Abstract:
RESUMO: O trabalho pedagógico com crianças que apresentam Transtorno do Espectro Autista
(TEA) envolve, em alguns casos, o uso de estratégias de Tecnologia Assistiva com o
intuito de possibilitar o processo de ensino e aprendizagem, assim como para o
aprimoramento das habilidades. De modo geral, observa-se que esse trabalho vem sendo
desenvolvido por professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesse
sentido, a presente pesquisa teve por objetivo identificar o uso da Tecnologia Assistiva
(TA) por professores de AEE com crianças com TEA no contexto da pandemia
ocasionada pela COVID-19. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo descritivo e
adotou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista
semiestruturada gravada. Participaram da pesquisa duas professoras do AEE, sendo uma
da rede pública municipal e a outra de uma escola da rede particular de ensino. Os dados
coletados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam
que o trabalho pedagógico com alunos com autismo na pandemia e a adoção de TA e de
recursos pedagógicos tornou-se mais um desafio para os professores de educação especial
pela limitação de tempo, espaço e interação com os alunos com autismo; a omissão por
parte do legislador brasileiro e a ausência de políticas afirmativas que assegurem
condições equitativas de ensino e aprendizagem em ambientes remoto por todo o país e,
por fim, o cenário atual de pandemia assinalou as disparidades socioeconômicas e
regionais de oferta e garantia de educação remota entre as instituições escolares públicas
e privadas por todo país.
ABSTRACT: Pedagogical work with children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) involves, in
some cases, the use of Assistive Technology strategies to enable the teaching and learning
process, as well as to improve skills. In general, it is observed that this work has been
developed by teachers of Specialized Educational Service (SES). In this sense, the present
research aimed to identify the use of Assistive Technology (TA) by SES teachers with
children with ASD in the context of the pandemic caused by COVID-19. The study is of
a qualitative nature, of a descriptive type and adopted the questionnaire and the recorded
semi-structured interview as instruments of data collection. Two SES teachers
participated in the research, one from the municipal public school and the other from a
private school. The collected data were analyzed using Content Analysis. The results
show that the pedagogical work with students with autism in the pandemic and the
adoption of TA and pedagogical resources has become more a challenge for teachers of
special education due to the limited time, space and interaction with students with autism;
there was the omission on the part of the Brazilian legislator and the absence of
affirmative policies that ensure equitable conditions of teaching and learning in remote
environments across the country and, finally, the current pandemic scenario highlighted
the socioeconomic and regional disparities in the supply and guarantee of education
between public and private school institutions across the country.