Abstract:
RESUMO: A charge é uma forma de linguagem capaz de auxiliar no ensino da geografia escolar e sua inserção nos livros didáticos contribui para um melhor entendimento de fenômenos naturais e sociais em diversas escalas. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a utilização da charge no ensino de geografia, através dos livros didáticos adotados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, e como objetivos específicos: mensurar o uso da charge nas coleções de livros didáticos de Geografia do Ensino Médio; identificar quais tipos de conteúdos são trabalhados nas charges presentes nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio e verificar as estratégias metodológicas utilizadas para explorar as charges nos mesmos. A metodologia adotada pautou-se no levantamento bibliográfico, em que se identificou a contribuição de Alarcão (2001), Alves (2011), Andrade (2011), Betega (2011), Cagnin (1994), Callai (2003, 2013), Cavalcanti (2002, 2010, 2012), Costella (2014), Flôres (2002), Lago (1999), Mattos (2010), Miani (2001), Silva (2007), Tomita (2012), Torres (2012), Zabala (1998) e outros autores que contribuem para o estudo do tema. Além disso, a pesquisa pautou-se ainda na análise de conteúdo das coleções de livros didáticos segundo Bardin (1977). Após as etapas e a execução dos procedimentos metodológicos, constatou-se que a charge é um recurso didático com elevado potencial de utilização no ensino de Geografia, pois ela possibilita a discussão e reflexão de diversos temas como Meio Ambiente, Geografia Política, Geopolítica, bem como Geografia Urbana. Ademais, a pesquisa revelou que as charges nos livros didáticos são utilizadas, principalmente, na introdução dos conteúdos no decorrer dos capítulos e nas atividades ou exercícios propostos. Constatou-se ainda que elas são utilizadas para se trabalhar, sobretudo, conteúdos conceituais.Além disso, outro dado relevante diz respeito a pouca variedade de estratégias metodológicas propostas pelos autores das coleções analisadas na pesquisa. Na maioria das vezes, as charges são utilizadas para resolução de exercícios propostos, ou seja, como texto complementar ao conteúdo tratado no capítulo ou numa seção adquirindo caráter ilustrativo. ABSTRACT: The cartoon is a form of language that can assist the school Geography teaching and its insertion in textbooks contributes to a better understanding of relevant facts and phenomena, in all their diverse scales. In this sense, this study aimed to analyze the use of the cartoon in geography teaching through textbooks adopted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piaui - IFPI. The specific objectives were: to discuss how the use of educational resources can favor geographic content learning; to assess the use of the cartoon in Geography high school textbook collections; to describe the cartoon emergence process; to identify which types of content are studied through this cartoons in geography high school textbooks; to verify the methodological strategies used to explore the cartoons used in Geography high school textbook collections. The adopted methodology in this study was guided by content analysis proposed by Bardin (1977) and as research techniques was used the bibliographical research - from books, dissertations, theses and published articles on the topic being studied as well as analysis of the geography high school textbook collections that were selected by the faculty from the federal school system in Piauí, specifically, from IFPI. After the stages of methodological procedures implementation it was verified that the cartoon is a didactic resource with high application potential in Geography teaching for presenting aspects regarding several topics of this science particularly those related to environmental and geopolitical issues; Furthermore, investigation reported that the cartoon use in the analyzed textbooks collections occurs mainly in the content introduction, as well as in the course of texts (chapters) and on the proposed activities at the end of them it was found even that they are used to study primarily conceptual content. In addition, other relevant data concerning the low range of methodological strategies proposed by the authors of the collections analyzed in the survey, most of the time, the cartoons are used for solving the exercises, ie are used as text, completing the treaty content in the chapter or section in acquiring often illustrative.