Repositório Institucional da UFPI

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE HEPATITE B ENTRE ENFERMEIROS

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, Vanessa Moura Carvalho de
dc.date.accessioned 2023-04-13T14:22:51Z
dc.date.available 2023-04-13T14:22:51Z
dc.date.issued 2023-04-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3253
dc.description Orientação: Profa. Dra. Rosilane de Lima Brito Magalhães Examinadora externa: Profa. Dra. Elucir Gir (USP) Examinador externo: Profa. Dra. Marli Teresinha Gimeniz Galvão (UFC) Examinador interno: Profa. Dra. Andreia Rodrigues Moura da Costa Valle Examinadora interna: Profa. Dra. Telma Maria Evangelista de Araújo Suplente 1: Profa. Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva Suplente 2: Profa. Dra. Herla Maria Furtado Jorge pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: INTRODUÇÃO: A hepatite B constitui um grave problema de saúde global, pois possui elevados indicadores epidemiológicos o que reforça a necessidade de ampliar o conhecimento do profissional de saúde, como estratégia importante para redução do agravo e efetivação das políticas públicas de saúde direcionadas para prevenção e controle da doença. OBJETIVO: Validar um instrumento para avaliação do conhecimento sobre hepatite B entre enfermeiros. MÉTODO: Trata-se de um estudo metodológico para a construção e validação do instrumento “Avaliação do conhecimento sobre hepatite B entre enfermeiros”. As seguintes etapas foram desenvolvidas: elaboração do instrumento, validação de conteúdo e aparência com juízes especialistas, validação semântica com a população alvo e etapa empírica (estudo de campo com a população alvo). Foram realizadas análises descritivas. E os valores atribuídos pelos juízes, em cada avaliação, foram descritos e obtidos por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Média e Desvio-Padrão. Para averiguar a fidedignidade do instrumento de pesquisa por meio da consistência interna, foi realizada a técnica alfa de Cronbach e a estimativa de confiabilidade composta (CC). Foi realizada Análise Fatorial Exploratória para descrição da estrutura fatorial do instrumento. RESULTADOS: Os itens do instrumento foram construídos a partir da literatura. A primeira versão do instrumento continha 46 itens. O processo de validação de conteúdo e aparência da primeira versão do instrumento foi realizado com sete juízes apresentando escore global satisfatório do IVC (>0,80) nas duas análises. A validação semântica foi realizada por 20 enfermeiros. O escore de concordância foi considerado adequado, quando teve resultado (1,00). Um total de 205 enfermeiros participaram da etapa empírica. A confiabilidade geral da escala foi de α = 0,772. Após a AFE, os autovalores maiores ou iguais a um (1,00) demonstraram a existência de sete fatores, a saber: F1 – Prevenção, identificação e tratamento; F2 – Aspectos gerais da hepatite B; F3 – Monitoramento da hepatite B; F4 – Fases e imunização contra hepatite B; F5 – Marcadores sorológicos da hepatite B; F6 – Transmissão da hepatite B e F7 – Detecção da hepatite B. Todos os componentes apresentaram índices acima de 0,6 para a confiabilidade composta. CONCLUSÃO: A validação de conteúdo e aparência e a análise das propriedades semânticas do instrumento foram consideradas satisfatórias. A confiabilidade geral e a confiabilidade composta do instrumento foram consideradas como aceitáveis. Dessa forma, recomenda-se a realização de novas análises com populações maiores para verificação das propriedades psicométricas do instrumento, assim, mais evidências sobre a consistência interna dos seus itens sejam avaliadas. ABSTRACT: INTRODUCTION: Hepatitis B is a serious global health problem, as it has high epidemiological indicators, which reinforces the need to expand the knowledge of health professionals, as an important strategy to reduce the disease and implement public health policies aimed at prevention and disease control. OBJECTIVE: To validate an instrument to assess knowledge about hepatitis B among nurses. METHOD: This is a methodological study for the construction and validation of the instrument “Assessment of knowledge about hepatitis B among nurses”. The following steps were developed: instrument elaboration, content and appearance validation with expert judges, semantic validation with the target population and empirical step (field study with the target population). Descriptive analyzes were performed. And the values assigned by the judges, in each evaluation, were described and obtained through the Content Validity Index (CVI), Mean and Standard Deviation. To verify the reliability of the research instrument through internal consistency, Cronbach's alpha technique and the composite reliability estimate (CC) were performed. Exploratory Factor Analysis was performed to describe the factor structure of the instrument. RESULTS: The instrument items were constructed from the literature. The first version of the instrument contained 46 items. The validation process of content and appearance of the first version of the instrument was carried out with seven judges presenting a satisfactory global CVI score (>0.80) in both analyses. Semantic validation was performed by 20 nurses. The agreement score was considered adequate, when it had a result (1.00). A total of 205 nurses participated in the empirical stage. The overall reliability of the scale was α = 0.772. After the EFA, eigenvalues greater than or equal to one (1.00) demonstrated the existence of seven factors, namely: F1 – Prevention, identification and treatment; F2 – General aspects of hepatitis B; F3 – Hepatitis B monitoring; F4 – Phases and immunization against hepatitis B; F5 – Hepatitis B serological markers; F6 – Hepatitis B Transmission and F7 – Hepatitis B Detection. All components presented indices above 0.6 for composite reliability. CONCLUSION: The validation of content and appearance and the analysis of the semantic properties of the instrument were considered satisfactory. The overall reliability and the composite reliability of the instrument were considered acceptable. Thus, it is recommended to carry out further analyzes with larger populations to verify the psychometric properties of the instrument, so that more evidence about the internal consistency of its items is evaluated. RESUMEN: INTRODUCCIÓN: La hepatitis B es un grave problema de salud mundial, ya que presenta indicadores epidemiológicos elevados, lo que refuerza la necesidad de ampliar el conocimiento de los profesionales de la salud, como estrategia importante para reducir la enfermedad e implementar políticas de salud pública dirigidas a la prevención y control de la enfermedad. OBJETIVO: Validar un instrumento para evaluar el conocimiento sobre hepatitis B entre enfermeros. MÉTODO: Se trata de un estudio metodológico para la construcción y validación del instrumento “Evaluación de conocimientos sobre hepatitis B entre enfermeros”. Se desarrollaron los siguientes pasos: elaboración del instrumento, validación de contenido y apariencia con jueces expertos, validación semántica con la población objetivo y paso empírico (estudio de campo con la población objetivo). Se realizaron análisis descriptivos. Y los valores asignados por los jueces, en cada evaluación, fueron descritos y obtenidos a través del Índice de Validez de Contenido (IVC), Media y Desviación Estándar. Para verificar la confiabilidad del instrumento de investigación a través de la consistencia interna, se realizó la técnica del alfa de Cronbach y la estimación de confiabilidad compuesta (CC). Se realizó un análisis factorial exploratorio para describir la estructura factorial del instrumento. RESULTADOS: Los ítems del instrumento fueron construidos a partir de la literatura. La primera versión del instrumento contenía 46 ítems. El proceso de validación de contenido y apariencia de la primera versión del instrumento se llevó a cabo con siete jueces presentando un puntaje CVI global satisfactorio (>0.80) en ambos análisis. La validación semántica fue realizada por 20 enfermeros. El puntaje de concordancia fue considerado adecuado, cuando tuvo un resultado (1,00). En la etapa empírica participaron un total de 205 enfermeras. La fiabilidad global de la escala fue α = 0,772. Después de la EFA, valores propios mayores o iguales a uno (1,00) demostraron la existencia de siete factores, a saber: F1 - Prevención, identificación y tratamiento; F2 – Aspectos generales de la hepatitis B; F3 – Monitoreo de Hepatitis B; F4 – Fases e inmunización contra la hepatitis B; F5 – Marcadores serológicos de hepatitis B; F6 – Transmisión de Hepatitis B y F7 – Detección de Hepatitis B. Todos los componentes presentaron índices superiores a 0,6 para la confiabilidad compuesta. CONCLUSIÓN: La validación de contenido y apariencia y el análisis de las propiedades semánticas del instrumento fueron considerados satisfactorios. La confiabilidad global y la confiabilidad compuesta del instrumento se consideraron aceptables. Por lo tanto, se recomienda realizar más análisis con poblaciones más grandes para verificar las propiedades psicométricas del instrumento, de modo que se evalúen más evidencias sobre la consistencia interna de sus ítems. pt_BR
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject Enfermagem - Conhecimento pt_BR
dc.subject Hepatite B pt_BR
dc.subject Enfermeiras e enfermeiros pt_BR
dc.subject Estudo de validação pt_BR
dc.subject Nursing - Knowledge pt_BR
dc.subject Nurses pt_BR
dc.subject Validation studies pt_BR
dc.subject Enfermería - Conocimiento pt_BR
dc.subject Enfermeras y enfermeros pt_BR
dc.subject Estudios de validación pt_BR
dc.title CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE HEPATITE B ENTRE ENFERMEIROS pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account