on the young gay theme that were later analyzed. The roaming diary was used to record encounters and disagreements during the walk, and also for self-analysis and analysis of the researcher's implications. As a result, the research generated the following confections and problems: The Body-ChalkWithout-Name is the young gay man who silently resists the Problem-Fear-of-a-new start, because fear locks his body and leaves him unable to react. Some of these problems do not come out of the body-chalk-outburst of the young gay man, they leave a mark. Corpo-GizMundo is the young gay man who resists the problem of fear, seeking to work odd jobs to make a change. The trajectory of Corpo-Giz-Fuga is insecure, the young gay has many doubts. In the face of so much violence, the young people's performativities present powerful mechanisms – at school they put on lipstick, paint their fingernails, create wings on the school floor with what they learn. Corpo-Giz-Outburst resists like a seed resistant to the weather of life and manages to generate a tree. Finally, the study pointed out the discomfort still caused by young gay men occupying the school floor, as bodies are seen under the eyes of judgments and prejudices based on pre-established standards. Many times, because they are gay, the chalk-bodies are silenced by the teacher, the principal and their classmates. In turn, the 12 school, despite being a hostile space where they suffer violence, is still safer than the street and, mainly, in the family environment. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Performatividades pt_BR
dc.subject Trajetos de resistências pt_BR
dc.subject Jovens gays pt_BR
dc.subject . Sociopoética pt_BR
dc.title SOCIOPOÉTICA DE JOVENS GAYS NAS PERFORMATIVIDADES DO CORPO GIZ DA ESCOLA PÚBLICA DO PIAUÍ/BRASIL pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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