dc.contributor.author |
SILVA, Renato Oliveira da |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-11T12:57:29Z |
|
dc.date.available |
2023-04-11T12:57:29Z |
|
dc.date.issued |
2023-04-11 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/3229 |
|
dc.description |
Orientadora: Profa. Dra. Maria Escolástica de Moura Santos
Examinador externo: Prof. Dr. José Deribaldo dos Santos (UECE)
Examinadora interna: Profa. Dra Maria Vilani Cosme de Carvalho
Examinador interno: Prof. Dr. Emanoel Rodrigues de almeida
Examinadora interna: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques |
pt_BR |
dc.description.abstract |
RESUMO: Entende-se que a mercantilização da Educação superior se manifesta por meio da utilização deste nível de ensino, prioritariamente, como uma mercadoria explorada em função do seu valor de troca e condição de acumular capital. Tal fenômeno nega o caráter mediador da educação, em seu sentido estrito, na formação humana. Perante o exposto, levantou-se o seguinte problema: qual a concepção de educação que está contida na proposta do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino superior privada da cidade de Teresina, no Piauí (PI)? Partindo disso, definiu-se como objetivo geral compreender a concepção de educação contida na proposta do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino superior (IES) privada da cidade de Teresina-PI. Como objetivos específicos elencou-se: discutir as finalidades da educação promovida no curso de Pedagogia de uma IES privada da cidade de Teresina; investigar os aspectos da concepção de educação orientadores do curso de Pedagogia da referida IES que se relacionam com o desenvolvimento humano; e por fim, apreender as possibilidades e os limites da formação acadêmica promovida no curso de Pedagogia de uma IES privada mediar o processo de humanização. Esta pesquisa teve caráter bibliográfico e documental e está fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, sobretudo nos estudos de Marx (2006, 2010a, 2010b, 2011a, 2011b, 2013, 2017), Engels (2004, 2015), Marx e Engels (1998), Leontiev (1978), Lukács (1978, 2008), Mészáros (2000, 2007, 2008, 2011, 2016), Tonet (2006, 2010), Vigotski (1930, 2000, 2007), dentre outros. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir das seguintes fontes documentais: Perfil institucional do Grupo Ser Educacional, Regimento interno de uma Instituição de Ensino superior privada, bem como o Projeto pedagógico e matriz curricular do curso de Pedagogia dessa IES. A análise dos dados procedeu pela organização, seleção e sistematização de alguns pontos que se associam com as questões de pesquisa. A partir disso, foi feita uma análise de trechos dos documentos tomando como referência os objetivos institucionais e do curso de Pedagogia, sua proposta de formação do pedagogo e matriz curricular. Mediante esses critérios foi possível estabelecer relações com os pressupostos e fundamentos teóricos, no intuito de compreender o que está para além da aparência da proposta do curso, no sentido de desvelar sua concepção educacional e consequentemente em quais dimensões do desenvolvimento humano o curso atua. A investigação feita revelou que os princípios empresariais se sobrepõem aos fins educativos visados pelo curso de Pedagogia em questão. Desse modo, o compromisso com a formação voltada, sobretudo, para o mercado de trabalho é um aspecto orientador dos objetivos institucionais da empresa que se estende para a proposta formativa do curso e revela sua concepção educacional, atestando um estreito foco com a empregabilidade e o empreendedorismo – tendências que decorrem do contexto de crise estrutural do capital, reestruturação produtiva e desemprego crônico – dentre outros aspectos que se distanciam do processo de humanização no sentido amplo.
ABSTRACT: |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
It is understood that the commodification of higher education is manifested through the use of this level of education, primarily, as a commodity exploited in terms of its exchange value and condition for accumulating capital. This phenomenon denies the mediating character of education, in its strict sense, in human formation. In view of the above, the following problem arose: what is the educational proposal of the Pedagogy course of a private higher education institution in the city of Teresina, in Piauí (PI)? Based on this, the general objective was defined to analyze the educational proposal of the Pedagogy course of a private higher education institution (IES) in the city of Teresina-PI. As specific objectives, it was listed: to discuss the purposes of education promoted in the Pedagogy course of a private HEI in the city of Teresina; to investigate the aspects of the education concept proposed by the Pedagogy course of the aforementioned HEI are related to human development; and finally, to apprehend which are the possibilities and limits of the academic formation promoted in the Pedagogy course of a private HEI to mediate the humanization process. This research had a bibliographic and documentary character and is based on Historical and Dialectical Materialism, especially in the studies of Marx (2006, 2010a, 2010b, 2011a, 2011b, 2013, 2017), Engels (2004, 2015), Marx and Engels (1998) , Leontiev (1978), Lukács (1978, 2008), Mészáros (2000, 2007, 2008, 2011, 2016), Tonet (2006, 2010), Vygotsky (1930, 2000, 2007), among others. The research data were produced from the following documentary sources: Institutional profile of the Ser Educacional Group, Internal Regulations of a private Higher Education Institution, as well as the Pedagogical Project and curriculum matrix of the Pedagogy course of this HEI. Data analysis proceeded through the organization, selection and systematization of some points that are associated with the research questions. From this, an analysis of excerpts from the documents was carried out, taking as a reference the institutional objectives and the Pedagogy course, its proposal for the formation of the pedagogue and curricular matrix. Through these criteria, it was possible to establish relationships between the official documents and the theoretical assumptions and foundations, in order to understand what is beyond the appearance of the course proposal, in the sense of revealing its educational conception and consequently in which dimensions of human development the course acts. The investigation carried out revealed that business principles overlap with the educational purposes pursued by the Pedagogy course in question. In this way, the commitment to training aimed, above all, at the job market is a guiding aspect of the company's institutional objectives that extends to the training proposal of the course, attesting to a narrow focus on employability and entrepreneurship - trends that stem from the context of the structural crisis of capital, productive restructuring and chronic unemployment – among other aspects that distance themselves from the humanization process in the broad sense. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Educação superior |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - Mercantilização |
pt_BR |
dc.subject |
Formação humana |
pt_BR |
dc.subject |
Crise estrutural do capital |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Human formation |
pt_BR |
dc.subject |
Structural crisis of capital |
pt_BR |
dc.subject |
Commercialization |
pt_BR |
dc.subject |
College education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy |
pt_BR |
dc.title |
MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO HUMANA: análise da concepção de educação contida na proposta do curso de Pedagogia de uma IES privada da cidade de Teresina |
pt_BR |
dc.type |
Preprint |
pt_BR |