Abstract:
RESUMO: Entende-se que a mercantilização da Educação superior se manifesta por meio da utilização deste nível de ensino, prioritariamente, como uma mercadoria explorada em função do seu valor de troca e condição de acumular capital. Tal fenômeno nega o caráter mediador da educação, em seu sentido estrito, na formação humana. Perante o exposto, levantou-se o seguinte problema: qual a concepção de educação que está contida na proposta do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino superior privada da cidade de Teresina, no Piauí (PI)? Partindo disso, definiu-se como objetivo geral compreender a concepção de educação contida na proposta do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino superior (IES) privada da cidade de Teresina-PI. Como objetivos específicos elencou-se: discutir as finalidades da educação promovida no curso de Pedagogia de uma IES privada da cidade de Teresina; investigar os aspectos da concepção de educação orientadores do curso de Pedagogia da referida IES que se relacionam com o desenvolvimento humano; e por fim, apreender as possibilidades e os limites da formação acadêmica promovida no curso de Pedagogia de uma IES privada mediar o processo de humanização. Esta pesquisa teve caráter bibliográfico e documental e está fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, sobretudo nos estudos de Marx (2006, 2010a, 2010b, 2011a, 2011b, 2013, 2017), Engels (2004, 2015), Marx e Engels (1998), Leontiev (1978), Lukács (1978, 2008), Mészáros (2000, 2007, 2008, 2011, 2016), Tonet (2006, 2010), Vigotski (1930, 2000, 2007), dentre outros. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir das seguintes fontes documentais: Perfil institucional do Grupo Ser Educacional, Regimento interno de uma Instituição de Ensino superior privada, bem como o Projeto pedagógico e matriz curricular do curso de Pedagogia dessa IES. A análise dos dados procedeu pela organização, seleção e sistematização de alguns pontos que se associam com as questões de pesquisa. A partir disso, foi feita uma análise de trechos dos documentos tomando como referência os objetivos institucionais e do curso de Pedagogia, sua proposta de formação do pedagogo e matriz curricular. Mediante esses critérios foi possível estabelecer relações com os pressupostos e fundamentos teóricos, no intuito de compreender o que está para além da aparência da proposta do curso, no sentido de desvelar sua concepção educacional e consequentemente em quais dimensões do desenvolvimento humano o curso atua. A investigação feita revelou que os princípios empresariais se sobrepõem aos fins educativos visados pelo curso de Pedagogia em questão. Desse modo, o compromisso com a formação voltada, sobretudo, para o mercado de trabalho é um aspecto orientador dos objetivos institucionais da empresa que se estende para a proposta formativa do curso e revela sua concepção educacional, atestando um estreito foco com a empregabilidade e o empreendedorismo – tendências que decorrem do contexto de crise estrutural do capital, reestruturação produtiva e desemprego crônico – dentre outros aspectos que se distanciam do processo de humanização no sentido amplo.
ABSTRACT: