Abstract:
RESUMO: As práticas pedagógicas alfabetizadoras na Educação Infantil têm sido foco de muitas
reflexões e estudos nos últimos anos, pois esse processo reflexivo pode contribuir para a
promoção de novos saberes docentes para a ressignificação da ação educativa na Educação
Infantil. Buscando aprofundar essas reflexões, justifica-se a pertinência desta investigação
com o tema Práticas pedagógicas alfabetizadoras: contribuições para aprendizagens
significativas na Educação Infantil. Com base nesse objeto de estudo, parte-se da seguinte
questão-problema: quais as contribuições da prática pedagógica alfabetizadora para
aprendizagens significativas na educação infantil? Com o objetivo geral investigar como se
desenvolvem as práticas pedagógicas alfabetizadoras no processo de alfabetização para a
construção de aprendizagens significativas na Educação Infantil, especificamente buscamos
identificar as práticas pedagógicas alfabetizadoras na Educação Infantil; descrever as
situações de aprendizagens oportunizadas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas no
processo de alfabetização na educação infantil; e analisar as contribuições das práticas
pedagógicas alfabetizadoras para aprendizagens significativas na Educação Infantil. A
fundamentação teórica deu-se a partir da visão de estudiosos, tais como: Kramer (2021),
Andrade (2010), Brandão e Rosa (2011), Nascimento (2015), Didonet, Corsino e Nunes
(2011), Kuhlmann Júnior (2010), Araújo, Lemos e Martins (2020); quanto as concepções e o
retrospecto histórico da Educação Infantil no Brasil; Franco (2016), Freire (1996), Tardif
(2012), Gauthier (2013), Pimenta (1999), dentre outros, sobre saberes docente e práticas
pedagógicas; Ferreiro (2017; 2011), Garcia (1997), Soares (2016; 2004), Brandão e Rosa
(2011), Ferreiro e Teberosky (1999) e Abramovay e Kramer (1985), para tratar de
alfabetização na educação infantil em seus desafios, limites e possibilidades. A base teóricometodológica se apoia em Clandinin e Connelly (2015), Bertaux (2010), Nóvoa (1995),
Warschauer (2001; 2004; 2017), Jovchelovitch e Bauer (2000), Ricouer (2020), DeloryMomberger (2014), Souza (2014, 2006a), Passeggi (2008), Bardin (2016), entre outros. Tratase de uma pesquisa qualitativa narrativa, com a utilização do método autobiográfico e
utilização dos seguintes dispositivos para a produção de dados empíricos: Rodas de conversa
e Entrevista Narrativa. Os dados foram organizados em categorias e subcategorias, com base
na Análise Textual Discursiva (ATD), de Morais e Galiazzi (2020). Os textos foram
analisados e interpretados também em conformidade com Ricouer (2019). O campo de
investigação foram os Centros Municipais de Educação Infantil do município de TeresinaPiauí, e como participantes da pesquisa foram eleitos sete docentes que atuam nas turmas de
segundo período em instituições do sistema municipal. Foram estabelecidos como critério
para participação todas as educadoras que tivessem pelo menos três anos de experiência
docente na educação infantil e que fossem efetivas do quadro da rede municipal.
ABSTRACT: Literacy teaching practices in Early Childhood Education have been the focus of many
reflections and studies in recent years, because this reflective process can contribute to the
promotion of new teaching knowledge for the re-signification of the educational action in
Early Childhood Education. Seeking to deepen these reflections, the relevance of this research
is justified, with the theme Literacy teaching practices: contributions to significant learning in
Early Childhood Education. Based on this object of study, we started with the following
question: what are the contributions of literacy teaching practices to significant learning in
early childhood education? With the general objective of investigating how literacy teaching
practices are developed in the literacy process for the construction of significant learning in
early childhood education, we specifically sought to identify literacy teaching practices in
early childhood education; describe the learning situations provided by teaching practices
developed in the literacy process in early childhood education; and analyze the contributions
of literacy teaching practices for significant learning in early childhood education. The
theoretical basis was based on the view of scholars, such as: Kramer (2021), Andrade (2010),
Brandão and Rosa (2011), Nascimento (2015), Didonet, Corsino and Nunes (2011),
Kuhlmann Junior (2010), Araújo, Lemos and Martins (2020); as for the conceptions and the
historical retrospect of Early Childhood Education in Brazil; Franco (2016), Freire (1996),
Tardif (2012), Gauthier (2013), Pimenta (1999), among others, about teaching knowledge and
pedagogical practices; Ferreiro (2017; 2011), Garcia (1997), Soares (2016; 2004), Brandão
and Rosa (2011), Ferreiro and Teberosky (1999) and Abramovay and Kramer (1985), to deal
with literacy in early childhood education in its challenges, limits and possibilities. The
theoretical and methodological base is supported by Clandinin and Connelly (2015), Bertaux
(2010), Nóvoa (1995), Warschauer (2001; 2004; 2017), Jovchelovitch and Bauer (2000),
Ricouer (2020), Delory-Momberger (2014), Souza (2014, 2006a), Passeggi (2008), Bardin
(2016), among others. This is qualitative narrative research, with the use of the
autobiographical method and utilization of the following devices for the production of
empirical data: Conversation Rounds and Narrative Interview. The data were organized into
categories and subcategories, based on the Textual Discourse Analysis (TDA), by Morais and
Galiazzi (2020). The texts were analyzed and interpreted also in accordance with Ricouer
(2019). The field of the investigation were the Municipal Centers for Early Childhood
Education in the municipality of Teresina-Piauí, and as participants of the research were
elected seven teachers who work isecond-periodod classes in institutions of the municipal
system.