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AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DOMINICAIS DAS IGREJAS PRESBITERIANAS DE TERESINA (1936-2019)

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dc.contributor.author LIMA, Jamylle Torres Viana Vieira De Alencar Leite
dc.date.accessioned 2023-05-24T13:20:33Z
dc.date.available 2023-05-24T13:20:33Z
dc.date.issued 2023-05-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3309
dc.description Orientador: Profa. Dra. Maria Do Amparo Borges Ferro. Examinador: Profa. Dra. Maria Do Amparo Borges Ferro Examinador: Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga Do Monti Examinador externo:: Prof. Dr. Alderi Souza De Matos Instituição – UPM pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório que abordou as práticas educativas das Escolas Dominicais das Igrejas Presbiterianas situadas em Teresina-PI, ocorridas nos anos de 1936 a 2019. Para efeitos da presente dissertação, a investigação teve como objetivo geral historiar as práticas educativas das Escolas Bíblicas Dominicais das Igrejas Presbiterianas do Brasil em Teresina, no recorte temporal de 1936 a 2019. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as principais práticas educativas desenvolvidas nas Escolas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina; mapear os principais materiais didáticos usados na mediação das práticas educativas nessas Escolas Dominicais; analisar a importância da educação fornecida nessas Escolas para a formação das pessoas que nelas estudam; analisar se as práticas educativas dessas Escolas são capazes de produzir uma transformação na realidade educativa no contexto social urbano teresinense. Dentre as justificativas, destaca-se a necessidade de se reconstruir as práticas educativas desenvolvidas nessas Escolas Dominicais presbiterianas, sua história, organização, funcionamento, currículo, com ênfase nas contribuições da educação fornecida nessas Escolas para o exercício da cidadania. A análise do corpus de pesquisa oportunizou a redescoberta de práticas educativas que transmitem a cosmovisão cristã do grupo estudado. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa histórica de caráter bibliográfico e documental; e como método a história oral, elegendo-se como referencial teórico os autores oriundos da Nova História Cultural, dentre eles, Alberti (2013) e Le Goff (2013). Utilizandose, também, da conceituação de História do Livro e da Leitura de Chartier (1999), no tocante aos períodos remotos da pesquisa. Outrossim, no tocante ao método indiciário, abraçou-se os pressupostos teórico-metodológicos de Ginzburg (1989). ABSTRACT: This is an exploratory research that addressed the educational practices of Sunday Schools of Presbyterian Churches located in Teresina-PI, which took place in the years 1936 to 2019. For the purposes of this dissertation, the investigation had the general objective of historicaling educational practices of the Sunday Bible Schools of the Presbyterian Churches of Brazil in Teresina, in the time frame from 1936 to 2019. As specific objectives, we sought to identify the main educational practices developed in the Sunday Schools of the Presbyterian Churches of Teresina; to map the main teaching materials used in the mediation of educational practices in these Sunday Schools; to analyze the importance of the education provided in these Schools for the formation of the people who study in them; to analyze if the educational practices of these Schools are capable of producing a transformation in the educational reality in the urban social context of Teresina. Among the justifications, there is the need to reconstruct the educational practices developed in these Presbyterian Sunday Schools, their history, organization, functioning, curriculum, with emphasis on the contributions of the education provided in these Schools to the exercise of citizenship. The analysis of the research corpus provided an opportunity for the rediscovery of educational practices that convey the Christian cosmovision of the studied group. It was adopted as methodological procedures the historical research of bibliographic and documentary character; and oral history as a method, choosing as theoretical reference the authors from the New Cultural History, among them, Alberti (2013) and Le Goff (2013). Also using Chartier's (1999) concept of History of the Book and Reading, regarding the remote periods of the research. Furthermore, regarding the evidentiary method, the theoreticalmethodological assumptions of Ginzburg (1989) were embraced. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Escola Dominical pt_BR
dc.subject Igreja Presbiteriana do Brasil pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Sunday school pt_BR
dc.subject Presbyterian Church of Brazil pt_BR
dc.title AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DOMINICAIS DAS IGREJAS PRESBITERIANAS DE TERESINA (1936-2019) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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