Abstract:
RESUMO: INTRODUÇÃO: A hepatite B constitui um grave problema de saúde global, pois possui
elevados indicadores epidemiológicos o que reforça a necessidade de ampliar o
conhecimento do profissional de saúde, como estratégia importante para redução do
agravo e efetivação das políticas públicas de saúde direcionadas para prevenção e
controle da doença. OBJETIVO: Validar um instrumento para avaliação do
conhecimento sobre hepatite B entre enfermeiros. MÉTODO: Trata-se de um estudo
metodológico para a construção e validação do instrumento “Avaliação do
conhecimento sobre hepatite B entre enfermeiros”. As seguintes etapas foram
desenvolvidas: elaboração do instrumento, validação de conteúdo e aparência com
juízes especialistas, validação semântica com a população alvo e etapa empírica
(estudo de campo com a população alvo). Foram realizadas análises descritivas. E os
valores atribuídos pelos juízes, em cada avaliação, foram descritos e obtidos por meio
do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Média e Desvio-Padrão. Para averiguar a
fidedignidade do instrumento de pesquisa por meio da consistência interna, foi
realizada a técnica alfa de Cronbach e a estimativa de confiabilidade composta (CC).
Foi realizada Análise Fatorial Exploratória para descrição da estrutura fatorial do
instrumento. RESULTADOS: Os itens do instrumento foram construídos a partir da
literatura. A primeira versão do instrumento continha 46 itens. O processo de validação
de conteúdo e aparência da primeira versão do instrumento foi realizado com sete
juízes apresentando escore global satisfatório do IVC (>0,80) nas duas análises. A
validação semântica foi realizada por 20 enfermeiros. O escore de concordância foi
considerado adequado, quando teve resultado (1,00). Um total de 205 enfermeiros
participaram da etapa empírica. A confiabilidade geral da escala foi de α = 0,772. Após
a AFE, os autovalores maiores ou iguais a um (1,00) demonstraram a existência de
sete fatores, a saber: F1 – Prevenção, identificação e tratamento; F2 – Aspectos gerais
da hepatite B; F3 – Monitoramento da hepatite B; F4 – Fases e imunização contra
hepatite B; F5 – Marcadores sorológicos da hepatite B; F6 – Transmissão da hepatite
B e F7 – Detecção da hepatite B. Todos os componentes apresentaram índices acima
de 0,6 para a confiabilidade composta. CONCLUSÃO: A validação de conteúdo e
aparência e a análise das propriedades semânticas do instrumento foram
consideradas satisfatórias. A confiabilidade geral e a confiabilidade composta do
instrumento foram consideradas como aceitáveis. Dessa forma, recomenda-se a
realização de novas análises com populações maiores para verificação das
propriedades psicométricas do instrumento, assim, mais evidências sobre a
consistência interna dos seus itens sejam avaliadas.
ABSTRACT: INTRODUCTION: Hepatitis B is a serious global health problem, as it has high
epidemiological indicators, which reinforces the need to expand the knowledge of
health professionals, as an important strategy to reduce the disease and implement
public health policies aimed at prevention and disease control. OBJECTIVE: To
validate an instrument to assess knowledge about hepatitis B among nurses.
METHOD: This is a methodological study for the construction and validation of the
instrument “Assessment of knowledge about hepatitis B among nurses”. The following
steps were developed: instrument elaboration, content and appearance validation with
expert judges, semantic validation with the target population and empirical step (field
study with the target population). Descriptive analyzes were performed. And the values
assigned by the judges, in each evaluation, were described and obtained through the
Content Validity Index (CVI), Mean and Standard Deviation. To verify the reliability of
the research instrument through internal consistency, Cronbach's alpha technique and
the composite reliability estimate (CC) were performed. Exploratory Factor Analysis
was performed to describe the factor structure of the instrument. RESULTS: The
instrument items were constructed from the literature. The first version of the
instrument contained 46 items. The validation process of content and appearance of
the first version of the instrument was carried out with seven judges presenting a
satisfactory global CVI score (>0.80) in both analyses. Semantic validation was
performed by 20 nurses. The agreement score was considered adequate, when it had
a result (1.00). A total of 205 nurses participated in the empirical stage. The overall
reliability of the scale was α = 0.772. After the EFA, eigenvalues greater than or equal
to one (1.00) demonstrated the existence of seven factors, namely: F1 – Prevention,
identification and treatment; F2 – General aspects of hepatitis B; F3 – Hepatitis B
monitoring; F4 – Phases and immunization against hepatitis B; F5 – Hepatitis B
serological markers; F6 – Hepatitis B Transmission and F7 – Hepatitis B Detection. All
components presented indices above 0.6 for composite reliability. CONCLUSION: The
validation of content and appearance and the analysis of the semantic properties of
the instrument were considered satisfactory. The overall reliability and the composite
reliability of the instrument were considered acceptable. Thus, it is recommended to
carry out further analyzes with larger populations to verify the psychometric properties
of the instrument, so that more evidence about the internal consistency of its items is
evaluated.
RESUMEN: INTRODUCCIÓN: La hepatitis B es un grave problema de salud mundial, ya que
presenta indicadores epidemiológicos elevados, lo que refuerza la necesidad de
ampliar el conocimiento de los profesionales de la salud, como estrategia importante
para reducir la enfermedad e implementar políticas de salud pública dirigidas a la
prevención y control de la enfermedad. OBJETIVO: Validar un instrumento para
evaluar el conocimiento sobre hepatitis B entre enfermeros. MÉTODO: Se trata de un
estudio metodológico para la construcción y validación del instrumento “Evaluación de
conocimientos sobre hepatitis B entre enfermeros”. Se desarrollaron los siguientes
pasos: elaboración del instrumento, validación de contenido y apariencia con jueces
expertos, validación semántica con la población objetivo y paso empírico (estudio de
campo con la población objetivo). Se realizaron análisis descriptivos. Y los valores
asignados por los jueces, en cada evaluación, fueron descritos y obtenidos a través
del Índice de Validez de Contenido (IVC), Media y Desviación Estándar. Para verificar
la confiabilidad del instrumento de investigación a través de la consistencia interna, se
realizó la técnica del alfa de Cronbach y la estimación de confiabilidad compuesta
(CC). Se realizó un análisis factorial exploratorio para describir la estructura factorial
del instrumento. RESULTADOS: Los ítems del instrumento fueron construidos a partir
de la literatura. La primera versión del instrumento contenía 46 ítems. El proceso de
validación de contenido y apariencia de la primera versión del instrumento se llevó a
cabo con siete jueces presentando un puntaje CVI global satisfactorio (>0.80) en
ambos análisis. La validación semántica fue realizada por 20 enfermeros. El puntaje
de concordancia fue considerado adecuado, cuando tuvo un resultado (1,00). En la
etapa empírica participaron un total de 205 enfermeras. La fiabilidad global de la
escala fue α = 0,772. Después de la EFA, valores propios mayores o iguales a uno
(1,00) demostraron la existencia de siete factores, a saber: F1 - Prevención,
identificación y tratamiento; F2 – Aspectos generales de la hepatitis B; F3 – Monitoreo
de Hepatitis B; F4 – Fases e inmunización contra la hepatitis B; F5 – Marcadores
serológicos de hepatitis B; F6 – Transmisión de Hepatitis B y F7 – Detección de
Hepatitis B. Todos los componentes presentaron índices superiores a 0,6 para la
confiabilidad compuesta. CONCLUSIÓN: La validación de contenido y apariencia y el
análisis de las propiedades semánticas del instrumento fueron considerados
satisfactorios. La confiabilidad global y la confiabilidad compuesta del instrumento se
consideraron aceptables. Por lo tanto, se recomienda realizar más análisis con
poblaciones más grandes para verificar las propiedades psicométricas del
instrumento, de modo que se evalúen más evidencias sobre la consistencia interna de
sus ítems.