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APROPRIAÇÃO E OBJETIVAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO

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dc.contributor.author SOUSA, Elayna Maria Santos
dc.date.accessioned 2023-04-12T11:31:01Z
dc.date.available 2023-04-12T11:31:01Z
dc.date.issued 2023-04-12
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3242
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques Examinadora externa: Profa. Dra. Maria Eliza Mattosinho Bernardes (FEUSP/USP) Examinadora interna: Profa. Dra. Marta Vilani Cosme de Carvalho pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho consiste no estudo acerca do fenômeno “Apropriação e objetivação dos conteúdos escolares no Ensino Médio”, tendo como objetivo primário analisar o processo apropriação-objetivação dos conteúdos escolares no Ensino Médio e objetivos secundários: 1) analisar significações produzidas pelo professor sobre a atividade pedagógica no Ensino Médio; 2) apreender situações de ensino-aprendizagem que evidenciam apropriação e objetivação dos conteúdos escolares pelos estudantes; 3) analisar significações produzidas pelos estudantes sobre os conteúdos escolares. Ressalta-se que a pesquisa é de natureza crítica, orientada pelos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, que, por sua vez, fundamentam-se nas leis, princípios e categorias do Materialismo Histórico Dialético. Em função de tal método da investigação, optou-se por realizar pesquisa-formação como propõe Longarezi (2013), tendo em vista que este tipo de pesquisa instiga os interlocutores a refletirem criticamente sobre sua atividade em contexto de colaboração. O campo da pesquisa é uma escola filantrópica que atende crianças e adolescentes da periferia da cidade de Teresina-PI. Participaram da pesquisa como interlocutores 01 professor e uma turma de alunos da 1ª série do Ensino Médio da referida escola. Para produção das informações optou-se por instrumentos e procedimentos metodológicos coerentes com os objetivos propostos: questionário on-line, questionário descritivo, entrevista e observação participante. Os resultados alcançados com a pesquisa revelaram que a educação escolar favorece a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno quando possibilita a apropriação de qualidades humanas mais desenvolvidas, ou seja, quando esse aluno se apropria de conhecimentos que ampliam suas relações com o mundo, como assevera Vigotski (2018). A investigação também evidenciou que o modo como os alunos se apropriam dos conteúdos favorece esse desenvolvimento e que a objetivação destes pode ajudar os professores a encontrarem melhores alternativas metodológicas a serem desenvolvidas em sala de aula. As análises realizadas contribuíram para a compreensão de que determinadas práticas pedagógicas, como a que foi vivenciada pelos (a) estudantes durante a pesquisa, têm-se se constituído em encontros alegres que contribuem para que os estudantes se apropriem dos conteúdos mediados por motivos particulares impulsionadores da atividade de estudo, qualidade que potencializa os estudantes a objetivarem novas funções psicológicas. Esses resultados explicitam que a qualidade da atividade pedagógica cria as condições para a qualidade das objetivações dos estudantes. ABSTRACT: This work consists on the study of the phenomenon “Appropriation and objectification of school content in High School”, it has as primary objective analyze the process of appropriation-objectification of school contents in High School and as secondary objectives: 1) analyze teacher-produced significance on pedagogical activity in High School; 2) apprehend situations of learning-teaching that points appropriation and objectification of school contents by the students; 3) analyze significance produced by the students over school contents. It stands out that this research is of critical nature, guided by the theoretical and methodological assumptions of Historical-Cultural Psychology and Historic-Critical Pedagogy that in its turn is based on the laws, principles and categories of Historical Dialect Materialism. Due to such method of investigation, it was chosen to perform formation research as proposed by Longarezi (2013), in light of the fact that this type of research instigates the interlocutors to reflect critically about their activity in a collaboration context. The research field is a philanthropic school that assists children and teenagers of Teresina‟s outskirts. One teacher and a class of first year High School students participated as interlocutors of this research. To collect data, it was chosen instruments and methodological procedures that were coherent with the proposed objectives: online forms, descriptive form, interview and participants observations. The results achieved with this research showed that school education favors student‟s learning and development when it allows appropriation of more evolved human qualities, in other words, when the students appropriate knowledge that amplifies their relations with the world, as asserted by Vigotski (2018). The investigation also pointed that the way students appropriate the content favors development and the content‟s objectification can help teachers to find the best methodological alternatives to be developed in the classroom. The performed analysis contributed to the comprehension that certain pedagogical practices, as the one experienced by the students during this research, has been constituted of happy meetings that contribute for students to appropriate contents mediated by particular reasons impellers of study activity, quality that leverages students to objectify new psychological functions. These results make explicit that the quality of pedagogical activity creates the conditions for the quality of students objectifications. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Apropriação e objetivação pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Conteúdos escolares pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Aprendizagem e desenvolvimento pt_BR
dc.subject Appropriation and objectification pt_BR
dc.subject School content pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Learning and development pt_BR
dc.title APROPRIAÇÃO E OBJETIVAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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