Abstract:
RESUMO: A presente pesquisa objetivou analisar a repercussão do diagnóstico de TDAH na vida de
crianças diagnosticadas com o transtorno, através de quatro estudos de caso: Mateus de 7 anos
e Rafael de 7 anos, estudantes de escolas públicas, e Renan de 10 anos e Caio de 12 anos, alunos
de escolas particulares. Para a composição dos casos, foram realizadas entrevistas de modo
virtual (em virtude da Pandemia da Covid-19) com professoras, familiares e com as próprias
crianças participantes da pesquisa. Os casos foram analisados a partir da perspectiva da
Psicologia Escolar Crítica. A partir desta pesquisa foi possível estabelecer que as reverberações
do diagnóstico de TDAH ocorrem em um contexto social marcado pela Medicalização e pela
visão da Corrente Organicista de explicação do TDAH. Assim, o diagnóstico gera impactos na
vida da criança antes mesmo de concretizar-se: ainda no processo diagnóstico, quando a criança
passa a frequentar especialistas da saúde no intuito de descobrirem o que há de errado com ela.
As intervenções (medicamentosas e de demais terapias, sobretudo psicoterapia e terapia
ocupacional) são assoluções prescritas para o problema encontrado: no caso, o TDAH. Percebese a importância de pensar intervenções para além das intervenções na própria criança,uma vez
que projetos de intervenções e modificações nos fatores socioeducacionais tem potencial para
promover novas possibilidades de comportamento para a criança, visto que tal comportamento
se manifestada em determinados contextos. Isso demonstra a relevância do olhar da Corrente
Histórico-Cultural, buscando uma compreensão ampliada de cada caso, considerando e
buscando driblar as lentes colocadas pelo fenômeno da Medicalização, para propor novas
alternativas de consideração ao fato TDAH. Com relação às realidade distintas das crianças
matriculadas na rede pública de ensino e na rede particular de ensino da cidade deParnaíba,
percebeu-se que conforme o modo de ensino (dentro da realidade de ensino remoto) há
divergências na motivação e no envolvimento da criança durante a aula, assim como que as
condições financeiras da família interferem no acesso e na quantidade de tratamentos de saúde
feitos pela criança após serem prescritos pelo neuropediatra.
ABSTRACT: This research aimed to analyze the impact of ADHD diagnosis in the lives of children diagnosed
with the disorder, through four case studies: Mateus, 7 years old and Rafael, 7 years old, public
school students, and Renan, 10 years old and Caio de 12 years old, private school students. For
the composition of the cases, interviews were carried out in a virtual way (due to the Covid-19
Pandemic) with teachers, family members and with the children participating in the research.
The cases were analyzed from the perspective of Critical School Psychology. From this
research, it was possible to establish that the reverberations of ADHD diagnosis occur in a social
context marked by Medicalization and by the view of the Organicist Current of ADHD
explanation. Thus, the diagnosis has an impact on the child's life even before it materializes:
still in the diagnostic process, when the child starts to attend health specialists in order to find
out what is wrong with him. Interventions (drugs and other therapies, especially psychotherapy
and occupational therapy) are the prescribed solutions for the problem found: in this case,
ADHD. The importance of thinking about interventions beyond interventions on the child itself
is perceived, since intervention projects and changes in socio-educational factors have the
potential to promote new possibilities of behavior for the child, assuch behavior manifests itself
in certain contexts. This demonstrates the relevance of the view of the Historical-Cultural
Current, seeking an expanded understanding of each case, considering and trying to circumvent
the lenses placed by the phenomenon of Medicalization, to propose new alternatives for
considering the ADHD fact. Regarding the different realities of children enrolled in the public
school system and in the private school system in the city of Parnaíba, it was noticed that,
depending on the mode of teaching (within the reality of remote learning), there are divergences
in the child's motivation and involvement. during class, as well as that the family's financial
conditions interfere with the access and quantity of health treatments performed by the child
after being prescribed by the neuropediatrician.