Repositório Institucional da UFPI

INTERVENÇÃO EDUCATIVA E MOTIVACIONAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE IDOSOS EM RISCO DE FRAGILIDADE

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Cynthia Roberta Dias Torres
dc.date.accessioned 2023-04-11T14:17:22Z
dc.date.available 2023-04-11T14:17:22Z
dc.date.issued 2023-04-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3232
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo Coorientadora: Profa. Dr. Fernando Lopes e Silva Júnior Examinadora externa: Prof. Dr. Juan José Tirado Darder (Universidade CEU (Cardenal Herrera) – Valencia/ Espanha) Examinadora externa: Profa. Dra. Luciana Kusumota (USP) Examinadora interna: Profa. Dra. Ana Maria Ribeiro dos Santos Examinadora interna: Profa. Dra. Márcia Teles de Oliveira Gouveia Suplente 1: Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade Suplente 2: Profa. Dra. Lidya Tolstenko Nogueira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: O estilo de vida determina a heterogeneidade do envelhecimento. E, as práticas educativas em saúde, associadas aos recursos motivacionais, são fundamentais no processo de adaptação às mudanças psicofisiológicas e à adoção e manutenção de comportamentos saudáveis em idosos. Objetivo: Avaliar a eficácia de intervenção educativa e motivacional na promoção da saúde de idosos em risco de fragilidade. Método: Estudo multimétodos, composto por pesquisa metodológica e Ensaio Clínico Randomizado (ECR), na Atenção Primária à Saúde, de Teresina, Piauí, Brasil. No estudo metodológico, ocorreu construção do vídeo educativo “Prosa de um recém idoso” sobre fragilidade em idosos. O vídeo foi validado por 22 juízes especialistas e avaliado por 22 idosos. Os dados foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e teste binomial. O ECR teve amostra de 108 idosos, divididos em dois grupos distintos, distribuídos randomicamente. O Grupo Intervenção (GI) (n=55) participou de intervenção educativa e motivacional, subsidiada pelo vídeo educativo e por entrevista motivacional breve; e o Grupo Controle (GC) (n=53) recebeu orientações verbais de rotina nos serviços de atenção primária à saúde. Os desfechos avaliados foram a capacidade de autocuidado, autopercepção de saúde, senso de autoeficácia e prontidão para mudança de comportamento, por meio de questionário semiestruturado e pela Escala para Avaliar a Capacidade de Autocuidado (EACAC). A coleta de dados ocorreu no domicílio e nas unidades básicas de saúde, em dois momentos: pré-teste e aplicação da intervenção e pós-teste, após 30 dias, tendo como referencial teórico-metodológico o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Os testes estatísticos foram realizados com nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Utilizaram-se dos softwares R versão 3.5.1 e o Statistical Package for the Social Sciences, versão 21.0. O estudo seguiu a regulamentação do Conselho Nacional de Saúde, conforme a Resolução 466/12, e os resultados foram cadastrados no Registro Brasileiro de Ensaios Clínico. Resultados: A versão final do vídeo é composta por 11 minutos e 25 segundos e aborda as recomendações para idosos em risco de fragilização e hábitos promotores da saúde. Verificou-se concordância superior a 90% em todos os itens avaliados pelos juízes e pelo público-alvo. No ECR, os grupos se mostraram homogêneos na linha de base quanto às variáveis sociodemográficas, econômicas e clínicas (p>0,05). Na comparação intergrupo, verificaram-se efetividade clínica quanto à capacidade de autocuidado, autopercepção de saúde e prontidão para mudança de comportamento. Na análise intragrupo, o GI apresentou aumento da capacidade de autocuidado (p<0,001) e do senso de autoeficácia (p<0,001), melhoria da autopercepção de saúde (p=0,001) e evolução para fase de ação motivacional (p=0,001), com diferenças estatisticamente significativas. E o GC apresentou melhoria significativa apenas no senso de autoeficácia (p<0,001). Conclusão: A intervenção educativa e motivacional para promoção da saúde de idosos em risco de fragilidade apresentou eficácia clínica superior às orientações verbais de rotina, ocasionando diferença na capacidade de autocuidado, autopercepção de saúde, prontidão para mudança de comportamento e senso de autoeficácia. ABSTRACT: Introduction: Lifestyle determines the heterogeneity of aging. And educational health practices associated with motivational resources are fundamental in the process of adapting to psychophysiological changes and the adoption and maintenance of healthy behaviors in the elderly. Objective: To evaluate the effectiveness of an educational and motivational intervention in promoting the health of elderly people at risk of frailty. Method: Multi-method study, consisting of methodological research and Randomized Clinical Trial (RCT) in Primary Health Care in Teresina, Piauí, Brazil. In the methodological study, the construction of an educational video “Prose of a newborn” about frailty in the elderly. The video was validated by 22 experts’ judges and evaluated by 22 elderly people. The data were analyzed using the Content Validation Index (CVI) and binomial test. The RCT had a sample of 108 elderly people, divided into two distinct groups, randomly distributed. The Intervention Group (IG) (n = 55) participated in an educational and motivational intervention, subsidized by the educational video and a brief motivational interview; and Control Group (CG) (n = 53) received routine verbal guidance in primary health care services. The outcomes assessed were the ability to selfcare, self-perceived health, sense of self-efficacy and readiness for behavior change, through a semi-structured questionnaire and the Scale for Assessing Self-Care Capacity (EACAC). Data collection took place at home and in basic health units, in two moments: pre-test and application of the intervention and post-test, after 30 days, using the Nola Pender Health Promotion Model as a theoretical and methodological framework. Statistical tests were performed with a 5% significance level and a 95% confidence interval. The software R version 3.5.1 and the Statistical Package for the Social Sciences version 21.0 were used. The study followed the regulation of the National Health Council, through Resolution 466/12 and the results registered in the Brazilian Registry of Clinical Trials. Results: The final version of the video consists of 11 minutes and 25 seconds and addresses the recommendations for elderly people at risk of fragility and health-promoting habits. An agreement greater than 90% was verified in all items evaluated by the judges and by the target audience. In the RCT, the groups were homogeneous at the baseline regarding socio-demographic, economic and clinical variables (p> 0.05). In the intergroup comparison, clinical effectiveness is verified in terms of the capacity for self-care, self-perception of health and readiness for behavior change. In the intragroup analysis, the IG showed an increase in the capacity for self-care (p <0.001) and a sense of self-efficacy (p <0.001), improvement in self-perceived health (p = 0.001) and evolution to the motivational action phase (p = 0.001) , with statistically significant diferences. And the CG showed significant improvement only in the sense of self-efficacy (p <0.001). Conclusion: The educational and motivational intervention to promote the health of elderly people at risk of frailty showed clinical efficacy superior to routine verbal guidelines, causing a difference in the capacity for self-care, self-perceived health, readiness to change behavior and sense of selfefficacy. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Enfermagem geriátrica pt_BR
dc.subject Idoso - Fragilidade pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Fragility pt_BR
dc.subject Aging pt_BR
dc.subject Educational technology pt_BR
dc.subject Motivation pt_BR
dc.subject Gerontological nursing pt_BR
dc.subject Fragilidad pt_BR
dc.subject Envejecimiento pt_BR
dc.subject Tecnología educativa pt_BR
dc.subject Motivación pt_BR
dc.subject Enfermería gerontológica pt_BR
dc.title INTERVENÇÃO EDUCATIVA E MOTIVACIONAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE IDOSOS EM RISCO DE FRAGILIDADE pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account