Abstract:
RESUMO: A temática deste estudo é a educação infantil, que trilhou muitos caminhos até se constituir
legalmente e ter sua garantia efetivada com a Constituição Federal de 1988, devendo ser
ofertada em creches e pré-escolas. Diferentemente dos outros níveis de ensino, a educação
infantil requer da escola o cuidar, o instruir e o educar de crianças de 0 zero a 5 anos e 11 meses,
sendo o professor um dos alicerces primordiais para garantir seus direitos de aprendizagem e
desenvolvimento, seguindo com a participação da família e comunidade. É nesse cenário que
este trabalho se insere, apresentando um estudo que se desenvolveu no âmbito do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sobre os saberes
docentes na escola de educação infantil contemporânea, aliado aos estudos realizados no
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional
(NIPEEPP/UFPI). A questão de partida que moveu o estudo foi: qual a constituição dos saberes
da docência na escola de educação infantil contemporânea? Nessa perspectiva, estabeleceu-se
como objetivo geral compreender os saberes da docência na escola de educação infantil
contemporânea. O embasamento teórico pauta-se nas ponderações de teóricos como Tardif
(2012), França-Carvalho (2007), Freire (2018) e Novoa (1999), entre outros, tratando da
formação de professores e saberes docentes; e Ariés (1981, 2018), Rau (2012) e Mizukami
(2002), entre outros, que abordam a instituição de educação infantil e as práticas pedagógicas.
Dentre os documentos legais, lançou-se mão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
com foco na educação infantil, nomeadamente no que diz respeito aos direitos de aprendizagem
e ao desenvolvimento das crianças pequenas. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo
estudo de caso. O lócus de investigação foi um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)
no município de Teresina-PI, e a participantes, três professoras. Na coleta dos dados,
utilizaram-se o questionário aberto, a observação participante, o diário de campo e a análise
documental. No processo de organização e análise de dados e interpretação deles, observaramse as contribuições de Schleiermacher (2000), ao fazer uso das reflexões da hermenêutica, além
da análise de conteúdo de Bardin, (1977). Os principais resultados revelaram que a escola
possibilita diversas aprendizagens, faz parte da vida e do desenvolvimento da criança. Logo,
compreender os saberes plurais, curriculares e específicos da experiência dos professores
desemboca na compreensão da epistemologia da escola de educação infantil na
contemporaneidade. Nesse aspecto, contribui com o campo teórico e prático dos saberes da
educação infantil para prática pedagógica docente, que é constituída por diferentes saberes, a
exemplo dos da experiência, o curricular, o pedagógico e o social.
ABSTRACT: The theme of this study is early childhood education, which followed many paths until it was
legally constituted and had its guarantee effected with the Federal Constitution of 1988 and
should be offered in kindergartens and preschools. Unlike other levels of education, early
childhood education requires the school to care, instruct and educate children from 0 zero to 5
years and 11 months, with the teacher being one of the primordial foundations to guarantee
their rights of learning and development, following the participation of the family and
community. It is in this scenario that this work is inserted, presenting a study that was developed
within the scope of the Graduate Program in Education of the Federal University of Piauí
(UFPI) on the teaching knowledge in the school of contemporary early childhood education,
allied to the studies carried out in the Interdisciplinary Center for Research in Education and
Epistemology of Professional Practice (NIPEEPP/UFPI). The starting question that moved the
study was: what is the constitution of teaching knowledge in contemporary early childhood
education schools? In this perspective, it was established as a general objective to understand
the knowledge of teaching in the school of contemporary early childhood education. The
theoretical framework is based on the considerations of theorists such as Tardif (2012), FrançaCarvalho (2007), Freire (2018) and Novoa (1999), among others, dealing with teacher training
and teacher knowledge; and Ariés (1981, 2018), Rau (2012) and Mizukami (2002), among
others, who address the institution of early childhood education and pedagogical practices.
Among the legal documents, the National Common Curricular Base (BNCC) was used,
focusing on early childhood education, namely regarding learning rights and the development
of young children. The research is qualitative in nature, of the case study type. The locus of
investigation was a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in the
municipality of Teresina-PI, and the participants, three teachers. In data collection, the open
questionnaire, participant observation, field diary and documentary analysis were used. In the
process of organization and analysis of data and interpretation of them, the contributions of
Schleiermacher (2000) were observed, when making use of the reflections of hermeneutics, in
addition to the content analysis of Bardin, (1977). The main results revealed that the school
enables various learning, is part of the life and development of the child. Therefore,
understanding the plural, curricular and specific knowledge of the teachers' experience leads to
the understanding of the epistemology of the school of early childhood education in
contemporary times. In this aspect, it contributes with the theoretical and practical field of
knowledge of early childhood education to teaching pedagogical practice, which consists of
different knowledges, such as those of experience, the curricular, the pedagogical and the social.